Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 18:22:31
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Eletrônica
>
smps com o uc2843
Páginas:
1
2
3
1
2
[
3
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: smps com o uc2843 (Lida 17193 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416
Re: smps com o uc2843
«
Responder #30 :
29 de Outubro de 2019, as 19:20:45 »
Citação de: xformer em 29 de Outubro de 2019, as 16:35:55
Mas depois eu conto antes de você começar.
Acho que não vai dar tempo
Que negócio trabalhoso de enrolar!
Comecei pelo secundário, coloquei o núcleo no meio do fio e fiz uma espira para prender, depois fui enrolando um dos lados do fio até quase completar a volta no núcleo. Aí contei quantas espiras tinha feito
e continuei enrolando e dessa vez contando as espiras. Após as 150 espiras, dei um pingo de super bonder em cada extremidade para fixar, e enrolei o primário (que não está colado com super bonder ainda, porque não sei se é necessária uma camada de isolamento entre o primário e o secundário).
No começo, é bem chato. Mas depois que pega o jeito, achei até rápido. Fio grosso é bem mais difícil. Usei fio 20 e 26 (acho que foi 26), porque tinha esses fios sobrando. Não ficou uma maravilha, mas se funcionar está ótimo.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #31 :
15 de Novembro de 2019, as 19:20:07 »
Depois de alguns dias e alguns imprevistos como esquecer de comprar um valor de resistor
, aqui está a placa montada:
A princípio, não funcionou. Com 9V na entrada, estava tendo menos de 1V na saída. Conferi os valores dos componentes, tudo certo. Então conferi se havia desenhado corretamente o esquema no eagle, e tinha esquecido de conectar o primário do transformador à entrada
. Soldei um fio fazendo a ligação e testei novamente, problema resolvido.
Com 9V de entrada, obtive 160V de saída com o trimpot no máximo - na verdade no mínimo, já que ele ficou invertido
. Já com 12V na entrada, cheguei a 270V, mas ainda dá para ir além disso. Não aumentei pois não sei quanto de tensão está chegando nos mosfets e não quis arriscar. O transformador também começa a fazer barulho acima dessa tensão. Agora preciso montar algo para medir a corrente, tenho a placa de um fender champ pronta que provavelmente será usada para o teste.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #32 :
15 de Novembro de 2019, as 22:53:22 »
Citação de: marcao_cfh em 15 de Novembro de 2019, as 19:20:07
Com 9V de entrada, obtive 160V de saída com o trimpot no máximo - na verdade no mínimo, já que ele ficou invertido
. Já com 12V na entrada, cheguei a 270V, mas ainda dá para ir além disso. Não aumentei pois não sei quanto de tensão está chegando nos mosfets e não quis arriscar. O transformador também começa a fazer barulho acima dessa tensão. Agora preciso montar algo para medir a corrente, tenho a placa de um fender champ pronta que provavelmente será usada para o teste.
Não se preocupe com a tensão nos MOSFETs, no primário ela é baixa o suficiente para a maioria aguentar. Onde tem alta tensão é no secundário do transformador.
Para testar a corrente, basta usar resistores de valor e potência que atendam a expectativa de corrente. Tente inicialmente com resistor de 10kohms 20W e depois vá diminuindo a resistência (eu tinha um resistor de fio ajustável de potência) . A corrente pode medir diretamente ou somente faça a conta I=270V/resistor.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #33 :
17 de Novembro de 2019, as 18:05:31 »
Citação de: marcao_cfh em 15 de Novembro de 2019, as 19:20:07
O transformador também começa a fazer barulho acima dessa tensão.
Se você for aumentando a tensão, o núcleo do transformador começa a saturar. Então é melhor trabalhar num nível mais seguro
Handmaker
Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363
«
Responder #34 :
17 de Novembro de 2019, as 18:49:20 »
Olá.
Se o transformador é enrolado em um toróide de ferrite, maciço, como ele pode fazer ruído ?
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
Obrigado
«
Responder #35 :
17 de Novembro de 2019, as 22:06:57 »
Testei novamente, e não sei se é exatamente o transformador que está fazendo ruído. Algo está. Tentei fazer um videozinho, mas o celular não captou muito bem o ruído.
https://youtu.be/xk9fhRMx-S0
Não verifiquei exatamente a partir de qual tensão ele começa, pois o trimpot está bastante sensível nessa parte do ajuste. Em 270V ele não aparece. Os mosfets também esquentam, mesmo sem ter carga.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #36 :
18 de Novembro de 2019, as 09:02:11 »
O ruído não pode ser da frequência de chaveamento de 38kHz, pois ela está acima da faixa audível.
