Hay hay hay... e isso veio de fábrica, claro. Desligar o catodo da válvula.
Excelente técnica para provocar um curto entre catodo e filamento.
Pelo menos é assim que está no esquema, mas, na verdade o que eu fiz há 7 anos atrás foi sacar fora as 4 válvulas EL84 russas que vieram no amplificador e colocar no lugar um par de 6L6 novas e alterar outra chave seletora na traseira que seleciona EL34 ou 6L6. Como isso alterou a corrente quiescente do amplificador eu tive que reajustar o bias até ficar tudo nos conformes.
A impedância de um par de EL34 é cerca de 4K, enquanto a do quarteto é cerca de 2K. Ou seja, se você usar somente um par, a impedância dobra, assim como a impedância refletida no secundário. Assim, uma caixa de 8ohm deve ser ligada na saída de 4ohm.
Eu sei desse lance da impedância refletida, mas, o que muda é a impedância refletida no primário do transformador de saída e não no secundário.
E como o meu amplificador de guitarra é comercial e tem uma chave traseira que seleciona 2 ou 4 tubos, então, o transformador de saída deve ter sido concebido pra isso, porque se houvesse risco de dano ao amplificador o fabricante não se arriscaria a pôr essa chave seletora de 2 ou 4 tubos na traseira.
E conforme eu disse antes, uso assim há mais de 7 anos sem quaisquer problemas.