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Autor Tópico: Edifier S530D - Não funcionando.  (Lida 7755 vezes)
EduardoFeitosa
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« : 23 de Março de 2020, as 15:01:10 »

Boa tarde meus caros amigos, desejo que todos estejam muito bem!!

Vamos lá..

Tenho esse amplificador (Edifier S530D) de som há nove anos. Agora ele não liga mais, fica somente no stand by.

Como tenho conhecimento em eletrônica superficial, resolvi abrir e verificar as placas para ver se era algo visível.

Deparei com alguns resistores queimados, como na foto.

https://ibb.co/hLZ5sF9

https://ibb.co/tcW9Sqb


Os troquei e troquei um capacitor que estava com aparência suspeita.

Pois bem, testei e continuou igual (stand by).

Olhando a placa, vi que esses três componentes branco retangular está com aspecto que pode demonstrar mal funcionamento.

https://ibb.co/Lp9nm7s

https://ibb.co/kBjjbX9

https://ibb.co/5hpR6Mw

Descobri que são resistores de pontência, tirei da placa, limpei, testei a resistência e bate com o grafado nos invólucros.

Depois troquei os CI reguladores de tensão, tanto negativa quanto positivo, pois ao testar acabei queimando o negativo (hihi).

Devolvi tudo na placa, devolvi a placa na caixa do sub e testei, como se eu tivesse feito nada.

Agora estou neste ponto.

Não sei mais onde procurar defeito.

OBS.: ele tem um controle wired, com cabo serial de 9 pinos, troquei o cabo também, poderia ser algum fio rompido, mas deu em nada.

Desde já, grato!

Abraço!!

Edit.: corrigir links de fotos.
« Última modificação: 23 de Março de 2020, as 15:09:43 por EduardoFeitosa » Registrado
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« Responder #1 : 23 de Março de 2020, as 17:46:00 »

Tente pelo menos arrumar o esquema desse sistema. Não adianta sair trocando componentes á torto e direito, sem saber em que está mexendo.
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« Responder #2 : 24 de Março de 2020, as 09:34:57 »

Tente pelo menos arrumar o esquema desse sistema. Não adianta sair trocando componentes á torto e direito, sem saber em que está mexendo.

Bom dia Matec, já procurei no manual, liguei e mandei e-mail, a resposta que obtive é que está marca não disponibiliza seus esquemas, mesmo para um profissional da área de manutenção.

Na minha região não achei autorizadas. Na assistência técnica que levei, falaram que não faziam esse tipo de manutenção (?), foi a resposta que obtive.

Tentei levar nessa assistência antes de começar mexer e o rapaz da assistência não chegou a abrir para rejeitar o serviço.

Enfim, é isso, lembrei que antes de entrar e standy by ad eternum, aconteceu algumas vezes de ficar assim e depois de tirar da tomada e colocar novamente voltou ao normal.

Levo essa manutenção como aprendizado também. Ainda que eu acabar prejudicando o sistem, de alguma forma será um ganho.

Outra possibilidade que pensei é aproveitar os TDAs, falantes, madeiramento e transformadores, para fazer um projeto handmade.

Valeu!!

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« Responder #3 : 24 de Março de 2020, as 09:51:23 »

Primeiramente, bem vindo, Eduardo.

Para os resistores terem se partido daquela maneira, algo aconteceu. Suspeito de um curto, que causou sobreaquecimento deles. O curto provavelmente ainda está lá, impedindo a fonte de acionar e deixando o amplificador em standby.

Mesmo sem o esquema, pode ser que seja possível o reparo. Mas, pra isso, precisamos do máximo de informações possível. Comece por boas fotos da placa, mostrando ela como um todo.
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« Responder #4 : 24 de Março de 2020, as 10:41:47 »

Por fotos é impossível para mim afirmar algo, mas me parece ser um amplificador Class AB, logo é possível o reparo, porém trabalhoso por não ter esquema elétrico... por favor forneça o máximo de detalhes, fotos e fotos, informe qual a topologia de saída do mesmo



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« Responder #5 : 24 de Março de 2020, as 12:52:39 »

Você vai ter de desmontar e tirar fotos  (muitas) com todos os detalhes possíveis da placa e ligações pra quem sabe conseguir consertar. Ahhh uma lâmpada em série ajuda pra não sair queimando mais coisas por ai...
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« Responder #6 : 24 de Março de 2020, as 13:42:44 »

Ahhh uma lâmpada em série ajuda pra não sair queimando mais coisas por ai...

