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Autor Tópico: ajuda com ajuste de bias (duovox 120g)  (Lida 43320 vezes)
Matec
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« Responder #75 : 11 de Janeiro de 2019, as 15:14:29 »

Provavelmente a fonte não esta filtrando o ripple o suficiente com a corrente drenada. Talvez os capacitores não estejam bons. Talvez o enrolamento secundário não esteja com a bitola correta.

Por outro lado, tente testar com uma corrente menor, não fara mal nenhum, pelo menos enquanto o som estiver aproveitável.

 Smiley
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« Responder #76 : 11 de Janeiro de 2019, as 15:36:02 »

Estou com medo de ter danificado ou até mesmo queimado minhas 6L6 Toma na Cabeça. Vou tentar encontrar alguém que tenha um amplificador que use elas para poder testar e garantir.
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Matec
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« Responder #77 : 11 de Janeiro de 2019, as 16:28:45 »

Você está utilizando Lâmpada em série? Pelo menos nos primeiros testes eu não ligaria o amplificador sem ela. Com ela não se pode fazer um juste correto do Bias. Mas nos primeiros testes para checar se está tudo bem, é recomendável.

 Smiley

Esqueci de perguntar: Angry

O ruído que surgiu era grave (60 Hz ou 120 Hz), ou tinha algum agudo, como uma oscilação?

« Última modificação: 11 de Janeiro de 2019, as 16:44:52 por Matec » Registrado
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« Responder #78 : 11 de Janeiro de 2019, as 16:59:31 »

Liguei com lâmpada para testar se tinha curto (em standby e sem standby), depois sem lâmpada. Não sei o porquê, mas com lâmpada, mesmo sem as válvulas, nem a luz indicadora do amplificador acendia.

Era um ruído grave, mas diferente de um hummm de 60 Hz ou 120 Hz. Parecia que tinha algo "pipocando" (não achei termo melhor Cheesy). Tirei as válvulas de pré e liguei novamente, ao tirar do standby não apareceu barulho, mas as válvulas deram uma brilhada parecida com uma faísca dentro delas e o amplificador fez um "poc". Desliguei na hora, e por isso fiquei com medo de ter danificado as 6L6. Mas, segundo um amigo, esse brilho é normal de alguns giannini antigos, devido à alta tensão. Também vi vídeos de válvulas queimando devido a placas vermelhas (o que não observei ocorrer nas minhas), e o brilho da queima foi totalmente diferente do brilho que eu vi. Estou um pouco mais tranquilo agora Cheesy.

Outro amigo tem um amplificador que usa um par de 6L6. Vou testar as minhas no amplificador dele assim que possível e torcer para sair som Cheesy
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« Responder #79 : 11 de Janeiro de 2019, as 17:20:15 »

Reveja sua montagem. 70% dos problemas são erros de montagem. Estando tudo correto, antes de testar novamente, desligue a realimentação negativa, e veja e o problema persiste.
 Smiley
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« Responder #80 : 11 de Janeiro de 2019, as 17:31:53 »

Tanto a realimentação negativa quanto a saída estão no mesmo tap do transformador de saída - 8 ohm. O transformador que comprei não possui tap de 16 ohm, apenas 4 e 8. Já falei com o amigo e vamos ver se conseguimos testar as 6L6 amanhã. Confirmando a funcionalidade (ou não) delas, revejo a montagem.
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« Responder #81 : 11 de Janeiro de 2019, as 20:16:59 »

Fabricante das válvulas Marcão ?
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« Responder #82 : 11 de Janeiro de 2019, as 20:28:08 »

Estou usando as 6L6GC da JJ.
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« Responder #83 : 12 de Janeiro de 2019, as 20:18:17 »

Estou usando as 6L6GC da JJ.

Bom, ao menos as válvulas são de ótima procedência ! Mas tem que verificar se após esse problema não foram avariadas
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« Responder #84 : 14 de Janeiro de 2019, as 16:19:06 »

Boa notícia: estão funcionando. Acredito que o que vi foi o efeito da ionização do gás ao ligar a alta tensão.

Essa semana vou até a loka de componentes e comprarei resistores de 1R. Vou mudar o método de medição, melhor não ficar medindo a corrente da alta tensão.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2019, as 16:24:27 por marcao_cfh » Registrado
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« Responder #85 : 14 de Janeiro de 2019, as 18:19:24 »

Essa semana vou até a loka de componentes e comprarei resistores de 1R.

Compre e use resistores de 10 ohms. Não muda nada no funcionamento do amplificador, mas ajuda e amplia a leitura da medição indireta da corrente de catodo.
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« Responder #86 : 14 de Janeiro de 2019, as 23:11:11 »

Compre e use resistores de 10 ohms. Não muda nada no funcionamento do amplificador, mas ajuda e amplia a leitura da medição indireta da corrente de catodo.

Já vi, em fóruns por ai, uns caras quase sair no tapa por causa desse resistorzinho de catodo de 1 ohm. Queria ver a discussão que ia sair com a sugestão de usar 10 ohms. Não é crítica, nem parei para pensar no assunto, mas com os multímetros legais que temos hoje, já usei resistores de 0.1 ohm, só para não ter que me sentir cuspindo na imagem do santo de alguma religião.
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« Responder #87 : 15 de Janeiro de 2019, as 09:12:42 »

O que é um resistor de 1 ou 10 ohms frente a uma resistência interna de placa dos tetrodos e pêntodos na casa dos milhares ou mesmo dezenas de milhares de ohms. Só a variabilidade da resistência interna de placa de uma válvula para outra pode ser até maior que o resistor de catodo usado para medir a corrente. De forma que o resistor de catodo de valor baixo é irrelevante para o circuito.

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« Responder #88 : 15 de Janeiro de 2019, as 12:14:41 »

O que é um resistor de 1 ou 10 ohms frente a uma resistência interna de placa dos tetrodos e pêntodos na casa dos milhares ou mesmo dezenas de milhares de ohms. Só a variabilidade da resistência interna de placa de uma válvula para outra pode ser até maior que o resistor de catodo usado para medir a corrente. De forma que o resistor de catodo de valor baixo é irrelevante para o circuito.

Lembar sempre que tudo aquilo que está no catodo, aparece refletido no anodo multiplicado por ( mu + 1 ). Para um mu da ordem de centenas a milhares ( pentodo ), um resistor de 1 ohm pode ficar bem grande, quando refletido para o anodo. Mas, com certeza, não será significativo frente à resistência de placa.

01 ohm é uma resistência bem confortável de se usar como sensor de corrente de catodo, pois dá uma relação agradável de 1 mV / mA, permitindo que se faça a medição sem a necessidade de converter as leituras numéricas.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2019, as 13:10:17 por A.Sim » Registrado

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« Responder #89 : 21 de Janeiro de 2019, as 15:57:28 »

Retornando ao amplificador, usei resistores de 1R pelo motivo mencionado pelo A.Sim (não é necessário fazer conversão da leitura numérica). Entretanto, fui medir as tensões sem carga e me deparei com algo estranho: B1 e B2 continuam na faixa de 530 V, mas B3 e B4 caíram para 380 V. Visualmente, os capacitores estão bons. Pode ter acontecido de o resistor de 470r, que fica entre B2 e B3, ter se danificado do nada e por isso tive aquele barulho anteriormente?
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