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Autor Tópico: Mini fuzz do Bertola zunindo  (Lida 23000 vezes)
Matec
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« Responder #30 : 12 de Março de 2019, as 12:18:27 »

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Placa no estado atual, cheio daquele resíduo amarelado que não sei como limpar e o que fiz para criar esse resíduo
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O resíduo amarelo é o fluxo de soldagem que vem na solda. Não se preocupe com ele. Suas soldas ainda não estão  muito boas vejo vários lugares onde o ponto de solda está repartido. Faça com que fique uma gota contínua.

Sobre o defeito. Vi que na trilha que vai de C2 até  o potenciômetro tem uma parte (da trilha) defeituosa. Faça um conserto nessa parte com um pedaço de terminal de componente e veja se há continuidade.

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« Responder #31 : 12 de Março de 2019, as 12:28:18 »

Idê,

Aparentemente não está chegando energia no seu transítor. Cheque a continuidade destas trilhas destacadas em vermelho, principalmente as que são ligadas ao R2, D1 e T1.



Boa sorte!
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Rodrigo.
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« Responder #32 : 12 de Março de 2019, as 13:58:40 »

É melhor fazer outra placa de circuito impresso e desmontar essa que está cheia de falhas.

Dica de ouro:  pra quem desenha na placa à mão, faça um gabarito de furos para desenhar com a caneta.  Pegue um cartão de plástico sem validade (de banco, de crediário de loja ou supermercado, et cetera) e faça furos com o furador de papel assim:


Faça os furos dispostos mais ou menos de acordo com os componentes:
[/url]

Veja como fica legal desenhar as ilhas com o gabarito:


O próprio cartão serve como régua pra traçar as trilhas (pequenas).  Pode preencher mais ou menos as bolinhas das ilhas de solda, dependendo da bitola da sua broca ou dos terminais dos componentes.

Na hora de desenhar, certifique-se que as partes pintadas ficaram bem pretas e sem falhas (claras ou aparecendo o cobre). Também não deixe passar o tempo na corrosão no percloreto. Fique olhando de 5 em 5 minutos no começo e quando estiver quase só as trilhas e ilhas desenhadas, verifique em menor intervalo de tempo, ao final retire a placa e lave logo com água limpa.

Agora pra furar a placa, já que você tem furadeira, compre pelo menos uma broca de aço de 1,5mm (que deve conseguir ser presa pelo mandril).  Se for continuar a usar o prego, use um bem fino e tente fazer um corte em bezel na ponta (com lima) para escariar melhor o furo.
« Última modificação: 12 de Março de 2019, as 14:03:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #33 : 12 de Março de 2019, as 19:18:13 »

Genial!!!

Eu já montei o Univibe, o pré do Site e o GT2 desenhando a placa com caneta, nunca havia pensado no gabarito.
o que faço é furar a placa usando uma impressão de referencia e depois ir pintando ao redor dos furos e "ligando os pontos"

já vou fazer um gabarito desse pra mim, adoro fazer placa na mão e será muito util.
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Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
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« Responder #34 : 12 de Março de 2019, as 19:35:25 »

o que faço é furar a placa usando uma impressão de referencia e depois ir pintando ao redor dos furos e "ligando os pontos"
Já fiz muito isso também. Meu projeto mais complexo feito desse jeito foi um electro harmonix bad stone (sim, bem complexo). Gostei da ideia do cartão, facilita mesmo.

Para furar as placas, não adianta fazer gambiarra não. Compre uma dessas e seja feliz.
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Idê
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« Responder #35 : 12 de Março de 2019, as 21:26:01 »


O resíduo amarelo é o fluxo de soldagem que vem na solda. Não se preocupe com ele. Suas soldas ainda não estão  muito boas vejo vários lugares onde o ponto de solda está repartido. Faça com que fique uma gota contínua.

Sobre o defeito. Vi que na trilha que vai de C2 até  o potenciômetro tem uma parte (da trilha) defeituosa. Faça um conserto nessa parte com um pedaço de terminal de componente e veja se há continuidade.

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vou ter que testar isso amanhã de noite, nossa, muitíssimo obrigado pela ajuda!

Aparentemente não está chegando energia no seu transítor. Cheque a continuidade destas trilhas destacadas em vermelho, principalmente as que são ligadas ao R2, D1 e T1.


Boa sorte!
Demais!!! eu estava travado sem saber o que testar já.Testarei as trilhas amanhã de noite, hoje e amanhã não vai dar, estou longe de casa.

