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Autor Tópico: ajuda com caixa de som ativa - ponte retificadora e leitor de mp3  (Lida 5178 vezes)
marcao_cfh
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« : 11 de Dezembro de 2019, as 20:26:27 »

A uns dias atrás, apareceu para negócio uma caixa ativa por preço baixo. É uma caixa de 600W, sendo 500W para o falante e 100W para o driver de titânio. O amplificador do falante usa dois mosfets 20N50C, e o do driver usa um TDA7294. O antigo dono ligou em 220V com a chave seletora em 127V, acabou deixando a caixa encostada por um tempo e por fim desistiu de arrumar. Não sei se dou conta de arrumar, mas não deixei a oportunidade do negócio passar.

Desmontei a caixa e fiz alguns testes iniciais de tensão. Algo estava em curto, presumi ser os mosfets de saída, então fiz um teste simples de continuidade, que não acusou nada. Sei que isso não confirma que eles estão bons, mas aproveitei e testei os outros mosfets, e descobri que um par de IRFB4227 estava em curto, com todos os terminais dando continuidade entre si. Perguntei sobre eles aqui a uns dias atrás, e acabei conseguindo comprá-los sem precisar depender de correios, estou com eles em mãos.

O primeiro empecilho para prosseguir: queimei a ponte retificadora Toma na Cabeça. Sim, queimou. Fui fazer a medida de tensão na ponte e acidentalmente coloquei a entrada e saída em curto. Nas lojas locais e onde eu comprei os mosfets em curto não tinha a ponte originalmente usada, uma KBU1010 (1000V 10A). Achei uma KBU808 (800V 8A), e fora essas só tem na loja pontes para mais de 20A.

Aqui surge a primeira pergunta. Acredito que a tensão máxima da KBU808 não seja problema, mas e quanto à corrente? Uma ponte para 10A é superdimensionada e uma para 8A dão conta, ou preciso mesmo de uma para 10A?

O segundo empecilho (mas muito menos importante que o primeiro): a caixa tem 3 placas, uma para o mixer, outra para fonte + amplificador e outra para o leitor de mp3. O antigo dono já havia desmontado a caixa, então não vi como estava a ligação. Da placa principal para o mixer, foi fácil identificar. Já na placa do leitor de mp3 há 3 conectores, um de 2 vias para alimentação 12V, um de 3 vias para alimentação 3,3V e um de 3 vias para saída de áudio. O problema é que em todo o restante do conjunto só há um único lugar para conector de 3 vias, e eu acredito que precisaria de pelo menos 2 conectores (sinal e uma das alimentações). Procurei em todo canto, e nada! O antigo dono só mandou um cabo, então realmente não tenho ideia. Fotos a seguir.

Aqui fotos da placa principal (fonte + amplificador). Um dos mosfets queimados foi removido, assim como a ponte.


Aqui, a placa do leitor usb. Vejam que há 3 conectores nela, como descrito acima.


Aqui, a placa do mixer. Os dois conectores da parte de baixo vão para a placa principal, enquanto o de cima vai para a placa do leitor de mp3.


Alguém já consertou esse tipo de caixa e sabe como conecto essa placa do leitor de mp3 e também a respeito da ponte retificadora?
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« Responder #1 : 11 de Dezembro de 2019, as 20:51:21 »

600W eu usaria outra ponte de 10A ou mais, não ariscaria abaixo, mesmo sendo 8A
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Matec
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« Responder #2 : 11 de Dezembro de 2019, as 20:57:09 »

Nesse caso eu iria atrás de toda documentação sobre o aparelho.

Se não tiver, eu não  arriscaria investir nisso.

São aparelhos que podem ter um defeito simples ou um muito complexo. Mesmo que você encontre o defeito, não  é  um equipamento confiável.
 Cry

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O segundo empecilho (mas muito menos importante que o primeiro): a caixa tem 3 placas, uma para o mixer, outra para fonte + amplificador e outra para o leitor de mp3. O antigo dono já havia desmontado a caixa, então não vi como estava a ligação. Da placa principal para o mixer, foi fácil identificar. Já na placa do leitor de mp3 há 3 conectores, um de 2 vias para alimentação 12V, um de 3 vias para alimentação 3,3V e um de 3 vias para saída de áudio. O problema é que em todo o restante do conjunto só há um único lugar para conector de 3 vias, e eu acredito que precisaria de pelo menos 2 conectores (sinal e uma das alimentações). Procurei em todo canto, e nada! O antigo dono só mandou um cabo, então realmente não tenho ideia. Fotos a seguir.

Não tem mais uma placa de entrada de sinal analógico, controle de volume, nada disso?
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2019, as 21:23:38 por Matec » Registrado
jplavareda
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« Responder #3 : 11 de Dezembro de 2019, as 22:33:13 »

Antes de continuar com qualquer teste que precise ligar a caixa na tomada, providencie uma lâmpada em série. Uma halógena de 1000w deve dar conta. Assim você evitará queimas de demais componentes.
Se a lâmpada acender e permanecer acesa quando o amplificador for ligado, é sinal de que existe curto, que pode ser no primário ou secundário da fonte ou no amplificador de potência.
São vários os componentes que podem estar em curto, dentre eles: varistor, ponte retificadora (essa vc já descartou ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ), CI oscilador, capacitor em curto, mosfets de chaveamento da fonte e potência etc... se for problema de curto, procure-o com a escala de continuidade (com o amplificador desligado). Ao acha uma região suspeita, retire o(s) componente(s) e veja se o curto desaparece. Caso sim, ligue o amplificador com a lâmpada em série. Se ela apenas piscar e apagar, você achou o problema (ou parte dele). Substitua o componente defeituoso e ligue o amplificador com a lâmpada em série. Faça isso até você achar todos os curtos até que a lâmpada permaneça apagada ou com pouco brilho.

