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Autor Tópico: Montagem do Noisy Cricket  (Lida 11668 vezes)
Mallermb
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« Responder #15 : 13 de Junho de 2018, as 22:08:32 »

Esse terminal grande é o pino? nunca ia imagina que é isso, nunca tinha usado esse terminal com 3, ae segui o que esta na foto
Vou inverter aqui 

Akilla, calma, respire fundo, vamos por partes! sim, o terminal grande é o pino central.

Primeiro de tudo, tenha certeza de que a fonte que está usando seja mesmo centro positivo, geralmente vem um desenho marcando isso! se confirmou que é centro positivo, é hora de ir lá no jack da fonte do noisy cricket e inverter para centro positivo (lembrando que para pedais e efeitos, o comum é que tanto o pedal quanto a fonte, sigam o padrão Boss, com centro negativo), ok?

Nas suas fotos, se não foi a câmera que inverteu a imagem, é bem provável que seu layout, placa, esteja invertido.

Antes de ligar novamente, atente-se para o circuito integrado, provavelmente ele também queimou quando o capacitor estourou.

Vá com calma, é normal isso acontecer quando iniciamos no mundo handmade.

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Akilla
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« Responder #16 : 13 de Junho de 2018, as 22:28:07 »

Esse terminal grande é o pino? nunca ia imagina que é isso, nunca tinha usado esse terminal com 3, ae segui o que esta na foto
Vou inverter aqui 

Akilla, calma, respire fundo, vamos por partes! sim, o terminal grande é o pino central.

Primeiro de tudo, tenha certeza de que a fonte que está usando seja mesmo centro positivo, geralmente vem um desenho marcando isso! se confirmou que é centro positivo, é hora de ir lá no jack da fonte do noisy cricket e inverter para centro positivo (lembrando que para pedais e efeitos, o comum é que tanto o pedal quanto a fonte, sigam o padrão Boss, com centro negativo), ok?

Nas suas fotos, se não foi a câmera que inverteu a imagem, é bem provável que seu layout, placa, esteja invertido.

Antes de ligar novamente, atente-se para o circuito integrado, provavelmente ele também queimou quando o capacitor estourou.

Vá com calma, é normal isso acontecer quando iniciamos no mundo handmade.



Minha fonte tem esse desenho


Eu fiz assim quando comecei a soldar, peguei a placa da mesma forma que esta no layout (com as trilhas de cobre viradas pra mim) e fui colocando os componentes na outra face da placa conferindo se a furação batia, acho que a inversão foi da foto

o problema deve ter sido a fonte invertida mesmo e agora o CI que pode estar queimado, ja inverti mas não saiu som algum

Tem alguma forma de verificar CI queimado com o multímetro?

-----
Se não foi a câmera que inverteu as imagens, a sua placa parece estar invertida ou com layout invertido.
Reforço o comentário do Mallermb. Algo com certeza está invertido. Isso está claro ao comparar a última foto com o layout, eles devem ser exatamente iguais e não espelhados.

Quanto a queimar, o JFET raramente queima com tensão invertida. Não se preocupe quanto a isso. Mas o 386... ainda bem que você usou um soquete.

Editado: comentário fora do tópico mas importante: cuidado com gírias e internetês. Tem alguns no meio das suas postagens, logo você leva um puxão de orelha da moderação Cheesy

Editado novamente: não sei se é impressão minha, mas parece que há algumas pontes de solda entre as trilhas. Por exemplo, na primeira foto, canto inferior direito, um pouco à esquerda do fio branco.

pela foto parece que alguns estão encostando mas esta por cima, a pontinha de alguns ficou torta
« Última modificação: 13 de Junho de 2018, as 22:31:15 por Akilla » Registrado
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« Responder #17 : 13 de Junho de 2018, as 22:49:13 »

Minha fonte tem esse desenho

Eu fiz assim quando comecei a soldar, peguei a placa da mesma forma que esta no layout (com as trilhas de cobre viradas pra mim) e fui colocando os componentes na outra face da placa conferindo se a furação batia, acho que a inversão foi da foto

o problema deve ter sido a fonte invertida mesmo e agora o CI que pode estar queimado, ja inverti mas não saiu som algum

Tem alguma forma de verificar CI queimado com o multímetro?


Ok, se a fonte é centro positivo, tem que inverter a ligação do jack da fonte no noisy cricket.

Errado, as trilhas de cobre devem ficar por baixo, ou seja, quando você olha o layout do noisy cricket, com as peças, você está olhando ela por cima e as trilhas ficam abaixo. Quando vou montar placas de veroboard como a sua, pego a imagem e inverto ela no computador, faço a furação necessária com base na imagem invertida, viro ela com as trilhas para baixo e vou colocando os componentes. Tranquilo, eu mesmo já cometi o mesmo erro que você algumas vezes quando comecei.

