Falei sobre o BC517 pelo fato de ser um darlinton, e como a montagem mostrada está com um só transistor. Dificilmente vai conseguir o mesmo ganho com um transistor NPN comum. Veja que as outras opções são com 2 transistores para conseguir a configuração darlinton.
Mas ele funciona com um transistor NPN comum! E distorce bem! Não vai soar nada próximo do limpo por ter um transistor de hfe baixo. Aqui tem uns samples dele:
http://home-wrecker.com/salvo.html#bazzfuss (não é o Bazz Fuss v3, mas sim o primeiro)
Antes que alguém comente que se tratam de circuitos diferentes, eu vou comentar o que sempre comentei sobre esse circuito: ele se chama Bazz Fuss, desenvolvido por um cara "das antigas" no mundo dos pedais conhecido como Hemmo (está relatado no documento do Mini Fuzz). Isso foi lá na época da internet discada, a página original dele era hospedada no Algelfire (os mais velhos vão lembrar). Aqui o circuito original:
Note o transistor: 2N3904. Funciona com qualquer NPN. Eu mesmo testei diversos deles. O meu primeiro pedal eu segui exatamente esse circuito. Exatamente mesmo, pois nem saber código de cores de resistores eu sabia, quanto mais substituir o transistor por outro.
Já vi comentários "ah mas não é o mesmo circuito, o Bertola modificou para usar um darlington e soou melhor". Não! O próprio Hemmo sugeriu um darlington na primeira revisão do circuito:
Também já vi "ah mas os capacitores tiveram valores alterados para soar melhor". Ééé...
http://home-wrecker.com/bazz.htmlNote que a primeira imagem data de 2002. No rodapé, a data de 2004 indica a última edição desse artigo. Eu acompanhei enquanto estava em desenvolvimento, pois meu primeiro circuito eu montei em 2002.
A realidade é essa: é um circuito simples, amplamente testado com tudo o que vocês possam imaginar, e ele funciona com praticamente qualquer componentes que a pessoa tenha em mãos. Ele foi feito para ser assim, quem conhece o trabalho publicado pelo Hemmo sabe que ele tinha a proposta de ser "lo-fi", barulhento e usando o que estiver disponível. Tem como soar melhor? Sim, tem. Mas se a pessoa tiver dois capacitores quaisquer, um diodo qualquer, um NPN qualquer e um resistor com valor entre 10K e 100K, o circuito
vai funcionar e vai distorcer. Não testei outros resistores além de 10K e 100K, mas as notas do segundo esquema dizem que ele funciona com 3V, então funcionará com resistores maiores que 100K em 9V.
Sobre a montagem do colega ter som limpo, a "culpa" provavelmente é do velho erro na montagem feita pelo colega, e que todos nós ocasionalmente cometemos. Siga as excelentes fotos postadas pelo xformer e comente o resultado.
Ps1: não estou desmerecendo o Bertola. Foi um ótimo trabalho o dele em popularizar esse circuito no Brasil. Mas acredito que os devidos créditos devem ser dados ao autor do circuito.
Ps2: fora do tópico, mas... xformer, lindo osciloscópio! Quero um!