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Se o problema não for curto e a fonte simplesmente não ligar, o sistema de proteção do CI oscilador pode estar entrando em ação e desarmando a fonte. Com um multímetro analógico em DC, verifique a tensão em uma das saídas da fonte e veja se a agulha fica dando uma leve oscilação. Isso indica que a proteção está sendo ativada, o que pode ocorrer por sobre corrente, sobre tensão, sub tensão etc devido a algum componente queimado ou com valor alterado.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2019, as 22:45:44 por jplavareda » Registrado

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« Responder #4 : 11 de Dezembro de 2019, as 22:56:35 »

Emanuel, acho melhor eu ver se acho a de 10A em algum outro lugar.

Matec, sobre a documentação, bem, acredito que isso seja mais um problema...
Peguei o conjunto a um preço abaixo do valor da caixa e driver, então mesmo se for usar como caixa passiva já valeu o investimento. Se eu conseguir arrumar, melhor ainda. Mas sem documentação, concordo que é bem difícil. Como já comprei os dois mosfets (bem carinhos, por sinal) e não tenho outro uso pra eles, pelo menos essa troca acho que vale a pena fazer. Se não der, aí já não sei o que fazer.
Sobre a placa de controle de volume e sinal analógico, é a mesma placa do mixer (última foto). Aquele cabinho é do sinal analógico, praticamente certeza. Inclusive, o conector fica próximo do potenciômetro de volume do mp3. O que não achei foi onde ligar a alimentação.

Jplavareda, usei lâmpada em série (embora de menor potência) e ela só piscava mesmo na hora de ligar, depois apagava. Quando eu queimei a ponte retificadora, a coisa mudou. Ela está apresentando uma osciladazinha, entre totalmente apagada e filamento levemente avermelhado. Visivelmente, não há nada suspeito. Identifiquei esse par de mosfets em curto, está dando continuidade entre todos os terminais dos dois. Vou tentar a troca desses dois mosfets e ver o que acontece, mas preciso achar a ponte para 10A. Infelizmente não tenho voltímetro analógico para fazer esse teste, mas acredito que não chegarei tão a fundo assim. Se não for problema de solução relativamente "simples", ou levo para alguém ver se arruma ou transformo a caixa em passiva.
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« Responder #5 : 12 de Dezembro de 2019, as 16:16:55 »

Marcão, quanto a placa onde se coloca o Sdcard, em uma dessas caixas ativas da marca Unic que tive contato, existia também um conector sem uso com essa tensão marcada na PCI, porém a alimentação provinha de outro chicote com +12v e gnd, que depois passava por um 7805. Pena que não tenho fotos, na época a potência dela tinha queimado, e o pessoal estragou o transformador no abrir a caixa.
Eu fiz o teste com uma fonte 18+18 VAC que tinha disponível aqui e, tudo funcionava bem.
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« Responder #6 : 14 de Dezembro de 2019, as 08:19:44 »

Marcão, é uma suposição investigue para certificar mas:

a alimentação acredito que seja feita pelo conector vermelho, em 12v.

o segundo conector que possui 3,3v me parece ser de saída,  para ligação do sensor IR para controle remoto (que deve ficar fixado ao painel da caixa, em alguns casos, há um no painel traseiro e um proximo ao falante, na frente da caixa).

digo isso pois os sensores IR possuem 3 pinos e precisam de alimentação completa, positivo e terra, o outro pino "retorna" os pulsos, no conector tem marcação IR - gnd - 3,3 (que é uma tensão bem proxima do comum para alimentação desses receptores).

alimente com os 12v no vermelho e provavelmente você terá os 3,3 saindo no outro conector.

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sobre a ponte, particularmente arriscaria colocar uma bem maior (você disse que acha de 20A), usar a de 8A, só usaria  se tiver como medir o consumo sobre ela com a caixa em potencia máxima e em picos, para ter certeza que manteria alguma folga, para testes durante o conserto acho que não há problema.

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« Responder #7 : 16 de Dezembro de 2019, as 11:10:21 »

O problema é que simplesmente não há lugar para conectar a alimentação. Procurei em toda a placa principal e placa de mixer, e não há nada.

De qualquer forma, não vou conseguir prosseguir com a tentativa de manutenção. Coloquei a ponte de 8A mesmo, para tentar medir tensões em alguns pontos da caixa, e aparentemente há mais coisas danificadas além dos dois mosfets e da ponte. Não tenho ferramentas e nem conhecimento para trabalhar com fonte chaveada/smd, vou levar a uma pessoa mais especializada. Valeu a tentativa, conta como experiência.
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