Oi Cleiton
É bom escrever para outro Handmades que tem nome de gente!
Eu comecei com um Minipa analógico de traço simples 1MHz e tela de 5x5cm. Deve estar custando uns R$600,00 hoje. Dá para muita coisa! Aliás é este que está me acudindo neste momento. Ontem fiz uns testes que devo postar mais tarde no forum de valvulados. Não perca!
Mais tarde, com mais experiência e saldo bancário, comprei esse Caltek de traço duplo 20MHz e tela de 12x12cm. É bem mais confortável para trabalhar e com os recursos do traço duplo dá para estimar distorção, ganho, ruído e assim vai.
Hoje meu sonho de consumo são esses digitais que fazem FFT! Já te dão o espectro do que está saindo do amplificador! Daí me livro do analizador de distorção também, que é um aparelho temperametal e difícil de usar.
Para as aplicações de áudio, um de 100kHz já serviria. Tem umas gambiarras que usam a placa de som do micro como osciloscópio de 2 canais. Isso eu já acho ruim. Primeiro que a taxa de amostragem é baixa demais e te limita aos 20kHz. Se ouver oscilação de alta freqüência ocorrendo você não vai pegar.
Mas o pior de se usar a paca de som é que certamente você estará com um Notebook sobre a bancada, junto com o ferro de solda e compania, e ligando esse brinquedo caro num circuito com por baixo 200V.
Andei vendo que tem uns USB. Você liga no micro pela USB e o software faz o resto. É só uma caixinha com 3 plugs BNC. Uma interface mesmo. Mas vem a mesma preocupação de antes.
Eu não estou muito inclinado a gastar mais que R$2000,00 num osciloscópio novo. Mesmo porque o uso é bem eventual. Se alguém tiver indicação...
Abraços
Eduardo