Se o fabricante não o caracterizava como amplificador operacional, é porque talvez ele não se enquadrava dentro dos critérios que descreviam o que era um amplificador operacional.
A definição de um amplificador operacional pode ser: um amplificador de uso geral, de alto ganho, com acoplamento DC e realimentação negativa. O nome dele deriva do fato de que eles foram criados para serem usados em computação analógica, para realizarem OPERAÇÕES matemáticas (soma, integração, subtração, etc).
- O uso geral pode ser interpretado como um amplificador que opera com fonte bipolar (fontes simétricas) cujos sinais de entradas e saída tem um valor centralizado em 0V (terra).
- O acoplamento DC significa que ele pode manipular sinais de tensão contínua ou estáveis, bem como sinais alternados.
- O alto ganho significa que ele tem um ganho em DC superior a 1000x (60 dB), suficiente para tornar pequenos os erros do sistema quando excitar cargas de impedância adequadas.
- Modo de operação invertido, significa que esse amplificador com realimentação tem em efeito, um nó de entrada, com o sinal de retorno sendo entendido como terra ou comum. Sinais eram somados nessa entrada através de resistores junto com o sinal de realimentação.
-----
O que tem nesse aqui que eu peguei e um NJM3404AL.
Mais uma versão do pedal ?
No livro de equivalências ECA, eles citam que a série LM158 (258, 358) pode ser equivalente (no caso de encapsulamento DIP8) do NJM3404. Nesse caso de encapsulamento vertical em pé, não vai ter do LM358 (que é fácil de achar). Tenta comprar um LM358 metálico redondo e rearranjar os terminais para caberem nos pads em linha do NJM. Ou compra um LM358 smd e solda um monte de fiozinhos para ligar nos pads em linha, ou ainda, faça uma plaquinha adaptadora para soldar o smd roteando os pinos para ligações em linha.