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Autor Tópico: Diário de montagem: Fender Champ AA764 (12W)  (Lida 13289 vezes)
raphaelCoelho
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« : 04 de Junho de 2020, as 06:14:59 »

Boa noite a todos!

Algumas semanas atrás o Daniel Piazzeta colocou num grupo dois chassis para doação. Eles foram chamuscados/queimados no infeliz incidente do incêndio na casa dele. Eu fiquei com um, se não me engano, originalmente era do fender 57 deluxe. A partir desse momento, eu comecei a projetar os transformadores para este chassis, minha ideia inicial era um champ com tone stack, procurando nos modelos fender achei o fender AA764, 5W, SE com 6V6 na saída, controles de volume, graves e agudos e de fácil modificação pra instalar um controle de médios (Substituir um resistor por um potenciômetro).
Link do esquema e layout do fender AA764:

http://schems.com/bmampscom/fender/champ_aa764_schem.pdf

Fiz uma modificação fácil no circuito (transformadores inclusos), alterando a válvula e a potência de saida.
Uma foto do chassis e faceplate enviados pelo Daniel:

Não aparece na foto, mas o alumínio ficou cheio de micro buracos, que saltaram aos olhos na pintura. Tive que aplicar, após o fundo especifico pro alumínio, um fundo automotivo cinza automotivo, deixei ele "grosso", apliquei 2 mãos, depois, lixando consegui deixar o chassis mais "liso".

Como esse chassis originalmente era pra um amplificador diferente do que eu estou fazendo, acabei fechando alguns furos de válvulas, potenciômetros e parafusos do faceplate. Fiz com massa plástica automotiva e ficou muito bom. Já tinha usado essa massa e caixas de pedais, mas em furos menores, depois que a massa secou, eu bati com um cabo da chave de fenda no buraco do soquete octal, e realmente ficou bem rígido









Antes da pintura, como o amplificador foi modificado para 12W (6L6 ou EL34 na saída) os transformadores acabaram ficando maiores que os originais, o transformador de saída só precisou distanciar 2 dos furos dos parafusos, mas o transformador de força, tive que abrir o buraco no chassis, além de refazer a furação.
O transformador de força foi feito com primário da minha rede aqui e secundário HT de 295V x 150mA (desculpa Matec, te informei o valor errado) e os filamentos para 6,3V x 2,5A.
Como os transformadores ficaram maiores e mais pesados, coloquei umas cantoneiras de alumínio por dentro do chassis, pra evitar que ele deforme as dobras ou sofra algum empenamento.





Logo que consegui acertar as dimensões do adesivo, fiz a impressão, colei e então apliquei algumas mãos de verniz pu fosco.
Essa próxima foto, foi em uma das demãos, tem brilho porque o verniz foi recém aplicado:



Na próxima foto o verniz já curado:



Não tinha espaço pra colocar o potenciômetro de médios, então optei por deixar o tone stack original, como pode ser visto na foto acima.

A placa eu fiz mista, como usei capacitores "encontráveis" aqui na cidade, tive que usar eles em série, se fosse fazer isso em PTP iria ocupar muito espaço. Desenhei a fonte com a mão em um papel, mas infelizmente o abobado aqui  Batendo Cabeça não inverteu a imagem na hora de transferir pra placa, como resultado tive que soldar os componentes por cima, mas, vida que segue. Os ilhoses eu comprei de latão (pelo ML, aqui só tinha de ferro latonado) de 4,5mm, (foi a única medida "comprável" que achei). Usei um balancim (ferramenta feita pra colocar ilhoses com a matriz certa), a instalação deles ficou perfeita. Parecem grandes, mas como o Xformer já tinha dito em um tópico aqui do fórum, eles realmente facilitam a soldagem.





Como pode ser observado pelas fotos, os componentes utilizados são os mais comuns.