Essa é a dica mais importante de todas e vai evitar dores de cabeça
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« Responder #7 : 24 de Março de 2020, as 15:36:41 »

Outra possibilidade que pensei é aproveitar os TDAs, falantes, madeiramento e transformadores, para fazer um projeto handmade.

Se você sabe que o amplificador usa circuitos integrados TDA, basta desmontar e conseguir ler o código deles (ex. TDA7294) e baixar a datasheet dele. Quase 99% dos circuitos seguem o circuito de aplicação-exemplo que vem na datasheet. E você vai conseguir descobrir como é o circuito ligado ao pino de stand-by e ter uma ideia melhor do defeito.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #8 : 25 de Março de 2020, as 14:03:49 »

Boa tarde galera!!

Agradeço a todas respostas.

Tentei seguir as recomendações e estou postando fotos que acho que estão detalhando bem o sistema.

São três placas: principal (com saída direto para subwoofer), entrada (digital, analógica e óptica), saída conjugada com controle com fio ( 2x ilhas).

Tentei tirar o mínimo de foto possível, demonstrando o máximo possível do sistema, não para poupar esforços, mas para não exigir demais dos colegas que se dispuserem a analisá-las.

Já providenciei uma tomada com uma lâmpada incandescente para realizar os testes.

OBS.: tentei postar usando o PostImage, porém está em manutenção pela manhã toda, então estou postando pelo IBB e disponibilizando link no google-drive. Quando o PostImage voltar, posto por lá (Vi recomendações recentes para usar esta plataforma).

Link do google-drive: https://drive.google.com/drive/folders/12DnkPHdv3qQoHcDJg7n_YGfuut9aqPsm?usp=sharing

Hotlink para fórum, do site PostImage:




















































Mais uma vez agradeço à disposição e boa vontade!!

Edit.: Estou seguindo o datasheet dos TDAs, recomendação do xformer qualquer dúvida posto aqui. Obrigado.

Abraço.
« Última modificação: 30 de Março de 2020, as 09:44:38 por EduardoFeitosa » Registrado
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« Responder #9 : 30 de Março de 2020, as 13:30:03 »

Veja que nas fotos 11 (a que fala das trilhas sem continuidade) e 13 há um terminal com solda bem ruim, parece até que não está soldado. Fica no meio de um plano, provavelmente de terra. A foto 13 mostra melhor.

Meça a continuidade entre os pinos 14 e 8 e também entre os pinos 14 e 15 de todos os TDA. Se der continuidade, provavelmente estão queimados. Ao fazer a troca deles, é recomendado trocar também um transistor e zener que vão ligados ao pino 9 (standby) do TDA. Mas antes de pensar em troca, faça o teste da continuidade.

Após providenciar a lâmpada em série, meça a tensão DC entre o terra (pode ser o pino 1 do TDA) e os pinos 7 ou 13 (ambos devem estar ligados ao V+) e também entre o terra e os pinos 8 ou 15 (ambos ligados ao V-). Isso verificará se a fonte está funcionando ou se está com algum curto. Faça a medição mesmo se a lâmpada acender, pois a lâmpada acesa pode ser sinal de curto em outro lugar (como em um TDA, por exemplo).
« Última modificação: 30 de Março de 2020, as 13:38:06 por marcao_cfh » Registrado
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« Responder #10 : 04 de Abril de 2020, as 15:05:46 »

Veja que nas fotos 11 (a que fala das trilhas sem continuidade) e 13 há um terminal com solda bem ruim, parece até que não está soldado. Fica no meio de um plano, provavelmente de terra. A foto 13 mostra melhor.

Meça a continuidade entre os pinos 14 e 8 e também entre os pinos 14 e 15 de todos os TDA. Se der continuidade, provavelmente estão queimados. Ao fazer a troca deles, é recomendado trocar também um transistor e zener que vão ligados ao pino 9 (standby) do TDA. Mas antes de pensar em troca, faça o teste da continuidade.

