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Autor Tópico: Controle de tonalidade Baxandall  (Lida 5827 vezes)
JB.Santos
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« : 30 de Março de 2020, as 18:46:03 »

Olá a todos

Estou montando um aplificador de guitarra single ended e instalei um controle de tonalidade do tipo Baxandall, só que, ele consome muito sinal.
Não quero fazer um seguidor de catodo porque o amplificador está praticamente pronto e não quero desmanchar e refazer.

Alguém tem uma sugestão ?


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« Responder #1 : 30 de Março de 2020, as 18:57:47 »

Todo controle de tonalidade passivo consome um bom tanto do sinal. Não tem o que fazer, a não ser adicionar um estágio para recuperar o sinal perdido.
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« Responder #2 : 30 de Março de 2020, as 20:33:19 »

Você poderia fazer um Baxandall ativo. Só  que os potenciômetros teriam que ser lineares. E os capacitores e resistores  com valores respectivamente iguais, para a seção de graves, e os capacitores, também  iguais, para os agudos.

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« Responder #3 : 30 de Março de 2020, as 22:13:13 »

Olá.

O circuito mostrado não é o Baxandall; é o James. Apesar de parecidos, os circuitos operam de formas completamente diferentes ( razão pela qual um usa potenciômetros lineares e o outro usa potenciômetros logaritmicos ).
« Última modificação: 30 de Março de 2020, as 22:15:25 por A.Sim » Registrado

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« Responder #4 : 31 de Março de 2020, as 11:19:19 »

Você poderia fazer um Baxandall ativo. Só  que os potenciômetros teriam que ser lineares. E os capacitores e resistores  com valores respectivamente iguais, para a seção de graves, e os capacitores, também  iguais, para os agudos.

  Smiley

Pra ser ativo precisaria de mais uma válvula Matec ?
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« Responder #5 : 31 de Março de 2020, as 13:26:54 »

Pra ser ativo precisaria de mais uma válvula Matec ?

Provavelmente não. Ele vai utilizar um triodo de alguma válvula, provavelmente o segundo triodo á partir da entrada.

Esse é um exemplo:



Este é outro, com um Buffer de entrada:



Esse tem um amplificador na entrada:



A perda num desses sistemas de controles de tonalidade é pequeno. A amplitude do sinal fica aproximadamente a mesma. Isso com os controles Flat, e apresentam ganho ou perda nas faixas que costuma ficar nos 12 ou 15dB.

 

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« Responder #6 : 31 de Março de 2020, as 13:57:10 »

Com esses controles de tonalidade ativos é possível ter o flat real ? Pois sabemos que o que a grande maioria chama de flat (controles no meio do curso) na verdade seria com todos os controles de tom no máximo pra chegar o mais próximo disso...

E a propósito... interessantes esses circuitos acima hein !
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« Responder #7 : 31 de Março de 2020, as 14:28:48 »

Com esses controles de tonalidade ativos é possível ter o flat real ? Pois sabemos que o que a grande maioria chama de flat (controles no meio do curso) na verdade seria com todos os controles de tom no máximo pra chegar o mais próximo disso...

E a propósito... interessantes esses circuitos acima hein !

Sim com esses controles tipo Baxandall, se consegue um flat real, diferentemente dos controles de tom comuns aos amplificadores de instrumentos.
Aliás, para esse tipo de tone stack, é  com os controles de graves e agudos no mínimo, e o de médios no máximo que se consegue algo mais próximo do que se chama de flat.

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« Responder #8 : 31 de Março de 2020, as 15:24:02 »

Matec esse circuito que você postou é muito bom, respondeu muito bem aqui, acho que vou monta-lo para um hifi

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« Responder #9 : 31 de Março de 2020, as 17:53:20 »

Olá a todos

Estou montando um aplificador de guitarra single ended e instalei um controle de tonalidade do tipo Baxandall, só que, ele consome muito sinal.
Não quero fazer um seguidor de catodo porque o amplificador está praticamente pronto e não quero desmanchar e refazer.

Alguém tem uma sugestão ?

https://i.postimg.cc/252MWJTy/Baxandall-Tone-Stack.png
Não quer postar o esquema do amplificador? Ajuda.
De qualquer forma, Baxandall não é o mais indicado para guitarras.
O Tone Stack Marshall por exemplo tem uma perda bem menor que o Banxadall e é próprio para amplificadores de guitarra.
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JB.Santos
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« Responder #10 : 31 de Março de 2020, as 18:43:05 »

Olá Kem

O circuito basicamente é o Champ 5F1 com uma 12Ax7 no pré com resistor 1k5 e capacitor 22uF nos dois catodos, uma 6550 no power com grid stopper resistor 5k6 e screen 1k8, um resistor de 100k no feedback.

Primeiro fiz o controle de tone tipo tweed e depois mudei para este tipo Baxandall/James e instalei uma chave de bypass para deixar fora o controle de tone.
No tweed, perde eficiência nos agudos a medida que o volume vai aumentando e se aproximando do máximo.
No Bax, o sinal cai muito.


Aqui tem outros tipos https://monster.partyhat.co/article/amplifier-tone-stacks/
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« Responder #11 : 31 de Março de 2020, as 21:02:12 »

Tem este artigo novinho desse tal P.J. Baxandall:

http://gamal.com.br/public/NegativeFeedbackTone.pdf
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« Responder #12 : 31 de Março de 2020, as 21:56:14 »

JB.Santos... O do Fender é um controle de tom simples. O Baxandall já é mais complexo, mas perde muito sinal.
O estilo Marshall perde bem menos sinal que o Baxandall (e que o Fender TMB ou T B).
Experimente o Marshall... Pode deixar o controle de médios fixo se preferir 2 knobs.




Dicas de valores para ter menos perdas (mas menos efetividade do tone stack - nada é de graça).
R1: 33K
C1: 1nF
C2: 22nF
C3: 10nF
RT: 250K (se achar 200K use)
RB: 1M
RM: 20~25K (ou substitua por 2 resistores de 10~12K - C3 conectado no meio deles).
« Última modificação: 31 de Março de 2020, as 22:17:41 por kem » Registrado

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« Responder #13 : 01 de Abril de 2020, as 10:30:47 »

Sim com esses controles tipo Baxandall, se consegue um flat real, diferentemente dos controles de tom comuns aos amplificadores de instrumentos.
Aliás, para esse tipo de tone stack, é  com os controles de graves e agudos no mínimo, e o de médios no máximo que se consegue algo mais próximo do que se chama de flat.

 Smiley

Não sabia ! Ótima informação
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