Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 19:03:49

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Meu primeiro amplificador: TSW  (Lida 20110 vezes)
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #45 : 20 de Junho de 2020, as 13:28:30 »

...  Fuja desses vendedores que tem preguiça até de informar as dimensões do dissipador (ele manda olhar a foto) e que não sabe qual a resistência térmica da peça.

Quero ver encontrar esse raro espécime de vendedor!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #46 : 20 de Junho de 2020, as 14:30:33 »

Não é fácil descobrir a especificação do dissipador. Mas o negócio é ter as dimensões e o desenho do perfil.

Por exemplo, este aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1366610217-dissipador-de-calor-aluminio-86cm-largura-x-25cm-compr-_JM?quantity=1#position=29&type=item&tracking_id=a3236962-9b4b-4aab-92a0-7dd24a52d526

Tem as dimensões de 86mm x 20mm x 250mm e pesquisando o desenho do perfil é este aqui da HS Dissipadores:

Corrigindo para o comprimento de 250mm:

Encontramos que a resistência térmica do dissipador anunciado é de 1,95K/W.

Como a datasheet do TDA7293 sugere que o dissipador seja de 2,2K/W, esse tamanho de dissipador pode servir (lembrando que quanto menor a resistência térmica, melhor para a transferência e dissipação de calor):

By considering again a maximum average output power (music signal) of 20 W, in case of the high efficiency application, the thermal resistance value needed from the heatsink is 2.2 °C/W (with VS = ±50 V and RL = 8 Ω).

Então o jeito é procurar anúncio que tenha dissipador com perfil encontrável nos catálogos das fábricas.
« Última modificação: 20 de Junho de 2020, as 14:50:21 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #47 : 20 de Junho de 2020, as 15:08:36 »

Seria interessante achar as características do dissipador que o Paulo estava sugerido. Ele me parece ter uma área maior para um tamanho menor que este segundo que o Xformer mostrou (é uma "achismo" só de olhar a foto). Com maiores áreas espera-se resistência térmica menor. Mas só o datasheet irá evidenciar isso.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #48 : 20 de Junho de 2020, as 15:20:20 »

Eu não achei esse perfil:

Então é melhor comprar um dissipador que se tenha mais informações do que ficar no achismo.

Tem mais um problema:  como prender o TDA nessa peça. Precisaria usar parafuso auto atarraxante ou fazer furo com rosca, já que fica difícil achar um lugar pra fazer um furo pra prender o TDA com parafuso e porca.

===========================================

Estimei o perímetro do perfil acima em aproximadamente 82cm.  Se o comprimento for de 10cm, a área do dissipador será de 820cm2.

No outro dissipador, será de 50,5cm x 25cm = 1262 cm2 (mas calculei o perímetro em 45,3cm, o que daria uma área de 1132 cm2).
« Última modificação: 20 de Junho de 2020, as 19:07:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103

« Responder #49 : 20 de Junho de 2020, as 21:12:25 »

... ou vai precisar de um ventilador como o cooler dos processadores.
Quando montei meu TSW, na época ainda não tinha essas "placas prontas" do TDA 7293 - procurei por um projeto e fiz o do "Minimus Power" - que é o Power com o TDA7293 / 7294.
Usei um Dissipador desses de PC com Cooler, conforme citado pelo xformer.
Funciona bem até hoje e nunca tive problemas.  O único inconveniente é disponibilizar o 12VDC, (eu usei fora do circuito de alimentação do Amplificador, para evitar ruídos)
É um excelente Pré o TSW, sou fã de carteirinha dele!
Abraços
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #50 : 20 de Junho de 2020, as 23:53:04 »

Antonio, como você prendeu o TDA no dissipador do cooler de processador ?
Paulo Shure
Handmaker

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85

O limão é uma laranja de mau humor.