Após providenciar a lâmpada em série, meça a tensão DC entre o terra (pode ser o pino 1 do TDA) e os pinos 7 ou 13 (ambos devem estar ligados ao V+) e também entre o terra e os pinos 8 ou 15 (ambos ligados ao V-). Isso verificará se a fonte está funcionando ou se está com algum curto. Faça a medição mesmo se a lâmpada acender, pois a lâmpada acesa pode ser sinal de curto em outro lugar (como em um TDA, por exemplo).

Marcão, boa tarde!!

Valeu por analisar e me orientar!!

Vamos lá... O terminal que citou foi um regulador de tensão que dessoldei, a trilha levantou neste ponto quanto fui colocar o novo CI, aí soldei e verifiquei a continuidade e deu OK, embora esteja com aspecto ruim, está em continuidade com o GND.

Teste de continuidade:

Realizei o teste nos três TDAs, em relação aos pinos (14 e 8, 14 e 15), sendo que não houve continuidade.

Teste de Tensão:

A lâmpada em série pisca na primeira vez que ligo o aparelho em série com ela (que se repete se deixar um tempo desligado e retornar a ligar).

Algo aconteceu durante este teste: o aparelho saiu do stand by!! (momentaneamente  Roll Eyes)

Foi o seguinte: estava testando a tensão dos TDAs, pino a pino (sem pressa, então medi 1-7 de todos, depois 1-13, e assim por diante) , parei para almoçar no meio, então desliguei tudo. Quando voltei, liguei e por curiosidade apertei o ON e o aparelho saiu do stand by, sendo que o controle só funcionou para liga-lo e alterar o volume (nem delisgar).

Para não perder a oportunidade, fiz as medições com o aparelho fora do stand by e depois desliquei e religuei, já não saindo do stand by novamente.

Em relação as medidas, foram as seguintes:

TDA 1 (IC 404, TDA 7296)

Antes de sair do Stand By: 1-7= 25V; 1-13= 25V

TDA 2 (IC 405, TDA 7296)

Antes de sair do Stand BY: 1-7= 25V; 1-13= 0V

TDA 3 (IC 503, TDA 7294)

Antes de sair do Stand BY: 1-7= 28V;


TDA 1 (IC 404, TDA 7296)

Quando saiu do Stand BY: 1-7= 21,3V; 1-13= 21V; 1-13= -21,3V; 1-15= -21,3V


TDA 2 (IC 405, TDA 7296)

Quando saiu do Stand BY: 1-7= 25V; 1-13= 0V; 1-8= -21V; 1-15= +21,6V

TDA 3 (IC 503, TDA 7294)

Quando saiu do Stand BY: 1-7= 24,9V;  1-13= 24V; 1-8= -24V; 1-15= -24V

DESLIGUEI E LIGUEI DA TOMADA:


TDA 1 (IC 404, TDA 7296)

Em Standy BY: 1-7= 24,4V; 1-13= 24,3V; 1-13= -24,4V; 1-15= -24,4V


TDA 2 (IC 405, TDA 7296)

Quando saiu do Stand BY: 1-7= 24,3V; 1-13= 0V; 1-8= -24,3V; 1-15= +24,2V

TDA 3 (IC 503, TDA 7294)

Quando saiu do Stand BY: 1-7= 27,5V;  1-13= 27,7V; 1-8= -27,7V; 1-15= -27,7V

Bom, foram essas as medições, por enquanto e para meu conhecimento isso não me dizem nada, se puder me ajudar, agradeço, única coisa que me chamou a atenção foram as medições do TDA 2, que entre os pinos 1 e 13 deu 0 e entre os punos 1 e 15 deu positivo. (Obs.: tentei ser o mais preciso possível e minuncioso para não gerar leitura errada por parte de quem ler este tópico, o que está aí está livre de erros de leitura e de aferição).

Valeu, só tenho a agradecer e dizer que isto é muito divertido para mim, embora esteja perdido ¬¬
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« Responder #11 : 04 de Abril de 2020, as 15:58:30 »

Vamos lá... O terminal que citou foi um regulador de tensão que dessoldei, a trilha levantou neste ponto quanto fui colocar o novo CI, aí soldei e verifiquei a continuidade e deu OK, embora esteja com aspecto ruim, está em continuidade com o GND.
Mesmo assim, refaça a solda, não só por questão estética (que ninguém vai ver) mas também por resistência mecânica. Uma solda bem feita deixa o componente mais firme, com menos riscos de quebrar a solda.

