Primeiramente, bem vindo!
Bom, acredito que trocando o falante você não terá o resultado que espera. Vai melhorar, mas a melhora pode não ser tão significativa assim. Claramente você não gosta do som desse amp, e boa parte do som dele vem do pré, então uma troca de falantes pode não ser vantajosa e até dinheiro gasto a toa. Pode ser mais vantajoso retirar parte do circuito dele e fazer um pré que atenda suas necessidades.
Tem algum falante aí para testar? Pode ser um ruim mesmo, só para um teste rápido.
E como é a sua habilidade e experiência com eletrônica?
Boa noite!
Eu peguei umas caixinhas de um mini system CCE que tinha aqui atirado num canto... Coloquei elas em série (não sei se elas são 4 ou 8 ohms, não queria queimar o amp), e fiz um teste.
Melhorou consideravelmente o som (talvez até por serem 2 falantes agora)... Mas ainda tem algo nele que não tá legal. Parece que ressalta muito os médios, mas com um som de brinquedo eletrônico xing-ling...
Acho que você tem toda a razão, o problema dele é no pré.
Eu cheguei a fazer Técnico de Eletrônica, no Parobé, a uns 40 anos atrás, mas não cheguei a me formar, acabei fazendo administração
Mas tenho algum conhecimento, em especial de eletrônica digital.
Valeu pelas dicas!
Edson
-----
Eu tenho o irmão maior dele o DG3012 e não apresenta estes problemas.
Deve até ter o mesmo pré, mas não sei ao certo.
O que destaco é que limpo o meu é bem "aberto" e até cristalino (à lá Fender).
O canal Drive é bastante funcional, vai de um crunch à um distortion com timbres muito bons. Na época que o comprei, havia comentários que era um dos poucos amplificadores com uma distorção decente. De fato ela é muito funcional. Porém uso muito pouco devido à grande quantidade de pedais que tenho.
Enfim, com as características que ele citou, esse amplificador não deve estar com problemas?
Mesmo o limpo dele parece que está "fanho", o som embola bastante... O canal Drive, abaixo do 2 não tem som (efetivamente, parece que tem uma chave "liga-desliga" da posição 2 para baixo).
Eu vou usar principalmente o canal limpo, pois uso com uma pedaleira Zoom G1Xon (mas antecipo que todos os testes estou fazendo sem a pedaleira, para tirar variáveis da minha análise).
Pode até ser que o amplificador tenha alguma gambiarra dentro dele - eu comprei usado (veio quase de presente) com uma guitarra Sx que comprei ano passado. A guitarra tá muito boa, super bem regulada por um luthier profissional aqui da região, pessoa de confiança (pelo menos pra mim, sempre regulou minhas guitarras e violões sem nenhum problema).
O mesmo som "fanho-metálico" acontece se eu ligar um violão com pré ativo nele (não testei com pré passivo).
Obrigado pelos comentários!
Edson
-----
Eu também tenho o DG3012, e gosto muito dele.. Tem bons timbres para usar com e sem pedais. Por várias vezes eu utilizo o amplificador sozinho (sem pedais) quando estou com preguiça de levar a parafernalha toda..
Emachado
você consegue umas fotos da placa do amplificador? Talvez o pessoal consiga te ajudar um pouco mais olhando a placa e te ajudar em alguma coisa (até analisando para ver se é problema do pré mesmo e/ou se seria "só" o falante).
É a tarefa para este final de semana: desmontar todo o bixo, e olhar se tem algum componente com cara de "queimado", capacitor inchado, resistor "torrado", cerâmicos quebrados ou rachados.
Também quero ver qual o opamp dele para ver se uma substituição melhora... Fiz um teste destes com um meteoro da minha filha, e o som melhorou bastante - como não sei se é a mesma pinagem, vou ter que desmontar tudo para poder analisar a viabilidade). Vi em um site americano o pessoal fazendo a troca por um LM 4558 (acho que é este, vou confirmar depois) e o som ficou com mais "punch".
Vou analisar também a situação do reverb de mola dele.
Assim que conseguir as fotos, posto por aqui.
Valeu, obrigado a todos pelas dicas até o momento!
Edson