Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 02:48:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: EF184 no Valvolab (sugestão de pré)  (Lida 61191 vezes)
Jupterra
Visitante
« Responder #45 : 31 de Janeiro de 2011, as 12:36:40 »

rogerio3d, o pdf que o KEM está falando, não é "pré" e sim controle de tons e volume; conforme comentou o Aparecido.
São apenas stack's passivos.

Abraços.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #46 : 31 de Janeiro de 2011, as 13:30:55 »

 Realmente Eduardo! As pinagens são bem diferentes, li num tópico gringo que um cara substituiu as válvulas de um VOX AC15 só que não disse que tinha feito alterações no amp, achei que tinha tirado e colocado outra facilmente.
 E é isso mesmo, o senhor me disse frequência intermediária, eu que acabei trocando os nomes dos burros...

 Bem, agora só falta eu fazer alguns testes também para ver o que acontece!
 

Um abraço e obrigado pelas correções!
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, as 13:55:54 por Ledod » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #47 : 04 de Fevereiro de 2011, as 17:38:53 »

 Então pessoal, testei o pré do Eduardo mudando C2 para 680nf, C4 para 150nf, C1 para 330uf e R4 para 1k. Para o teste de áudio montei um power com mosfet em classe A desse site http://diyaudioprojects.com/Solid/ZCA/ZCA.htm mas com mudanças bem radicais no projeto, como o mosfet que é um FK18SM (que é em princípio para chaveamento e foi retirado de sucata) o resistor de dreno que são dois de 100 ohm 10w em paralelo, e fonte que não tem esses capacitores gigantescos do projeto original (dois capacitores de 1000uf).
 Para a alimentação do pré usei o esquema de inversor com dois transformadores de 12v e secundário em 220v retificado por uma ponte de diodos e um capacitor de 100uf/400v e um resistor de 82k com isso eu tinha uns 320vdc em cima do capacitor, sendo que o B+ ficou em 220vdc com a Ef184 instalada. Para os filamentos utilizei uma fonte variável de 0-12v deixando em 6,2vdc.
 
 Tudo foi meio feito na gambiarra por assim dizer, e o resultado sonoro foi muito mais que aceitável !! Muito gostoso de ouvir o som desses dois juntos, soa bem "orgânico" e "quente", difícil explicar com palavras... A montagem tinha um ruído humm bem de leve, mas as vezes era imperceptível. O valor de R4, 1000 vezes menor que o original se deve porque estava distorcendo muito a entrada do power, criando um som de fuzz bem ruim...

 Acredito que soou muito bem para meus ouvidos! Gostei do som, apesar que faltou alguns agudos e graves, nada que um equalizador bem planejado não resolva, afinal, temos ganho de sobra para fazermos o que quiser com essa válvula.

 Enfim, aprovado !!! Muito obrigado por ter compartilhado conosco essa sua experiência!


Um grande abraço!

ps: Não repare na bagunça, mas uma foto da montagem:
ps2: Roubei mesmo na cara dura sua idéia do valvolab! haha
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2011, as 17:46:04 por Ledod » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #48 : 04 de Fevereiro de 2011, as 17:45:42 »

Era previsível que esse pré a válvulas fosse distorcer a entrada do transistor porque a saida desse circuito é violenta pra um power transistorizado.Achoq ue fazendo o casamento de impedâncias correto vai ficar ainda melhor.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #49 : 04 de Fevereiro de 2011, as 17:51:16 »

Com certeza! Mas não tinha como testar aqui e já tinha montado esse power a um tempo. No final ficou muito bom pela gambiarra que eu fiz. Se casarmos certo os dois acredito que seria um amplificador muito bom para áudio e guitarra...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #50 : 04 de Fevereiro de 2011, as 20:28:41 »

Ledod... acho que só de voce colocar um tone stack entre o pré e o power ja vai ajudar.
Eu achei faz um tempo um CIRCUITO muito parecido com esse de power que voce montou. Pelo que vi do datasheet do 2N6755 da pra usar um IRF530 no lugar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Jupterra
Visitante
« Responder #51 : 04 de Fevereiro de 2011, as 22:04:11 »

Pessoal, se alguém conseguir desenvolver um tone stack simples com Vol-Grave-Agudo, para este pré; poste para que possamos usá-lo; porque já montei alguns que imitam o Fender, Vox e Marshall e "engolíram" grande parte do sinal; deixando o som baixo e sem brilho.(uma foto destes está em resposta anterior).
Estou utilizando o meu pré num power com LM3886 e minha caixa "treme" quando abro o volume... é muita potência.