Realizei o teste nos três TDAs, em relação aos pinos (14 e 8, 14 e 15), sendo que não houve continuidade.

Teste de Tensão:

A lâmpada em série pisca na primeira vez que ligo o aparelho em série com ela (que se repete se deixar um tempo desligado e retornar a ligar).
Ótimo! Isso indica que os TDAs não estão em curto. Se algum deles estivesse, possivelmente apresentaria continuidade nos terminais que comentei, e certamente a lâmpada permaneceria acesa. A piscada é devido ao pico de corrente ao ligar o aparelho, que a lâmpada entende como um curto.  Ela possivelmente se manter com filamento aceso mas bem fraquinho também é normal, pois há um consumo de corrente considerável.

Sobre as tensões medidas, também excelente notícia! Sua fonte está funcionando. Alguns comentários:
Bom, foram essas as medições, por enquanto e para meu conhecimento isso não me dizem nada
Dizem que a fonte está funcionando, tanto a linha positiva quanto a negativa. É uma medição bastante comum quando consertamos aparelhos. Além disso, indicam que a fonte não está sobrecarregando os TDAs e fornecendo maior tensão do que eles aguentam (isso tem que olhar no datasheet deles). Então agora seu conhecimento aumentou um pouquinho Wink

única coisa que me chamou a atenção foram as medições do TDA 2, que entre os pinos 1 e 13 deu 0 e entre os punos 1 e 15 deu positivo.
Realmente, isso está bem estranho. Nesses TDAs, os pinos 7 e 13 são conectados entre si, assim como o 8 e 15. Por isso comentei para medir a tensão no pino 7 ou 13 e não 7 e 13. Assim sendo, deveríamos ter tensões 1-7 = 1-13 e 1-8 = 1-15. Algumas das suas medições tiveram diferença de até 0,6V, isso é aceitável e normal pois poderia ter um capacitor carregando ou descarregando.

No caso do TDA 2, você tem uma diferença de 25V entre os pinos 1 e 13. Isso não deveria acontecer. Aqui, de duas, uma:
1-foi erro na medição;
2-o standby está, de alguma forma, cortando a alimentação no pino 13.
Verifique a continuidade nesses pinos, visualmente (vendo se tem uma trilha que une os dois) e com multímetro. Eles devem estar conectados.

Além disso, também no TDA 2, a tensão entre o terra (pino 1) e o pino 15 é negativa, e não positiva. Se realmente estivesse chegando +22V ali, acredito que isso queimaria o TDA, o que seria indicado por uma lâmpada de teste acesa e isso não aconteceu. Provavelmente foi erro de medição, você pode ter invertido as pontas de prova sem perceber e colocado a vermelha no pino 1, isso acontece.

De qualquer maneira, os resultados até agora estão muito bons.

Para prosseguirmos, como é feita a ligação do standby? Existe uma chave mecânica para isso? Caso sim, teste se a chave está funcionando (continuidade com o multímetro, teste se há continuidade nos terminais tanto com a chave ligada quanto desligada). Pode ser um sistema de chaveamento usando uma chave momentânea, então nesse caso deve-se manter a chave pressionada e testar a continuidade.

De qualquer maneira, adiante o trabalho e siga o pino 9 de cada TDA. Tem um transistor e um zener ligados ao pino 9. Localize-os na placa e veja os valores deles, provavelmente terá que trocar.
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« Responder #12 : 04 de Abril de 2020, as 18:21:30 »

Mesmo assim, refaça a solda, não só por questão estética (que ninguém vai ver) mas também por resistência mecânica. Uma solda bem feita deixa o componente mais firme, com menos riscos de quebrar a solda.

Entendido, farei novamente as soldas e revisarei a placa com um todo com a lupa.

Ótimo! Isso indica que os TDAs não estão em curto. Se algum deles estivesse, possivelmente apresentaria continuidade nos terminais que comentei, e certamente a lâmpada permaneceria acesa. A piscada é devido ao pico de corrente ao ligar o aparelho, que a lâmpada entende como um curto.  Ela possivelmente se manter com filamento aceso mas bem fraquinho também é normal, pois há um consumo de corrente considerável.

