Mas eu gostei bastante dos sons produzidos !
Também gostei! Só achei um pouquinho feia a saturação com o volume no máximo e, mesmo sabendo que provavelmente não vou chegar a tanto, quero resolver isso. Acredito que o resistor entre o pré e power já resolve. Testei uma 6CG7 no pré, no lugar da 6N2P. A saturação feia praticamente sumiu, mas o som de drive que mais gostei (perto de 1:20 no áudio) também foi alterado. Não digo que pra melhor ou pior, mas diferente, mais "limpo", menos "rock n roll" e mais "blues". Ainda não me decidi qual vou deixar.
marcao_cfh,
Olhando as fotos, em especial a primeira, os transformadores de Força e de Saída estão no mesmo sentido?
Não seria ideal colocar os mesmos defasados em 90o para que não haja interferência entre os campos magnéticos?
É apenas uma observação!
Parabéns pelo novo Amplificador!
Antonio
Antônio, obrigado pelos comentários. Apesar de aparentarem estar em paralelo, os transformadores estão defasados em 90 graus. Um deles está "em pé", e o outro "deitado". Acredito que olhando
essa imagem fique mais fácil de entender do que seguindo minha descrição
. O transformador de saída possui orientação igual ao vermelho, enquanto o de força possui orientação igual ao acima dele. Claro que rotacionar um deles em 90 graus em torno de si mesmo é uma ideia boa, mas não fiz isso porque fiz o teste com fone de ouvido e não tive problema com eles nessa posição. Mas vou considerar rotacionar um deles em 90 graus por precaução.
Sobre a oscilação, não precisou muito para descobrir o problema. Quando fui testar com a 6CG7, a oscilação estava presente e diminuía conforme eu mudava a posição da guitarra. Aí eu diminuí o volume da guitarra para o mínimo, e a oscilação continuou! Ou seja, não era o captador. Então sobrou outra possibilidade de algo que muda a posição conforme a guitarra também muda a posição: o cabo. Mantive a guitarra no colo, volume no mínimo, e fui mudando a posição do cabo.
Resultado: descobri que a oscilação é produzida pelo meu computador e captada pelo cabo ao se aproximar dele! Também notei que, elevando um pouco o cabo, apareceu uma estação de rádio, e muito bem sintonizada, por sinal
. Ou seja, meu problema não é oscilação no amplificador, mas sim cabo ruim
.