Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 16:35:00
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Off Topic
>
Off-Topic
>
Chegou minha Ibanez Jem Jr!!!
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
1
...
9
10
[
11
]
12
13
...
70
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Chegou minha Ibanez Jem Jr!!! (Lida 390382 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
Re: Chegou minha Ibanez Jem Jr!!!
«
Responder #150 :
05 de Fevereiro de 2011, as 21:46:20 »
Olha, a da pá eu achei massa demais!!! seria interessante para tocar "Dig me"do KC.
Mas eu tenho uma Ibanez made in Japan que é feita de uma material chamado resonator que nada mais é que farelo de madeira com resina poliéter.
Pagão e feliz!!
Diego Costa
Visitante
«
Responder #151 :
05 de Fevereiro de 2011, as 22:02:07 »
Alex Frias: Resonator = MDF
Sobre o MDF, amigos, acho que voces estão um pouco enganados em relação a ele _
Já trabalhei com marcenaria, e o MDF é um material bem denso, não chega a ser um papelão de fato, é pó de madeira + resina prensada. Considerando a construção da guitarra, quanto mais densa a madeira melhor é o timbre (daí a busca por guitarras "mais velhas", onde a madeira encontra-se mais seca).
Por isso que o MDF tem caracteristicas interessantes na construção de guitarras, visto que é um material denso, mas com boa trabalhabilidade em CNC. Diga-se de passagem é um material "economico" na construção de guitarras/contrabaixos, da mesma forma que o BassWood na construção de baterias nível iniciante (apesar que o MDF não é tão barato assim)...
No caso do MDF ele não é impermeável, mas tambem não é uma chapa daqueles aglomerados, que não podemos molhar que eles incham e esfarelam. O MDF é mais resistente nesse sentido, ja cheguei a colocar um pedaço desse material num copo com agua, e depois de 10 dias "de molho" ele sequer aumentou de tamanho. Mas isso não chega a ser um fato relevante, pois até mesmo um pedaço de madeira de verdade não alteraria seu tamaho nessas condições, e tanto o MDF quanto a madeira teriam sua estrutura fisica e resistencia alteradas.
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338
«
Responder #152 :
05 de Fevereiro de 2011, as 22:16:48 »
E com a pintura em boas condições o MDF estará impermeável!
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
guii_music
Visitante
«
Responder #153 :
05 de Fevereiro de 2011, as 22:18:29 »
Citação de: Diego Costa em 05 de Fevereiro de 2011, as 22:02:07
...e o MDF é um material bem denso, não chega a ser um papelão de fato, é pó de madeira + resina prensada. Considerando a construção da guitarra, quanto mais densa a madeira melhor é o timbre (daí a busca por guitarras "mais velhas", onde a madeira encontra-se mais seca).
Cara, mas a madeira pura tem veios que promovem reverberação do som, logo, acho que o som da madeira pura é bem mais agradável do que o do MDF.
Citação de: Espanhol em 05 de Fevereiro de 2011, as 22:16:48
E com a pintura em boas condições o MDF estará impermeável!
Exato!
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #154 :
05 de Fevereiro de 2011, as 23:00:14 »
Isso aí, será que existem tipos bem diferentes de MDF?
Pagão e feliz!!
DARKSEK
Visitante
«
Responder #155 :
05 de Fevereiro de 2011, as 23:18:07 »
Se você tiver uma guitarra feita com MDF, não pode lixar e deixar natural, o visual fica horrível(pelo menos nas guitas que já vi).
Visitante
«
Responder #156 :
05 de Fevereiro de 2011, as 23:27:02 »
Sobre Mdf tem um tipo para cada uso!
Resistentes ao fogo...
Resistentes à agua...
Flexíveis...
Nesse link tem os tipos de madeira
http://www.marcenariamobilia.com.br/content/view/26/38/
Mensagem Mesclada
Diego, MDF não seria densidade média?
«
Última modificação: 05 de Fevereiro de 2011, as 23:28:33 por juniorguitarcrazy
»
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #157 :
05 de Fevereiro de 2011, as 23:32:45 »
Resistente a fogo? Stratocasters resistentes a fogo lembra algo?
