Boa noite a todos!
Algumas semanas atrás o Daniel Piazzeta colocou num grupo dois chassis para doação. Eles foram chamuscados/queimados no infeliz incidente do incêndio na casa dele. Eu fiquei com um, se não me engano, originalmente era do fender 57 deluxe. A partir desse momento, eu comecei a projetar os transformadores para este chassis, minha ideia inicial era um champ com tone stack, procurando nos modelos fender achei o fender AA764, 5W, SE com 6V6 na saída, controles de volume, graves e agudos e de fácil modificação pra instalar um controle de médios (Substituir um resistor por um potenciômetro).
Link do esquema e layout do fender AA764:
http://schems.com/bmampscom/fender/champ_aa764_schem.pdfFiz uma modificação fácil no circuito (transformadores inclusos), alterando a válvula e a potência de saida.
Uma foto do chassis e faceplate enviados pelo Daniel:
Não aparece na foto, mas o alumínio ficou cheio de micro buracos, que saltaram aos olhos na pintura. Tive que aplicar, após o fundo especifico pro alumínio, um fundo automotivo cinza automotivo, deixei ele "grosso", apliquei 2 mãos, depois, lixando consegui deixar o chassis mais "liso".
Como esse chassis originalmente era pra um amplificador diferente do que eu estou fazendo, acabei fechando alguns furos de válvulas, potenciômetros e parafusos do faceplate. Fiz com massa plástica automotiva e ficou muito bom. Já tinha usado essa massa e caixas de pedais, mas em furos menores, depois que a massa secou, eu bati com um cabo da chave de fenda no buraco do soquete octal, e realmente ficou bem rígido
Antes da pintura, como o amplificador foi modificado para 12W (6L6 ou EL34 na saída) os transformadores acabaram ficando maiores que os originais, o transformador de saída só precisou distanciar 2 dos furos dos parafusos, mas o transformador de força, tive que abrir o buraco no chassis, além de refazer a furação.
O transformador de força foi feito com primário da minha rede aqui e secundário HT de 295V x 150mA (desculpa Matec, te informei o valor errado) e os filamentos para 6,3V x 2,5A.
Como os transformadores ficaram maiores e mais pesados, coloquei umas cantoneiras de alumínio por dentro do chassis, pra evitar que ele deforme as dobras ou sofra algum empenamento.
Logo que consegui acertar as dimensões do adesivo, fiz a impressão, colei e então apliquei algumas mãos de verniz pu fosco.
Essa próxima foto, foi em uma das demãos, tem brilho porque o verniz foi recém aplicado:
Na próxima foto o verniz já curado:
Não tinha espaço pra colocar o potenciômetro de médios, então optei por deixar o tone stack original, como pode ser visto na foto acima.
A placa eu fiz mista, como usei capacitores "encontráveis" aqui na cidade, tive que usar eles em série, se fosse fazer isso em PTP iria ocupar muito espaço. Desenhei a fonte com a mão em um papel, mas infelizmente o abobado aqui
não inverteu a imagem na hora de transferir pra placa, como resultado tive que soldar os componentes por cima, mas, vida que segue. Os ilhoses eu comprei de latão (pelo ML, aqui só tinha de ferro latonado) de 4,5mm, (foi a única medida "comprável" que achei). Usei um balancim (ferramenta feita pra colocar ilhoses com a matriz certa), a instalação deles ficou perfeita. Parecem grandes, mas como o Xformer já tinha dito em um tópico aqui do fórum, eles realmente facilitam a soldagem.
Como pode ser observado pelas fotos, os componentes utilizados são os mais comuns.
Nesse momento a montagem está assim:
Faltaram os resistores de 100R do terra virtual dos filamentos, e estou atrás de conseguir os potenciômetros maiores (24mm?) com a rosca mais grossa (os furos no painel do chassis já vieram maiores) e o eixo curto, para poder colocar os knobs chicken head. Além disso, preciso achar uma chave certa pro stand by, daquelas duplas, mas infelizmente não tem aqui, instalei essa que tá no amp, mas não vai ser a definitiva.
Os soquetes são de cerâmica, o octal possui um retainer e o noval um shield, já que as válvulas vão ficar "up side down".
A principio no pré vou usar uma 6NP2 e no power vou testar algumas 6L6 e EL34 que tenho a anos guardadas, não faço idéia da vida útil delas, mas paralelo a este projeto estou terminando o testador de válvulas do Daniel, então espero logo poder medir essas válvulas, incluindo uma penca de 12a_7 que venho guardando a mais de 15 anos em uma caixa, eu sei que tem algumas válvulas novas misturadas, mas visualmente, não saberia mais identificar.
Conforme o projeto for andando, vou atualizando. A ideia final é usar um gabinete pequeno o suficiente para um falante de 10" ou 12", com courvin bege e o tecido ortofônico marrom.