Também não deixe passar o tempo na corrosão no percloreto. Fique olhando de 5 em 5 minutos no começo e quando estiver quase só as trilhas e ilhas desenhadas, verifique em menor intervalo de tempo, ao final retire a placa e lave logo com água limpa.

Nossa!!! Deixei a plaquinha corroendo por quase uma hora  Huh?
Muitíssimo obrigado pela atenção, achei genial a idéia do cartao!! Palmas Palmas Palmas
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« Responder #36 : 12 de Março de 2019, as 23:47:05 »

Uma hora no percloreto novo é muito tempo. Deu sorte de não terem sumidas todas as trilhas.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #37 : 12 de Março de 2019, as 23:52:43 »

O que eu faço é colocar o percloreto e a placa numa vasilha, e ficar agitando levemente a vasilha. Isso faz com que o percloreto fique sempre em movimento, "limpando" de cima da placa os resíduos da corrosão. Isso agiliza um pouco o processo. Fico por exemplo sentado na frente do pc e com a vasilha em cima da mesa, enquanto assisto vídeos no youtube, assim monitoro todo o processo e sei quando está pronto. Faça isso quando tiver um tempo livre e que não exija fazer outra coisa que exija muito da sua atenção, pois se por um descuido o percloreto cair, ele vai manchar tudo que entrar em contato, principalmente tecidos.
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« Responder #38 : 13 de Março de 2019, as 00:31:49 »

Tentei montar o mini fuzz e não funcionou de jeito nenhum. Abandonei e montei o super fuzz, e funcionou.

Uma opção para não funcionar (pelo menos me alertaram) é que o BC deve ser o Darlington (Q1 - BC517 - NPN Darlington), e não o Comum.

Procurei em diversas lojas e só havia em uma, mas na época não sabia como testar e comprei como darlington.

Qualquer hora tento montar novamente.
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« Responder #39 : 13 de Março de 2019, as 17:40:04 »

Uma opção para não funcionar (pelo menos me alertaram) é que o BC deve ser o Darlington (Q1 - BC517 - NPN Darlington), e não o Comum.
Não foi isso. Foi erro de montagem. Conheço muito bem o projeto no qual este foi baseado, e ele funciona com praticamente qualquer transistor NPN. Eu mesmo já montei com pelo menos 10 transístores diferentes. E na verdade, o único componente "crítico" nesse circuito é o resistor do coletor à alimentação, que nem é tão crítico, visto que é comprovado que funciona com qualquer valor entre 10K a 100K (e provavelmente deve funcionar com outros valores também).

Editado: a respeito desse circuito e os componentes: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11017.msg187384#msg187384
« Última modificação: 13 de Março de 2019, as 17:43:10 por marcao_cfh » Registrado
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« Responder #40 : 14 de Março de 2019, as 09:45:23 »

Dica de ouro:  pra quem desenha na placa à mão, faça um gabarito de furos para desenhar com a caneta.  Pegue um cartão de plástico sem validade (de banco, de crediário de loja ou supermercado, et cetera) e faça furos com o furador de papel assim:
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O próprio cartão serve como régua pra traçar as trilhas (pequenas).  Pode preencher mais ou menos as bolinhas das ilhas de solda, dependendo da bitola da sua broca ou dos terminais dos componentes.

Essa do gabarito com cartão é ótima! Eu não conhecia. Vai facilitar muito a vida, volta e meia desenho alguma placa a mão.

Obrigado por compartilhar a dica, xformer!  Legal!
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« Responder #41 : 14 de Março de 2019, as 10:24:04 »

O que eu faço é colocar o percloreto e a placa numa vasilha, e ficar agitando levemente a vasilha. Isso faz com que o percloreto fique sempre em movimento, "limpando" de cima da placa os resíduos da corrosão. Isso agiliza um pouco o processo. Fico por exemplo sentado na frente do pc e com a vasilha em cima da mesa, enquanto assisto vídeos no youtube, assim monitoro todo o processo e sei quando está pronto. Faça isso quando tiver um tempo livre e que não exija fazer outra coisa que exija muito da sua atenção, pois se por um descuido o percloreto cair, ele vai manchar tudo que entrar em contato, principalmente tecidos.
Vou fazer dessa forma na próxima vez, infelizmente não tive medo de corroer demais, só de menos, hehe. Obrigado


Tentei montar o mini fuzz e não funcionou de jeito nenhum. Abandonei e montei o super fuzz, e funcionou.

Uma opção para não funcionar (pelo menos me alertaram) é que o BC deve ser o Darlington (Q1 - BC517 - NPN Darlington), e não o Comum.