Apreendido!!

Dizem que a fonte está funcionando, tanto a linha positiva quanto a negativa. É uma medição bastante comum quando consertamos aparelhos. Além disso, indicam que a fonte não está sobrecarregando os TDAs e fornecendo maior tensão do que eles aguentam (isso tem que olhar no datasheet deles). Então agora seu conhecimento aumentou um pouquinho Wink

Verdade, foquei no que os testes não demonstraram e deixei de reparar no que demonstraram.

Realmente, isso está bem estranho. Nesses TDAs, os pinos 7 e 13 são conectados entre si, assim como o 8 e 15. Por isso comentei para medir a tensão no pino 7 ou 13 e não 7 e 13. Assim sendo, deveríamos ter tensões 1-7 = 1-13 e 1-8 = 1-15. Algumas das suas medições tiveram diferença de até 0,6V, isso é aceitável e normal pois poderia ter um capacitor carregando ou descarregando.

De fato já tinha percebido que era um ou outro, mas como obtive o resultado estranho, preferi realizar o teste nos dois terminais, mesmo sabendo que tinha me orientado a fazer em um deles.

Refarei todos os testes e se tiver alteração postarei novamente. Mas perceba que os testes deram iguais nos três cenários, ao menos três vezes testei ponto a ponto. (Isso sem contar as 5 vezes que testei cada dupla).

E também o stand by ter cortado a alimentação do pino 13, não explica o porquê de quando eu ter realizado as medições no pino 13, do TDA 2, ter dado 0, quando fora do standy by. note que os outros valores deram diferentes.

Além disso, também no TDA 2, a tensão entre o terra (pino 1) e o pino 15 é negativa, e não positiva. Se realmente estivesse chegando +22V ali, acredito que isso queimaria o TDA, o que seria indicado por uma lâmpada de teste acesa e isso não aconteceu. Provavelmente foi erro de medição, você pode ter invertido as pontas de prova sem perceber e colocado a vermelha no pino 1, isso acontece.

Vi que seu comentário anterior havia alertado de que neste pino seria a tensão negativa. Por isso destaquei a tensão positiva neste pino, que me alertou e fez com que testasse algumas vezes.

Para prosseguirmos, como é feita a ligação do standby? Existe uma chave mecânica para isso? Caso sim, teste se a chave está funcionando (continuidade com o multímetro, teste se há continuidade nos terminais tanto com a chave ligada quanto desligada). Pode ser um sistema de chaveamento usando uma chave momentânea, então nesse caso deve-se manter a chave pressionada e testar a continuidade.

De qualquer maneira, adiante o trabalho e siga o pino 9 de cada TDA. Tem um transistor e um zener ligados ao pino 9. Localize-os na placa e veja os valores deles, provavelmente terá que trocar.

Em relação a ligação de standby é feita no controle com fio, através de chave táctil de 4 terminais. Vou medi-lo (quando refiz o cabeamento, já o tinha medido, mas no cicuito mesmo).

Vou rever os testes anteriores, passo-a-passo, e comparar os resultados com os resultados anteriores, como estou aprendendo, certametne deixei passar algo.

Vou fazer também as medições e conferências que citou nesta última resposta e faço um apanhado geral.

Fico feliz que estamos num bom caminho, quando abri as primeiras vezes me sentia totalmente perdido, sem saber o que fazer e agora me sinto muito bem orientado, obrigado.

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« Responder #13 : 04 de Abril de 2020, as 18:51:18 »

Não precisa refazer todas as medidas, é trabalho extra e a toa. Sabemos que está quase tudo certo. Só confere o TDA2, em relação ao pino 13 e 15.

O standby cortar a alimentação do pino 13 faria esse TDA não funcionar, por isso não faz sentido.

Vamos fazer um check list:
1- tensão no TDA2, pino 13 em relação ao terra;
2- tensão no TDA2, pino 15 em relação ao terra;
3- continuidade entre os pinos 7 e 13 do TDA2, tanto visual (vendo se tem uma trilha que os liga) quanto por multímetro;
4- continuidade na chave táctil do standby;
5- continuidade entre os terminais da chave e o circuito principal (com o cabo conectado, meça a continuidade entre os terminais da chave táctil e algum ponto na placa principal que é ligado ao pino equivalente do conector. Se der continuidade, sabemos que os dois conectores, o cabo e as trilhas estão boas)

Os pontos 1 a 3 são só para esclarecer as medições. Sabemos que o circuito está funcionando, de uma maneira ou de outra, pois a lâmpada não acende mesmo com o circuito em standby ou não. O problema está na parte que ativa o standby. Os pontos 4 e 5 são para eliminar possibilidade de falha mecânica no acionamento do standby (acrescentei o 5 por se tratar de controle remoto).