« Responder #51 : 21 de Junho de 2020, as 17:28:28 »

Saudaçoes:

Eu para testes coloquei o dissipador de um chipset(para testes gente) furei ela e prendi com um parafuso(com pasta térmica e tudo mais) e tenho uma placa de vídeo parada aqui antiga essa do link(https://www.newegg.com/zotac-geforce-9600-gt-zt-96tes3l-fsl/p/N82E16814500103#) já estou com a ideia de desmontar e usar ela, já que placas de vídeo(na teoria) aguentam altas temperaturas, muito mais que dissipadores de processadores.
Não perca seu tempo, conquiste-o.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #52 : 22 de Junho de 2020, as 01:40:16 »

Saudaçoes:

Eu para testes coloquei o dissipador de um chipset(para testes gente) furei ela e prendi com um parafuso(com pasta térmica e tudo mais)
Paulo, você isolou a aba do TDA do dissipador com o isolante de mica? O corpo do TDA não pode ser aterrado!
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #53 : 22 de Junho de 2020, as 02:11:24 »

Estimei o perímetro do perfil acima em aproximadamente 82cm.  Se o comprimento for de 10cm, a área do dissipador será de 820cm2.

No outro dissipador, será de 50,5cm x 25cm = 1262 cm2 (mas calculei o perímetro em 45,3cm, o que daria uma área de 1132 cm2).

Eu falei que era achismo! :

Mas como o comprimento dele é 15 cm e não 10, área sobe para 1240 cm2. Ou seja, ele pode (olha o PODE, afinal são estimativas) ter mais área por comprimento que o outro.

A questão de fixar é furar no lugar certo e fazer rosca mesmo.

Já vi estes dissipadores de perto, usando dois deles na lateral de um amplificador stereo, e ficam bem bonitos, mas isso é outra conversa!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #54 : 22 de Junho de 2020, as 09:54:45 »

O comprimento do dissipador não é 15cm,  mas só 9.5cm  pois ele é do tamanho da placa do tal amplificador de 200W do mesmo vendedor que informa as dimensões da placa em outro anúncio.  Arredondei pra 10cm pra  facilitar e compensar que eu não considerei a área da secção do perfil (pros dois casos). É mais para ter uma ideia da magnitude da área dos dois casos.

Mas ainda tem um monte de variáveis na jogada, além da superfície do dissipador para determinar a sua resistência térmica. Depende da massa do dissipador (e portanto também sua capacidade térmica), do material de que é feito, da cor e do brilho (se polido, fosco, anodizado), do número de aletas, da posição em que as aletas ficam (vertical ou horizontal), se tem um estrangulamento ou estreitamento no caminho da condução do calor (aí a localização do local de fixação do ci no dissipador importa), etc etc
« Última modificação: 22 de Junho de 2020, as 23:33:14 por xformer » Registrado

Paulo Shure
Handmaker

Obrigado

« Responder #55 : 22 de Junho de 2020, as 11:45:58 »

Sim pasta térmica mica e tudo mais, não encosta no chassi. Ontem coloquei o dissipador da placa de vídeo com o cooler para poder brincar um pouco mais aqui, liguei o cooler(12v) junto com a fonte da placa e brinquei por 2 horas, o rapazinho ficou geladinho.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #56 : 24 de Junho de 2020, as 00:49:55 »

Antonio, como você prendeu o TDA no dissipador do cooler de processador ?
Oi Xformer, somente hoje vi sua pergunta.
Eu parafusei ele no dissipador.  Furei o dissipador e usei uma bucha isolante no parafuso e também isolei entre o Chip e o dissipador.
Usei uma boa camada da pasta branca para ajudar na condução do calor.
Vou ver se acho uma foto legal dele para postar depois.
Abraços
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #57 : 24 de Junho de 2020, as 13:50:40 »

Oi Antonio.  Eu achei que você tinha algum macete ou peça para fixar o ci no dissipador, como uma presilha ou grampo.  Espero pela foto.  Valeu.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #58 : 25 de Junho de 2020, as 01:16:33 »

Olá Xformer,

Segue uma foto tirada de cima, onde se vê todas as entranhas do amplificador:

infelizmente não localizei uma foto específica somente do Power, mas dá para ver que o TDA foi fixado por parafuso no dissipador e, logo atrás deste se vê o Cooler.
Na frente, à esquerda é a entrada da guitarra, no meio duas chaves para ligar e desligar o canal sujo e o Reverb, e mais à direita a entrada para o Foot para ativar o canal sujo pelo Foot.
Todas as placas, exceto a do TSW foram feitas por mim, pelo processo de transferência térmica com ferro de passar.
« Última modificação: 25 de Junho de 2020, as 01:47:15 por Antonio de Campos Junior » Registrado

Paulo Shure
Handmaker

Obrigado

« Responder #59 : 26 de Junho de 2020, as 23:49:53 »

Antônio de Campos Junior, isso já e um robozinho, e covardia fazer isso.
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: