Acho muito bom sistema de classificaçao do Alex, é uma boa referencia.
... o que se consegue com um instrumento de qualidade duvidosa pode ser tão bom no final das contas... basta o músico conseguir o que deseja dele...
Por isso disse que o importante é estar
satisfeito com o instrumento...
Sobre fazer musica com pedras... acho que esse era um dos principais intrumentos da antigidade...
Mas isso é pura verdade.
Vejamos, um berimbal é bem rustico, apenas uma corda, e se toca com uma vareta (nao sei o nome certo), alguns tocam com dedos mesmo.
Quem sabe tocar, faz uma "musica" muito boa.
Agora, peguemos uma harpa, instrumento considerado "celestial", muitas cordas, sonoridade bem legal, e tudo mais ...
Se a pessoa nao saber tocar ou fazer "musica"... sera um desastre total.
...Um dia quando passei a ter guitarras boas nem reparei assim tanta diferença mas quando tive que tocar com uma simplesinha, das baratinhas, é que reparei quão ruim elas são.
Ou seja, não reparamos tanto quando vamos pras coisas boas mas se temos que voltar ao ruim...isso é horrível. É nessa hora que vemos a diferença.
Geralmente nao pensamos ou admitimos, que nosso equipamento seja ruim, mesmo que seja dos piores.
Assim como o Roberto mecionou, nao percebemos muito a diferença quando trocamos de um instrumento inferior para um melhor.
Mas percebemos quando fazemos o inverso...
É como subir uma arvore, nao percebemos a altura enquanto subimos, mas na hora de descer...
...na verdade já estou acostudo sim e, realmente, estou ferrado!!! rs, eu estou com muita dificuldade de adaptação ao braço taco de beisebol da Chib, mas acho que com um tempo acostumo.
Por experiencia, te digo, tera que ser insistente...
Eu era acostumado com Jackson's, só usava estas, tive muitas.
Acabei pegando uma Fender, gostei bastante dela e acabei usando com maior frequencia, porque achei bem confortavel.
Quando fui retornar a Jackson, nao adaptei mais.
O braço da Jackson, é um pouco mais grosso que a Fender, e tornou muito desconfortavel usa-la.
Ate hoje, nao consigo me adaptar e usar as Jack como usava antes...
Sobre o amigo do HGamal, eu concordo na opiniao dele, desde que quem tenha os bons equipamentos e "entenda".
Tambem nao adianta uma pessoa ter os melhores equipamentos top, e nao entender do assunto...
O contrario tambem pode acontecer, quem nao tem bons equipamentos, mesmo que entenda, nunca achara que seus equipamentos sejam ruins.
Um caso que conheco em minha cidade:
Tem um sujeito, que é muito bem financeiramente, tem equipamentos de dar inveja em muitos.
Tem 2 Marshall, 1 Mesa/Boogie, 1 Vox ou Laney (esse nao me recordo direito agora), 1 JEM que trouxe dos EUA (assim diz ele), 1 RG, 2 Fender, 1 Les Paul Studio, 1 Les Paul Standar (ambas Gibson), 1 335 (que nao recordo a marca) , e outros mais.
Eu disse que era de dar inveja em muitos...
Ai voces devem dizer, po, esse cara deve tocar muito...
Ele so tocou 2 ou 3 vezes na escola que ele estudava, e uma vez em um evento de musica feito por uma escola.
Fora isso, ele so tocava/ensaiava na casa dele...
Agora veja algumas coisas sobre ele:
Nao acredita que a Fender fabrica amplificadores, mesmo tendo visto uma materia em uma revista.
NAo sabe que a Ibanez fabrica pedal (ele nao conhece o tao famoso e popular TubeScreamer).
Apenas conhece 3 marcas de fabricantes de pedal, Boss, Danelectro (que é importado e distribuido por uma empresa de minha cidade), e Onner.
Nao conhece marcas como Guild,
Paul
Reed
Smith, e tantas outras marcas...
Ele tem bons equipamentos, mas que opniao poderia dar?...