Olá,
faz algum tempo que estou testando algumas configurações com válvulas à bateria (filamentos na ordem dos 30mA e tensão de 1-1,5V). Eu normalmente posto o resultado final, mas nesse projeta existem tantas possibilidades...
A idéia é usar baterias de Li-Ion pra alimentar o amplificador, e assim ter um amplificador portátil de baixa potência.
Quase como as caixinhas de som bluetooth que tem se popularizado. Obviamente, quanto maior o alto-falante mais alto o amplificador fala, ou seria grita?
Comecei co válvulas russas que são mais baratas de encontrar, e elas são a 1J24B para o preamplificador e 1J29B para a potência. Os filamentos estão todos em série, o que significa que usei grid bias usando as tensões dos filamentos. Para que não houvesse feedback entre filamentos(o filamento é o cátodo!), cada filamento tem o sinal aterrado por um capacitor de 100uF. Aqui o meu atual layout:
E um teste:
https://www.youtube.com/watch?v=OWszzGNt8Oce a foto do protótipo:
bem feio e cheio e fios, mas já dá pra ver que tem potencial. Estou usando o MAX1771 para a alta tensão, que de duas baterias de 3,7V entrega 100V.
O consumo final do filamento é da ordem dos 38mA (38mA para uma 1J29B em 2,4V, enquanto a 1J24B só consome 14mA em 1,2V). Imagino que as baterias de 3000mAh duram o suficiente. Estou a pelo menos mais de uma semana testando todo dia um pouco, e o que começou em 100V agora está em 90V, imagino que quando a bateria atinga 3V isso diminua mais um pouco).
O filamento não sofre tanto, porque ele consegue operar mesmo com uma tensão bem abaixo da nominal. Por exemplo, a 1J29B opera até 1,5V (nominal 2,4V quando os filamentos estão em serie).
O ruim é a alta tensão, mas não quero adicionar outra SMPS para ter uma tensão constante na saída. Talvez adicionar um regulador de tensão de 6V e configurar o MAX1771 para essa tensão. Mas isso seria converter quase 2V quando a bateria está cheia em calor. Não tão dramático quando se sabe que a corrente de alta tensão é de 10mA. Isso dá, 1W de consumo e 0,35W que seriam desperdiçados.
A potência que meu osciloscópio indica no alto-falante é de 0.3W RMS, o que já é alto se você usa um celestion greenback em apartamento.
Além desse, fiz um teste com válvulas DM160, só pra ver como fica:
https://www.youtube.com/watch?v=rbeiXaV6RK8Lógico que não é viável, mas é interessante, chegando a quase 3mW RMS de potência! Talvez para um fone de ouvido...
Infelizmente a configuração dos filamentos dificulta que se consiga o bias adequado, o que deixa algumas válvulas apagadas, ou acesas o tempo todo.
O primeiro estágio não tem amplitude o suficiente para fazer com que a válvula mostre alguma alteração visível, talvez após um preamp isso seria mais visível. Mas foi só uma brincadeira, nada sério.
Abraços e boas montagens!