Procurei em diversas lojas e só havia em uma, mas na época não sabia como testar e comprei como darlington.

Qualquer hora tento montar novamente.

Não sei se é Darlington o meu, está escrito f613 BC 517...


Olha galera, Marcao_cfh, Xformer, Doug, rodlburigo, Matec, Daniellp, Bossman, muitíssimo obrigado pela força, sem vocês eu teria desistido há tempo. Hoje de manhã acordei cedo e fiquei desde as 6:30 mexendo com eletrônica para aprendizado. Comecei arrumando três cabos estragados que tinha aqui em casa, todos com sucesso!! Depois respirei e reforcei todas as trilhas, refiz as soldas com cuidado para ficarem brilhantes e nada do transistor passar o sinal  Bufando. Retirei as ligações externas e refiz com componentes novos na plaquinha ilhada e deu exatamente o mesmo erro!!! Com o áudio probe para testar, o transistor não passa adiante o sinal da guitarra, então troquei o transistor de lado (do lado errado, um ato de desespero hehe) e nada!

Se puder esperar um pouquinho, posso fazer outro layout. E também pode ser uma oportunidade para você aproveitar e tentar fazer uma transferência de toner para fazer a placa.
Agora vou abandonar esse projeto, infelizmente, e esperar o querido Marcão me mandar o layout se ele puder ainda, claro! Enquanto isso, vou treinando minha solda e estudar sobre o funcionamento do multímetro. Preciso comprar um, esses da foto têm uma diferença de preço pequena, vale a pena pegar o menos barato?
R$24,00 no mercado livre
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Se tiverem um para indicar, agradeço.
« Última modificação: 14 de Março de 2019, as 10:39:17 por Idê » Registrado
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« Responder #42 : 14 de Março de 2019, as 10:47:51 »

Apesar dos dois modelos de multímetro serem muito parecidos, compre o primeiro (HM-1001) já que ele é o clássico multímetro de entrada para hobbista e é vendido por várias marcas. Eu mesmo tenho um faz anos e nunca me deixou na mão (é o fusca dos multímetros) e acho que mais da metade do pessoal aqui usa um desses. Para medidas rápidas e sem compromisso de precisão, tem um bom custo-benefício, além disso tem o injetor de sinais (a opção com a onda quadrada) que lhe pode ser útil para consertar o seu mini fuzz.

Seu transistor BC517 é um transistor Darlington (que são dois transistores ligados internamente, de um jeito a formar um supertransistor com altíssimo ganho).
« Última modificação: 14 de Março de 2019, as 19:23:03 por xformer » Registrado

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« Responder #43 : 14 de Março de 2019, as 14:28:15 »

além disso tem o injetor de sinais (a opção com a onda quadrada) que lhe pode ser útil para consertar o seu mini fuzz.

Eu tenho um destes a uns 5 anos e não sabia disso!  Cheesy
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« Responder #44 : 14 de Março de 2019, as 20:26:45 »

além disso tem o injetor de sinais (a opção com a onda quadrada) que lhe pode ser útil para consertar o seu mini fuzz.
Eu tenho um destes a uns 5 anos e não sabia disso!  Cheesy
Estamos juntos nessa, eu tive um por muito tempo e também não sabia Cheesy

Agora vou abandonar esse projeto, infelizmente, e esperar o querido Marcão me mandar o layout se ele puder ainda, claro!
Abandonar? Jamais! Começar do zero sim, mas abandonar não!

Vamos lá:


Não ficou do jeito que eu queria, mas algumas das "imperfeições" no layout foram feitas pensando em facilitar a vida de iniciantes, como trilhas mais afastadas e os terminais do transistor mais afastados também. Não sei por que, mas meu DIYLC mostrou as cores erradas dos resistores, então preferi retirar os valores para não confundir. R1 é o de 1M (marrom, preto, verde) e R2 é o de 10K (marrom, preto, laranja). C1 e C2 é o valor que você estiver usando. Eu os trocaria por dois capacitores cerâmicos de uns 22nF para o som não ficar tão grave, mas é só minha opinião e é questão de gosto. O transistor é um da família BC5xx, como o seu BC517. Coloquei pads do terra tanto para o jack de entrada quanto para o jack de saída, assim você não precisa ligar um fio entre eles. E a imagem só das trilhas já está espelhada, ou seja, olhando "por baixo" da placa. Esse é o desenho que você irá fazer na placa, enquanto a imagem com os componentes é vista "por cima".
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