Abraços.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #52 : 04 de Fevereiro de 2011, as 23:14:03 »

Vamos nos ater ao assunto do tópico pessoal.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #53 : 05 de Fevereiro de 2011, as 17:26:03 »

Oi Pessoal

ps2: Roubei mesmo na cara dura sua idéia do valvolab! haha

No fórum, ninguém rouba ideias! Apenas aperfeiçoa e adapta. Tudo o que se posta aqui vira domínio público imediatamente!

Fico feliz com os resultados que estão aparecendo. Estão indo na direção que eu esperava.

Os capacitores não são críticos e os que aparecem no circuito original são valores mínimos. Valores maiores não trarão qualquer alteração, mas menores podem influenciar a resposta em frequência, reforçando graves ou agudos, conforme o lugar.

O uso deste pré com aparelhos transistorizados deve ser bem pensada. O circuito original tem um ganho superior a 400 vezes. Isso quer dizer que um sinal de 0,05V produz uma saída de 20V!!!!

O mais adequado é usar um tone stack depois, incluindo o potenciômetro de volume no lugar de R4, como o Jupterra fez. Usar resistores muito baixos no lugar de R4 apenas cortam o ganho, sem trazer muitas consequências. No caso do que o Ledot fez, usando um resistor de 1K, o capacitor C4 precisa ser recalculado. Com os 47nF originais vai se perder todo o grave e parte dos médios. O ideal seria 4,7uF para manter a banda original, mas um valor mínimo seria 1uF.

Circuitos de controle de tom são gulosos por sinal. Eles cortam mesmo e sem dó. Por isso que este pré é interessante, já que com uma única válvula dá todo o ganho necessário para ser cortado num tone stack e então aplicado num amplificador com alta impedância de entrada. Se for usar em um amplificador com baixa impedância de entrada (leia-se SS), tem que por um buffer depois do stack.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #54 : 05 de Fevereiro de 2011, as 17:30:48 »

Quem diria hein Eduardo, o homem do Hifi ajudando a fazer pré de guitarra!

Quem é que vai ensinar ao Eduardo a tocar guitarra e fazer uns power chords?

Estou muito feliz com o rumo deste thread!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #55 : 05 de Fevereiro de 2011, as 19:25:16 »

Quem diria hein Eduardo, o homem do Hifi ajudando a fazer pré de guitarra!

Quem é que vai ensinar ao Eduardo a tocar guitarra e fazer uns power chords?

Estou muito feliz com o rumo deste thread!

 Cheesy n precisa ser necessariamente guitarra... pode ser contrabaixo também! Já que esses se dão melhor com circuitos Hi Fi do que a guitarra.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #56 : 05 de Fevereiro de 2011, as 20:15:08 »

Quem diria hein Eduardo, o homem do Hifi ajudando a fazer pré de guitarra!

Haroldo, espere só para ver o que o cara das válvulas está aprontando com integrados da série TDA20XX!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, as 18:51:25 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #57 : 06 de Fevereiro de 2011, as 09:48:12 »

Citar

Harolde, espere só para ver o que o cara das válvulas está aprontando com integrados da série TDA20XX!


 Isso eu vou esperar mesmo ! Algo me diz que vem coisa muito boa por ai (um híbrido talvez?  Smiley )

 E esse tópico está ficando muito legal, ainda irei montar o IALL 10.5 com o pré do Eduardo, talvez um pouco mais para frente que minhas férias já se foram, mas o casamento desses dois é inevitável haha.

Um grande abraço!
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #58 : 21 de Junho de 2011, as 11:11:55 »

Pessoal, agora que sei como postar fotos, quero compartilhar meu pré com "EF184" com vocês.
Da maneira que fiz, dá pra testar vários Power.

A fonte simples, ajuda muito o pré.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #59 : 21 de Junho de 2011, as 16:53:39 »

Oi Jupterra

Que boa idéia de chassis aproveitando carcassa de fonte!

Depois posta um vídeo no youtube para a gente ouvir o resultado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal