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Autor Tópico: Bloco de inox para ponte stratocaster  (Lida 3274 vezes)
Emachado
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« : 15 de Novembro de 2019, as 23:54:52 »

Reformei há poucos meses uma strato Squier Indonésia de 1996. Fiz:
*abaulamento escala, estava com buracos, nova colagem e troca do tensor espanado por um de dupla ação;
*redução da espessura do braço;
*trastes (coloquei Condor jumbo porque só tinha esse aqui, mas não gosto deles para strato);
*retirada das várias pinturas velhas, nova selagem e pintura, tudo em nitro/duco;
*troca de escudo, captadores (kit Malagoli Custom D.G. e chave para adicionar cap do braço junto com ponte a lá Gilmour), toda a parte elétrica;
*novo nut de latão;
*fiz no torno novos abaixadores de corda em latão redondo;
*waterslide Fender (queria experimentar trabalhar com este material, não pretendo vender a guitarra e tem meu nome em vários pontos, ou seja, sem pretensão de falsificação...)

Enfim, comprei-a por 120 reais e fiz uma grande reforma nesta strato que pretendo ser meu principal instrumento. Creio que valeu todo trabalho e investimento.

Já há algum tempo queria experimentar a mudança do bloco de Zamack por outro com um material melhor. O objetivo era obter melhor definição das notas mais graves, pois nesta guitarra isto me incomodava e gerou insatisfação com tanto trabalho e custos.

Pensei em latão, aço 1020 ou inox.
Embora mais fácil de usinar, ví comentários que o latão atenua o ataque, coisa que não queria. Achei no ferro velho uma barra de uns 20cm de inox com a espessura desejada de 15mm. Comprei também um pedaço de aço 1020, mas este com 18mm.
Acabei optando em faze-lo com o inox, embora seja o material mais difícil para cortar e furar.

Cortei no disco com lixadeira manual em medida próxima ao desejado. Etapa mais perigosa do trabalho.
Lixadeira para acertar as medicas.
Lixa de rolo para acertar os planos.

Abertura dos furos com furadeira de coluna. A manual exige muito esforço e se obtem menor precisão.
Aí esta o maior desafio, pois o inox "encrua" fácil. Ao esquentar durante a furação, ele endurece nestes pontos, queima ou quebra a broca. Os furos mais espessos (acima de 3mm) furam bem. E estas brocas são mais fáceis para afiar. Agora os furos menores foram bem difíceis...
Quase desisti por conta de um pedaço de broca que ficou preso nos furos passantes das cordas. Deu trabalho, mas consegui furar pelo lado contrário.
Na furação para as molas, ainda ficou um pedaço em furo que abandonei, conforme fotos.
A fixação do bloco ficou com rosca M4 e aproveitei uma alavanca que tinha aqui com rosca M6. Comprei os macho na Rua Piratininga em São Paulo. Lá têm "sobras" de indústrias e é possível encontrar boas ferramentas com preços bons (R$5,00 cada macho individual, não o jogo).
Lá tem boas brocas também. Alias, as melhores para inox são umas escuras, creio que sejam "revenidas".
Não sou torneiro ou ferramenteiro, mas posso afirmar que as brocas Irwin vendidas em minha cidade como de 1ª linha são uma bela porcaria quando comparadas às brocas que encontro lá na Piratininga.

https://photos.app.goo.gl/aqgCFqTUF6cvXbdt8

Montei a guitarra hoje e de fato houve melhora nos graves (mais firmes). Mesmo médios e agudos parecem mais definidos que antes. Talvez isto se deva ao ataque que está mais pronunciado.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2019, as 23:56:43 por Emachado » Registrado
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« Responder #1 : 16 de Novembro de 2019, as 19:00:21 »


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Lá tem boas brocas também. Alias, as melhores para inox são umas escuras, creio que sejam "revenidas".
Não sou torneiro ou ferramenteiro, mas posso afirmar que as brocas Irwin vendidas em minha cidade como de 1ª linha são uma bela porcaria quando comparadas às brocas que encontro lá na Piratininga.

As melhores brocas pra furar inox são amarelas (revestidas de tungstenio) o segredo pra furar inóx e não "encruar" é usar velocidade baixa na furadeira e usar um bom fluido de corte durante a furação pra facilitar a furação e refrigerar a broca e o material. onde trabalho usamos brocas comuns da irwin e as vezes precisamos fazer furos de 3 a 10mm em chapas de inox de 5 a 15mm e nunca tivemos problemas o segredo como eu disse, é a velocidade da furadeira, velocidade do avanço e usar fluido de corte.  Wink
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« Responder #2 : 16 de Novembro de 2019, as 23:57:12 »

De fato o inox exige baixa velocidade da furadeira.
Usei fluído de corte específico na furação e roscas, mas me surpreeendi ao usar óleo desingripante e obter melhor resultado, diferente das ligas de aço carbono.
Concordamos então: furos acima de 3mm são mais fáceis e até 15mm de espessura do material vai bem.
O problema é com o furo a 40mm de profundidade, pois "entope" a broca com muito mais facilidade e causa as quebras que falei.
Foi fundamental ter um esmeril à disposição para o repetidos processos de afiação da broca quando estas perdiam parte do corte. Broca "cega" é outro fator que provoca aquecimento e quebra.
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« Responder #3 : 17 de Novembro de 2019, as 09:51:42 »

Isso sim e ser handmade raiz ! Parabéns Emachado  Bravo
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