Quais são os MOSFETs que você usou ? Se eles não forem rápidos nas transições entre corte e condução e vice e versa, eles vão esquentar mais. Em último caso, pode tentar diminuir a frequência de chaveamento. E pelo vídeo, também estão sem dissipadores.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
Obrigado
«
Responder #37 :
18 de Novembro de 2019, as 12:03:04 »
Usei os IRF644. Quer dizer, é o que está escrito neles, mas se são originais ou não, aí já é outro detalhe
. Está sem dissipador por enquanto, pois só testei sem carga e para ver se o circuito está funcionando. Mas eles só esquentam em alta tensão, quando aparece o ruído. A 270V sem carga eles não esquentam nadinha. Os testes com carga serão feitos com dissipador, consegui um de tamanho bom, só preciso furar.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #38 :
02 de Dezembro de 2019, as 19:57:00 »
Demorei para fazer os testes, mas finalmente fiz. E os resultados não foram animadores...
Montei um amplificador com um pré simples usando a 6N2P e uma etapa de saída com uma 6L6. Ajustei a tensão da smps para 250V. A corrente obtida foi de somente 13 a 14 mA, e os mosfets esquentaram consideravelmente, mesmo com dissipador.
Acredito que o problema está no transformador ou no indutor, pois não tenho experiência ao enrolar toroides. Outra coisa (que agora que me dei conta) que não segui conforme o projeto original foi o fusível, que acabei esquecendo de usar. Usei lâmpada teste, que acendeu um pouco mas não tanto quanto um circuito em curto.
Conferi todas as ligações e estão todas corretas. Testei o amplificador com um transformador, funcionou. Então é algo na smps. Acho que, por enquanto, vou ter que engavetar o projeto, pelo menos até concluir alguns projetos em andamento (que postarei em breve os resultados e também pedidos de ajuda
) e estar com a cabeça mais livre para poder me dedicar a este.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #39 :
02 de Dezembro de 2019, as 21:09:17 »
Primeiro e pela milésima vez eu vou escrever que NÃO É PRA USAR A LÂMPADA SÉRIE NO CIRCUITO EM FUNCIONAMENTO. É só pra ligar e ver se não tem curto circuito. Se não tiver curto, ligue sem a lâmpada.
Segundo, um conversor desses não consegue fornecer potência necessária para alimentar uma 6L6 em classe A. Supondo que você esperasse uns 10W de saída, o conversor precisaria de mais de 20W de potência fornecida. O rendimento máximo teórico de um amplificador classe A com o transformador de saída é de 50% (o real vai ser menor). No meu circuito eu consegui 20W, logo ele só conseguiria alimentar um amplificador de até uns 5 a 7W em classe A, ou seja mais recomendado uma EL84 ou 6V6.
Pode ser que o seu núcleo não seja adequado para um transformador, mas feito para ser um indutor de filtro como realmente foi retirado da fonte de PC.
marcao_cfh
Handmaker
Obrigado
«
Responder #40 :
02 de Dezembro de 2019, as 21:13:15 »
Desatenção minha. Escrevi 6L6, mas o circuito é com 6
V
6
. Pesquisei tanto a 6L6 esses dias para um amigo, que acabei viciando em escrever o L. Vou fazer o teste amanhã novamente sem a lâmpada série e posto os resultados.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355
«
Responder #41 :
03 de Dezembro de 2019, as 15:04:06 »
Tenho quase certeza que o IRF644 tem tensão máxima nominal de 250v,
mas acredito que uma falha seria mais catastrófica se você tivesse tensão reversa.
Infelizmente o próximo IRF fácil de obter é o IRF740, que é até 400V, mas a Rds dele é o dobro.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #42 :
03 de Dezembro de 2019, as 19:36:41 »
A tensão máxima do IRF644 é realmente 250V. Mas a tensão que chega nele é baixa, ela é aumentada posteriormente pelo transformador.
Fiz o teste novamente, sem lâmpada. E obtive o mesmo resultado. Acredito que o problema seja mesmo o núcleo do transformador.
1
2
3
1
2
[
3
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...