Para verificar o circuito integrado com multímetro, sinceramente desconheço, sempre utilizei de circuitos externos para testar, o ideal seria, após resolver os problemas já citados, substituir o circuito integrado por outro de mesma pinagem ou testar com este mesmo, vai ver ele não queimou, seria sorte grande.
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« Responder #18 : 13 de Junho de 2018, as 23:12:43 »

Minha fonte tem esse desenho

Eu fiz assim quando comecei a soldar, peguei a placa da mesma forma que esta no layout (com as trilhas de cobre viradas pra mim) e fui colocando os componentes na outra face da placa conferindo se a furação batia, acho que a inversão foi da foto

o problema deve ter sido a fonte invertida mesmo e agora o CI que pode estar queimado, ja inverti mas não saiu som algum

Tem alguma forma de verificar CI queimado com o multímetro?


Ok, se a fonte é centro positivo, tem que inverter a ligação do jack da fonte no noisy cricket.

Errado, as trilhas de cobre devem ficar por baixo, ou seja, quando você olha o layout do noisy cricket, com as peças, você está olhando ela por cima e as trilhas ficam abaixo. Quando vou montar placas de veroboard como a sua, pego a imagem e inverto ela no computador, faço a furação necessária com base na imagem invertida, viro ela com as trilhas para baixo e vou colocando os componentes. Tranquilo, eu mesmo já cometi o mesmo erro que você algumas vezes quando comecei.

Para verificar o circuito integrado com multímetro, sinceramente desconheço, sempre utilizei de circuitos externos para testar, o ideal seria, após resolver os problemas já citados, substituir o circuito integrado por outro de mesma pinagem ou testar com este mesmo, vai ver ele não queimou, seria sorte grande.


Vou refazer em outra placa então
ate quando faz essas quebras de trilha o lado cobreado esta para baixo?

Edit.: a resposta esta no post acima, não tinha visto, vou fazendo bem devagar com ela nessa posição

-----
Montei novamente da forma correta agora (eu acho)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Consegui uma solda mais fina e passei bombril na placa antes

-----
Terminei de montar tudo, revisei e testei mas nada de som, agora acho que não tem erro na montagem, deve ser o CI mesmo
« Última modificação: 14 de Junho de 2018, as 03:35:12 por Akilla » Registrado
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« Responder #19 : 14 de Junho de 2018, as 10:03:13 »


Montei novamente da forma correta agora (eu acho)

Consegui uma solda mais fina e passei bombril na placa antes

Terminei de montar tudo, revisei e testei mas nada de som, agora acho que não tem erro na montagem, deve ser o CI mesmo

Agora a placa parece estar certa, houve uma grande evolução nas soldas, parabéns.
Sim, pode ser que o circuito integrado esteja mesmo queimado.
Revise os cortes (furos grandes), que separam as trilhas, certifique-se que realmente estejam separando as trilhas, olhando pelas fotos, parece que ainda existem restos de cobre ligando uma trilha com outra.
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« Responder #20 : 14 de Junho de 2018, as 16:14:44 »

Ficou bem melhor mesmo. Mas veja o seguinte:
- alguns pontos ficaram com pouca solda, você deve cobrir a ilha toda. Exemplos: 1a linha de cima, 3a e 5a coluna da esquerda para a direita. 3a linha, 3a coluna da direita para a esquerda. Há mais pontos fora esses;
- 7a linha, 4a coluna da direita para a esquerda. Claramente nesse ponto você não fez o corte da trilha corretamente, a parte de baixo ainda está ligada;
- 5a linha, 4a coluna da direita para a esquerda, logo abaixo de um corte na trilha. O que aconteceu aí? Dá a impressão de que parte da trilha se arrancou. Refaça essa solda também;
- 3a e 4a linhas, 1a coluna, é uma ponte de solda? Desfaça isso.

Mais dois comentários:
- sim, o CI já era. Eu já havia comentado isso. O 386 não suporta uma inversão de tensão, isso já havia acontecido comigo antes (e usando uma bateria, nem fonte foi);
- não é que isso vá fazer funcionar ou não, mas os eletrolíticos estão muito grandes. Pra quantos volts eles são? Em circuitos alimentados com 9V, capacitores de 16V ou 25V já são mais que suficientes, mais que isso pode resultar num capacitor grande em tamanho.
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« Responder #21 : 14 de Junho de 2018, as 17:50:19 »


Montei novamente da forma correta agora (eu acho)

Consegui uma solda mais fina e passei bombril na placa antes

Terminei de montar tudo, revisei e testei mas nada de som, agora acho que não tem erro na montagem, deve ser o CI mesmo

Agora a placa parece estar certa, houve uma grande evolução nas soldas, parabéns.
Sim, pode ser que o circuito integrado esteja mesmo queimado.
Revise os cortes (furos grandes), que separam as trilhas, certifique-se que realmente estejam separando as trilhas, olhando pelas fotos, parece que ainda existem restos de cobre ligando uma trilha com outra.

