Desenterrando o tópico..
Recebi hoje um TS 18.60.B para substituir definitivamente o transformador de saída do meu CUBHead, já havia feito experimentos com outro transformador mas queria manter as saídas de 8 e 16 ohms "originais" do amplificador.
Conforme eu mesmo já havia sugerido
aqui por ter experimentado de forma temporária.
Depois que retirei o transformador de fábrica, realizei algumas medições que posto abaixo.
Transformador NEW VENTECH 6229 (TIANJIN NEW VENTECH ELECTRONIC CO.,LTD)
Aplicando 128,8V no primário (placa a placa), obtive 8,53V no secundário de 16 Ohms
Aplicando 7,37V no secundário, obtive 109,4V no primário.
Isso da uma relação de tensão de aproximadamente 15x e por consequência relação de impedância de 225x neste tap.
Ou seja, o Tap de 16Ohms vai "refletir" 3600 Ohms no primário.
Isso é metade do que normalmente se encontra para 2x EL84 em PP.
Usando a calculadora de reta de carga com os dados do manual de serviço da pra entender que a impedância mais baixa é para levar as válvulas mais próximo da dissipação máxima.
Placa 300V
Screen 290V
Bias -12.5V
Não é de estranhar o aumento substancial que tive de volume após a troca do transformador..
fica para registro também uma foto dos dois transformadores lado a lado.
E para registro também, as medidas do núcleo do Ventech é 20x47x57mm e a espessura das pernas externas dos E e do I é 9mm.
O transformador inteiro, do jeito como está na foto, pesou 450g em uma balança "de precisão" de cozinha.
O Núcleo do 18.60.B é 34x64x76.5mm, não consigo medir a espessura do EI por causa das tampas, e a minha balança não consegue pesa-lo mas de acordo com a folha de dados deve ter 1.25kg.