Resolvi testar alguns aplicativos de osciloscópios para Android e achei dois interessantes: Oscilloscope Pro e Sound Oscilloscope (ambos gratuitos na Play Store). Na página de um deles havia um link para o Instructables, onde há um circuito de proteção e pré amplificação que serve para ambos programas.
O circuito é este:
Ao invés do TLC272 eu montei com o LM358.
Editado: o LM358 é muito ruim. Ele introduz uma espécie de distorção tipo crossover no sinal de saída. Troquei pelo TLC272 e também pelo TL072 e 4558. Todos estes cis tem um desempenho muito melhor.
No meu celular, no jack há 4 vias. Só os dois últimos anéis (contados a partir da ponta) são usados para o terra e "mic" que vai receber o sinal do circuito anterior.
Agora há pouco consegui testar o circuito e os programas. Tirei fotos comparando o osciloscópio comum com o no celular. O primeiro é o Oscilloscope Pro:
O Oscilloscope Pro pode ser usado também com um hardware do desenvolvedor, que se liga por USB e assim permite ter 2 canais. No caso de entrada pelo "mic" só terá 1 canal.
E depois o Sound Oscilloscope:
O Sound Oscilloscope tem um recurso de análise de espectro por FFT (última foto).
Eu não cheguei a verificar a validade dos valores mostrados na tela com as escalas, mas com certeza precisam ser calibrados. Usei ainda uma forma de onda dente de serra, mas não ficou muito bom.
São testes preliminares, mas deu pra ver que funcionam pelo menos para mostrar formas de onda de um jeito rudimentar e improvisado pra quem precisa de um osciloscópio rápido e barato. Não preciso dizer que não serve pra usar com tensões altas. Até uns 20V é aceitável. Então amplificador valvulado nem pensar. Mas pra achar um problema num pedal pode ser uma boa ajuda.
Com os dois programas e sem o circuito ligado ao celular, o sinal captado pelo microfone do celular aparece nas telas. Assim é possível captar e visualizar sons ambientes ou vindos de alto-falantes, bem como voz e assobios.