Nesse momento a montagem está assim:







Faltaram os resistores de 100R do terra virtual dos filamentos, e estou atrás de conseguir os potenciômetros maiores (24mm?) com a rosca mais grossa (os furos no painel do chassis já vieram maiores) e o eixo curto, para poder colocar os knobs chicken head. Além disso, preciso achar uma chave certa pro stand by, daquelas duplas, mas infelizmente não tem aqui, instalei essa que tá no amp, mas não vai ser a definitiva.
Os soquetes são de cerâmica, o octal possui um retainer e o noval um shield, já que as válvulas vão ficar "up side down".
A principio no pré vou usar uma 6NP2 e no power vou testar algumas 6L6 e EL34 que tenho a anos guardadas, não faço idéia da vida útil delas, mas paralelo a este projeto estou terminando o testador de válvulas do Daniel, então espero logo poder medir essas válvulas, incluindo uma penca de 12a_7 que venho guardando a mais de 15 anos em uma caixa, eu sei que tem algumas válvulas novas misturadas, mas visualmente, não saberia mais identificar.
Conforme o projeto for andando, vou atualizando. A ideia final é usar um gabinete pequeno o suficiente para um falante de 10" ou 12", com courvin bege e o tecido ortofônico marrom.
« Última modificação: 04 de Junho de 2020, as 06:51:03 por raphaelCoelho » Registrado

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« Responder #1 : 04 de Junho de 2020, as 11:09:15 »

lindo trabalho amigo, parabéns pelo empenho e pelo capricho.
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« Responder #2 : 04 de Junho de 2020, as 13:24:57 »

Raphael... Ficou muito bom mesmo.
Só um comentário pessoal... Você não pensou em montar o amplificador seguindo o projeto original? Você acabou, mesmo com as peças do original, fazendo quase que tudo novo.
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« Responder #3 : 04 de Junho de 2020, as 13:33:51 »

Estou admirado com a "funilaria" que você fez nesse chassis. Fica a ideia pra mim, na hora de fazer uma reciclagem de algum chassis ou reforma de algum amplificador. Parabéns!
Acompanhando o tópico.....

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« Responder #4 : 04 de Junho de 2020, as 22:27:19 »

Raphael... Ficou muito bom mesmo.
Só um comentário pessoal... Você não pensou em montar o amplificador seguindo o projeto original? Você acabou, mesmo com as peças do original, fazendo quase que tudo novo.


Ken, quando tu diz que tinha as peças do original tu te refere ao 57 deluxe?
Se foi isso, a minha idéia era mesmo fazer esse champ, ele usa uma valvula a menos e não tem entrada de microfone, como o 57. Além disse tem o tone stack. E como eu já queria fazer ele mais potente...
As peças que eu já tinha era pro champ, não pro amplicador ao qual o chassis foi feito.


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Estou admirado com a "funilaria" que você fez nesse chassis. Fica a ideia pra mim, na hora de fazer uma reciclagem de algum chassis ou reforma de algum amplificador. Parabéns!
Acompanhando o tópico.....

 Roqueiro

Obrigado Matec, muitos anos pintando instrumentos tem que servir pra alguma coisa né? Hehehehe.



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Hoje tive no prédio onde as "tranqueiras" estão guardadas e achei sobre uma mesa essa 6L6 hitachi japonesa.
Ela tá com o pino plastico guia do soquete quebrado, mas a parte de vidro está intacta. Vou testar ela hoje quando for testar o amplificador.

« Última modificação: 04 de Junho de 2020, as 22:33:53 por raphaelCoelho » Registrado

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« Responder #5 : 04 de Junho de 2020, as 22:42:35 »

Se essa mancha redonda esbranquiçada era o flash do getter (aquelas manchas metálicas que ficam no vidro pelo lado de dentro), significa que o vácuo não existe mais e que a válvula já era.
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« Responder #6 : 04 de Junho de 2020, as 23:02:16 »

Se essa mancha redonda esbranquiçada era o flash do getter (aquelas manchas metálicas que ficam no vidro pelo lado de dentro), significa que o vácuo não existe mais e que a válvula já era.

Xformer, realmente, na foto tá bem mais claro que olhando ela aqui, a parte de cima tá bem prateada, mas colocando uma luz mais próxima, tá bem transparente, deve ser por isso que deixei ela sobre uma mesa  Batendo Cabeça
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« Responder #7 : 04 de Junho de 2020, as 23:07:20 »

Se na parte de cima tem a mancha prateada metálica, então o flash do getter fica na parte de cima.  Para tirar a dúvida, veja onde que fica um aro ou pratinho  de metal redondo (o getter) dentro do vidro. Ele que continha o material que é vaporizado e que gruda no vidro.  Se esse material entra em contato com o ar, ele esbranquece e indica que a válvula não tem mais vácuo.
« Última modificação: 04 de Junho de 2020, as 23:11:51 por xformer » Registrado

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« Responder #8 : 04 de Junho de 2020, as 23:25:16 »

Se na parte de cima tem a mancha prateada metálica, então o flash do getter fica na parte de cima.  Para tirar a dúvida, veja onde que fica um aro ou pratinho  de metal redondo (o getter) dentro do vidro. Ele que continha o material que é vaporizado e que gruda no vidro.  Se esse material entra em contato com o ar, ele esbranquece e indica que a válvula não tem mais vácuo.