Pagão e feliz!!
Diego Costa
Visitante
«
Responder #158 :
05 de Fevereiro de 2011, as 23:48:23 »
@Juniorguitarcrazy:
Dependende. O MDF pode ter densidade semelhante ou maior que agumas madeiras.
@Darksek:
O MDF natural tem visual horrivel mesmo. Por isso que quando utilizado, na maioria das vezes, eles são pintados e/ou revestidos. Minha guitarra de MDF tem pintura sólida. Podem haver casos de guitarras de MDF com acabamento "natural", mas nesse caso elas são revestidas com uma folha de madeira para dar acabamento, e posteriormente laqueadas.
@guii_music
Concordo em partes. A madeira densa, independente de seus veios, porporciona uma maior sustentação da nota tocada, enquanto que um material "macio" absorve essas vibrações, reduzindo a sustentação e "abafando" o som.
Com umaa guitarra com escala de madeira escura extraimos timbres mais "quentes", estalados, tipicos da Fender utilizada por Steve Ray Vaughan, caracteristicos de Blues mesmo. As notas quando tocadas tem um excelente brilho e "sustain" (sustentação). Com a guitarra de escala de Maple obtém-se timbres mais "aveludados", macios, não muito estalado, morno, e sem tanto sustain.
MAs o que isso tem a ver com o assunto? Olhando pelo lado de que o MDF é um produto industrializado, e não "madeira de verdade", parece que não tem muito a ver uma coisa com a outra. Mas olhando pelo lado de que o MDF, em alguns casos, tem densidade semelhante ou maior à algumas madeiras, como eu disse anteriormente, a teoria tambem pode ser aplicada.
O Acrilico, por exemplo, tem uma grande densidade, e é bem diferente do Maple e do Mahogany. Quando utilizado na fabricação de baterias, o acrilico oferece timbre rico em harmonicos e graves (como o Maple), além som brilhante e de grande sustain (como o Mahogany). O Acrilico ainda tem um ganho de 30% de volume em relação à madeira.
Em resumo, o timbre que voce gosta, da madeira pura, é diferente do MDF, que é diferente do acrilico, e tambem diferente entre cada tipo de madeira. O timbre sofre mais interferencias devido a densidade da madeira, do que pela presença ou falta de veios.
PS: vale ressaltar que madeiras escuras tendem a ter densidade maior que madeiras claras. Logo, não seria errado dizer que o MDF pode atingir timbres semelhantes aos de uma guitarra de madeira escura, deviso sua densidade.
@TODOS: Primeiramente peço desculpas por essa biblia que escrevi acima, mas sou aficcionado por luthieria, então sempre estou pesquisando sobre materiais, e principalmente na utilização desses materiais na construção de instrumento. Como todo ser humano, estou sujeito a erros e falhas, então se falei alguma besteira peço que me corrijam.
Abraços.
«
Última modificação: 05 de Fevereiro de 2011, as 23:53:26 por Diego Costa
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #159 :
05 de Fevereiro de 2011, as 23:58:24 »
Longe de querer ser o chato do tópico mas pra mim uma boa guitarra ainda só se faz com madeira "de verdade". Acho que estou ficando meio velho e antiquado
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #160 :
06 de Fevereiro de 2011, as 00:00:49 »
Diego, só discordo do que voce declara em relaçào às escalas. Maple, em minha experiencia ao menos, é mais brilhante e estalada que rosewood, por exemplo, timbre mais quente e redondo.
Tenho duas stratos, cada uma com uma escala diferente, maple e rosewood, e apesar de ser uma diferença pequena, é perceptível.
Quanto a essa coisa de densidade, acho que é um dos fatores, mas nào o decisivo. Lembram-se das guitarras da Ampeg de corpo em acrílico transparente?