Quanto ao transistor e zener no pino 9, acabei me lembrando que nem todos os circuitos possuem isso. Alguns controlam o standby usando um transistor, outros fazem chaveamento mecânico, outros usam qualquer outra coisa que possa atuar como chave. No seu caso, você vai ter que verificar isso, só ver o que está ligado ao pino 9 de cada TDA. Na "pior das hipóteses", é possível desativar o standby fazendo uma ligação direta, se você não se importar em "perder" essa função.
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« Responder #14 : 04 de Abril de 2020, as 21:22:51 »

1- tensão no TDA2, pino 13 em relação ao terra;
Você tinha razão Marcão, era erro de medição, incrível que com o resultado você deduziu isso, a medição entreo pino correto 13 é de 24,3V (positivo).

2- tensão no TDA2, pino 15 em relação ao terra;

A tensão neste ponto é de -24,3V (negativo, minha medição estava analisando pino errado, pintei o pino onze no lugar do 13, e assim por diante.)

3- continuidade entre os pinos 7 e 13 do TDA2, tanto visual (vendo se tem uma trilha que os liga) quanto por multímetro;

Visualmente percebe-se que os pinos 7 e 13 são conectados por trilha e o teste com multimetro demonstrou isso.

4- continuidade na chave táctil do standby;

A chave esta funcionamento corretamente.

5- continuidade entre os terminais da chave e o circuito principal (com o cabo conectado, meça a continuidade entre os terminais da chave táctil e algum ponto na placa principal que é ligado ao pino equivalente do conector. Se der continuidade, sabemos que os dois conectores, o cabo e as trilhas estão boas)

Neste ponto não é tão fácil, pois o cabo serial de nove pinos não é ligado diretamente na placa da chave, há um cabo flat de 6 vias (daqueles de HD antiga), que conecta a placa do botão à placa principal do controle, este cabo testei e está ok.

O cabo serial de 9 pinos sai do controle e entra na placa colada no chassi, onde vão os conectadores para as caixas dos falantes. Desta placa saem dois cabos (5 e 3 vias) que vão em dois conectores separados na placa principal.

Neste ponto, segui as trilhas e percebi outro TDA (SMD), que fica na face das trilhas da placa principal, que é um TDA 7313, que pelo que pude entender é um processador de audio. Dois 5 cabos, vao por trilha até os pinos 13 e 14 desse TDA.

Quanto ao transistor e zener no pino 9, acabei me lembrando que nem todos os circuitos possuem isso. Alguns controlam o standby usando um transistor, outros fazem chaveamento mecânico, outros usam qualquer outra coisa que possa atuar como chave. No seu caso, você vai ter que verificar isso, só ver o que está ligado ao pino 9 de cada TDA. Na "pior das hipóteses", é possível desativar o standby fazendo uma ligação direta, se você não se importar em "perder" essa função.

Dois TDAs (1 e 2 - 7296) são jumpeados os pinos 9 entre si. No TDA 3, o pino 9 saí para um resistor que é conectado ao positivo de um eletrolitico e segue até o terminal negativo de um diodo (desses grandões na placa), que é ligado ao 22.5V da fonte e tem um capacitor paralelo a ele.

Não localizei diodo zener, os CIs, pel oque vi são amplificadores NE5532.

Esse TDA7313, acredito que pode ser ele que controle o standy BY, que acha?

Posso tentar ser mais claro se não o fui suficiente.

Amanhã farei testes mais precisos em relação à continuidade dos cabos e seguirei melhor as trilhas.

Obs.: podemos desativar o stand by sem problema, o intuito é aprender com essa manutenção, mas se for preciso desativar, vamos em frente.

Valeu, abraço.
« Última modificação: 04 de Abril de 2020, as 22:00:58 por EduardoFeitosa » Registrado
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