Então, ela tem dois getter's, um na parte de cima e esse lateral...
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« Responder #9 : 04 de Junho de 2020, as 23:35:05 »

Pode ser. Talvez eles façam dois flashes.  O primeiro captura os gases restantes após a retirada do ar e o segundo garante o processo e fica como indicador.  O flash é para garantir que não fique gás dentro da válvula.
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« Responder #10 : 05 de Junho de 2020, as 00:44:01 »

Pode ser. Talvez eles façam dois flashes.  O primeiro captura os gases restantes após a retirada do ar e o segundo garante o processo e fica como indicador.  O flash é para garantir que não fique gás dentro da válvula.

Fiz uma foto onde aparece melhor:

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« Responder #11 : 05 de Junho de 2020, as 01:43:13 »


Fiz uma foto onde aparece melhor:


De todo modo, já está pra se aposentar...

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« Responder #12 : 05 de Junho de 2020, as 03:14:46 »


Fiz uma foto onde aparece melhor:


De todo modo, já está pra se aposentar...

 :-

É isso, vou ver se ao menos tiro medidas com ela...

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Bom pessoal, instalei o terra virtual:



A montagem "quase final" ficou assim: (falta conseguir os potenciometros de 24mm e os knobs chicken head)





Bom, vamos aos testes.

Ao ligar o amplificador pela primeira vez, depois de tirar a lâmpada série e a carga resistiva, tinha um forte apito. Como de praxe, inverti o primário do transformador de saída e problema resolvido. Silenciou quase 100%, ainda apresenta um ruido bem fraco com o volume no mínimo, mas ao aumentar um pouco o volume (com um sinal injetado) ele amplifica o sinal e o ruido some. Não pude testar ele em volumes mais altos pois está tarde. Esse teste faço amanhã.

Vamos as tensões:

O transformador de força eu fiz com primário pra 220V e secundários de 6,3V e 290V. O transformador de saída foi feito para 12W, primário de 5K ohms  e secundário de 8 ohms.

As tensões da fonte, com as válvulas instaladas são (6NP2 e EL34):

VA = 353Vdc
VB = 342Vdc
VC = 304Vdc

Vale lembrar que a tensão da rede aqui em casa estava em 215Vac

O resistor de catodo instalado é de 220R por 5W e a tensão sobre ele (Tanto com a 6L6 como com a EL34) é 20V. Nesse caso tenho aproximadamente 90mA circulando por esse resistor, que dissipa uma potência de aproximadamente 1,8W no resistor. O resistor instalado é de 5W, mesmo assim aquece bastante. To achando essa corrente um pouco alta e provavelmente como o Matec me disse, to tendo uma boa perda de rendimento dado a tensão baixa para uma 6L6 ou EL34.
Olhando o esquema original (6V6, 5W), minha tensão na placa da valvula tá praticamente a mesma que o esquema, a tensão na grade da 6V6 no esquema original é que dá uma diferença, no meu amp foi de 342V no original, segundo o esquema a tensão na grade da 6V6 é a mesma tensão da placa, 350V.

Acho que a solução para um melhor rendimento (chegar perto dos 12W de potência) é acertar o transformador de força mesmo, tentar ter um VA perto dos 400Vdc ou mais....

Segue o esquema da fonte que eu utilizei nesse amp, ela é levemente diferente do original:



Em tempo, a 6L6 funcionou, pode ter sido impressão minha, mas ela me pareceu baixar o volume.
« Última modificação: 05 de Junho de 2020, as 07:44:36 por raphaelCoelho » Registrado

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« Responder #13 : 05 de Junho de 2020, as 15:38:26 »

Se a tensão sobre o resistor de cátodo é 20v, significa que a corrente de cátodo é 90mA. Supondo que a corrente de Placa seja 80mA, a dissipação da placa será de aproximadamente 27W. Isso pra 6L6 está  até  "meio frio" para classe A. Mas 27W é  mais que o recomendado para a EL34. Nesse caso, o resistor deveria ter o valor um pouco maior. Como já havia sido comentado em nossa conversa.

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« Responder #14 : 05 de Junho de 2020, as 15:40:24 »

Essa EL34 que aparece nas últimas fotos é uma EL34B Valve Art chinesa ?
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