O interessante é que essa Ibanez de corpo de Resonator (MDF) tem um bom sustain e um timbre muito legal. Mas em termos de timbre, apesar de todas as influencias, creio que os captadores ainda tem o maior peso nessa equação. O material e o comprimento das escalas, do braço, o design, o tipo de encaixe braço-corpo, onde/como ficam presas as cordas, material do corpo, tipo de ponte, material dos trastes e do nut, tudo mexe um pouco com o timbre e talvez mais com o sustain. Mas os pups realmente tem um peso absurdo em relaçào ao resultado final, seja no tipo ou no lugar onde ficam.
«
Última modificação: 06 de Fevereiro de 2011, as 00:06:40 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Diego Costa
Visitante
«
Responder #161 :
06 de Fevereiro de 2011, as 00:22:06 »
Alex, por incrivel que pareça, a percepção que tive de "timbre estalado" foi diferente nas minhas guitarras ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Vou verificar melhor isso, até porque pode ter ocorrido interferencia das cordas velhas, que alteram um pouco o brilho.
E o que vc disse sobre o MDF ser decisivo ou não no timbre, voce está totalmente correto. O luthier Edmar Luighi diz em seu livro que, alem das diferenças tipicas de timbre entre um modelo e outro (Strato, LEs Paul, Tele e etc), há diferenças tambem pelos componentes utilizados. E ele mesmo diz que, por conta disso, a guitarra deve ser vista como um todo.
Mas em um ponto tambem sou obrigado a discordar de voce: o captador pode ter um papel mais decisivo do que qualquer outro componente, porem ele não faz milagres ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ. Acredite se quiser, mas troquei os captadores das minhas guitarras, passando de uma pra outra, e as diferenças de timbre em relação a combinação de captador + guitarra foram absurdas.
DIY Freak
Obrigado
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #162 :
06 de Fevereiro de 2011, as 11:04:51 »
Legal voce relatar isso sobre mesmos captadores em guitarras diferentes. Mas uma coisa nem discuto com voce: captador sozinho nào faz milagres. Principalmente se a guitarra não oferece o que ser captado, né?
A guitarra mais podre que já tive em termos de timbre foi uma Strato feita de algum tipo de compensado ou aglomerado, acreditem se quiserem! O timbre melhorou com pups melhores, mas como já foi dito, milagre nào ocorreu. Sustentaçào pífia, timbre sem profundidade... só tristezas...
Um outro ponto que voce tocou e eu nem havia me lembrado, apesar de crucial: cordas. E aqui vai uma afirmativa que pode chatear alguns: quem se acostuma ao timbre de uma guitarra com cordas pra lá de velhas dificilmente irá diferenciar qualidades de timbres em guitarras de níveis diferentes. Sobre intonação nem se fala... Além do que fui informado por meu luthier de confiança que cordas velhas desgastam os trastes mais facilmente e acabam com o nut, além de dificultarem a afinaçào depois de uma boa alavancada em guitarras sem locking nut. Gostaria de saber as opiniões a esse respeito...
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #163 :
06 de Fevereiro de 2011, as 12:29:29 »
Citação de: Alex Frias em 06 de Fevereiro de 2011, as 11:04:51
...
Um outro ponto que voce tocou e eu nem havia me lembrado, apesar de crucial: cordas. E aqui vai uma afirmativa que pode chatear alguns: quem se acostuma ao timbre de uma guitarra com cordas pra lá de velhas dificilmente irá diferenciar qualidades de timbres em guitarras de níveis diferentes. Sobre intonação nem se fala... Além do que fui informado por meu luthier de confiança que cordas velhas desgastam os trastes mais facilmente e acabam com o nut, além de dificultarem a afinaçào depois de uma boa alavancada em guitarras sem locking nut. Gostaria de saber as opiniões a esse respeito...
Vamos criar outro tópico lá em luthieria?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
tiagojoy
Handmaker
Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 277
«
Responder #164 :
12 de Fevereiro de 2011, as 08:43:01 »
Depois de alguns dias de espera , hahahaha fiz o pedido da minha... já estou ansioso!!!!
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
1
...
9
10
[
11
]
12
13
...
70
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...