No final do mês de outubro de 2018 comprei uma guitarra Ibanez RGT 6EX zero kilômetro, que era outlet e morava numa loja do Rio há mais de 10 anos.
A minha é de 2007, sendo que essa guitarra foi descontinuada em 2010.
Ela apresentava oxidações em alguns parafusos (não ferrugem) devido a loja ficar próxima do mar na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Essas oxidações foram facilmente resolvidas, após um jato de WD40 que fez os parafusos ficarem como novos.
Após traze-la para casa, além das cordas velhíssimas notei que a escala estava muito ressecada. Por isso, tirei as cordas velhas e após proteger os trastes da escala com fita crepe, polí os trastes com bombril e em seguida enxarquei a escala com óleo de peroba e aguardei por uns 5 minutos, para o óleo de peroba entranhar na madeira da escala. Passado esse tempo, enxuguei a escala com papel toalha e em seguida poli com uma flanela.
Feito isso, a escala ficou perfeita e hidratada como saído de fábrica.
Então eu a liguei num amplificador valvulado e o som ficou bom, mas, ainda faltava alguma coisa.
Então, eu inverti os captadores do braço e da ponte (EMG-85 e EMG81) e ajustei a altura de ambos os captadores a 1.6 milímetros de altura.
Com isso, o som da guitarra ficou MARAVILHOSO e muito melhor que o das minhas outras 17 guitarras, incluído aí uma Fender American Standard com 3 captadores Seymour Duncan Hot Rails.
Então, porque essa guitarra tem o som tão maravilhoso, liso e cheio de sustain??
E a resposta é que o braço é feito de 5 peças de maple/walnut, assim como as da linha Elite e Signature, mas, ao contrário das Elite e Signature o braço é inteiriço, e por isso eu consigo um som superior ao das guitarras das linhas Elite e Signature.
O único senão é a ponte que na RGT6EX é uma Edge 3 que é uma ponte de média qualidade, contra a Edge 0 das guitarras de ponta da Ibanez.
Mas, o fato é que a minha ponte Edge 3 está muito bem ajustada e, mesmo após alavancadas fortes, mantém a afinação.
O fato é que essa guitarra, com as modificações que fiz se tornou a principal guitarra do meu set.
E a Ibanez, assim que constata que essas linhas alternativas superam as guitarras de ponta, as descontinua rapidamente.
Abaixo, o link que mostra a guitarra:
http://ibanez.wikia.com/wiki/RGT6EXE se procurarem no Youtube vão encontrar vídeos dessa guitarra que mostram o quanto ela é boa, mas, não tanto quanto a minha, após as modificações que fiz.