Obrigado, eu gostei do resultado da segunda fiquei feliz com o que consegui fazer
Vou rever esses cortes

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Ficou bem melhor mesmo. Mas veja o seguinte:
- alguns pontos ficaram com pouca solda, você deve cobrir a ilha toda. Exemplos: 1a linha de cima, 3a e 5a coluna da esquerda para a direita. 3a linha, 3a coluna da direita para a esquerda. Há mais pontos fora esses;
- 7a linha, 4a coluna da direita para a esquerda. Claramente nesse ponto você não fez o corte da trilha corretamente, a parte de baixo ainda está ligada;
- 5a linha, 4a coluna da direita para a esquerda, logo abaixo de um corte na trilha. O que aconteceu aí? Dá a impressão de que parte da trilha se arrancou. Refaça essa solda também;
- 3a e 4a linhas, 1a coluna, é uma ponte de solda? Desfaça isso.

Mais dois comentários:
- sim, o CI já era. Eu já havia comentado isso. O 386 não suporta uma inversão de tensão, isso já havia acontecido comigo antes (e usando uma bateria, nem fonte foi);
- não é que isso vá fazer funcionar ou não, mas os eletrolíticos estão muito grandes. Pra quantos volts eles são? Em circuitos alimentados com 9V, capacitores de 16V ou 25V já são mais que suficientes, mais que isso pode resultar num capacitor grande em tamanho.

Vou ver ponto a ponto o que você falou e fazer aqui
quanto a essa parte que você teve a impressão que esta levantada eu não to vendo nada não, mas vou refazer a solda
e a ponte de solda não é só solda, é um fio fino que faz essa ponte e eu soldei, tira mesmo assim? pede no circuito
Os capacitores eram de 25V, um explodiu e só consegui achar de 50V, tem um de 25v e outro de 50v

Obrigado pela atenção, to aprendendo bastante

-----
Refiz as soldas que estavam mal feitas e revi os cortes

Tem algo que eu possa testar antes de colocar outro CI? pra saber se tem mais alguma coisa queimada
« Última modificação: 14 de Junho de 2018, as 18:33:37 por Akilla » Registrado
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« Responder #22 : 14 de Junho de 2018, as 19:10:40 »

Agora vi o fio no layout. Então deixa.

Antes de testar outro 386, retire o antigo, ligue o circuito sem CI e meça com multímetro as tensões entre o terra e cada um dos terminais do soquete do CI. Poste os resultados aqui. Esses valores ajudam a identificar se está tudo certo.
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« Responder #23 : 14 de Junho de 2018, as 21:11:40 »

Agora vi o fio no layout. Então deixa.

Antes de testar outro 386, retire o antigo, ligue o circuito sem CI e meça com multímetro as tensões entre o terra e cada um dos terminais do soquete do CI. Poste os resultados aqui. Esses valores ajudam a identificar se está tudo certo.

Fiz a medição e deu assim:
Pino 1: 0
Pino 2: 0
Pino 3: 0
Pino 4: 0
Pino 5: 0.25
Pino 6: 9.65
Pino 7: 0
Pino 8: 0
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« Responder #24 : 15 de Junho de 2018, as 09:53:47 »


Fiz a medição e deu assim:

Pino 1: 0
Pino 2: 0
Pino 3: 0
Pino 4: 0
Pino 5: 0.25
Pino 6: 9.65
Pino 7: 0
Pino 8: 0


Parece estar certo.
A tensão no pino 6, está boa.
A pequena tensão no pino 5, deve ser por causa do capacitor eletrolítico.
Acho que está tudo certo.
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« Responder #25 : 15 de Junho de 2018, as 20:56:09 »


Fiz a medição e deu assim:

Pino 1: 0
Pino 2: 0
Pino 3: 0
Pino 4: 0
Pino 5: 0.25
Pino 6: 9.65
Pino 7: 0
Pino 8: 0


Parece estar certo.
A tensão no pino 6, está boa.
A pequena tensão no pino 5, deve ser por causa do capacitor eletrolítico.
Acho que está tudo certo.


Então vou procurar em algum lugar pra comprar esse CI, comprei esse na internet e aqui em por perto não vende, só em cascadura que deve ter...

Muito obrigado pela ajuda, assim que terminar de montar eu coloco aqui o resultado
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« Responder #26 : 16 de Junho de 2018, as 03:18:11 »

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Então vou procurar em algum lugar pra comprar esse CI, comprei esse na internet e aqui em por perto não vende, só em cascadura que deve ter...

Vai ser difícil você vai achar LM386 original em Cascadura.
Em todo caso procura na República do Líbano e pode ser que encontre um original.
O difícil é saber qual é o original e qual o falsificado.

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« Responder #27 : 16 de Junho de 2018, as 03:55:19 »

Citar
Então vou procurar em algum lugar pra comprar esse CI, comprei esse na internet e aqui em por perto não vende, só em cascadura que deve ter...

Vai ser difícil você vai achar LM386 original em Cascadura.
Em todo caso procura na República do Líbano e pode ser que encontre um original.
O difícil é saber qual é o original e qual o falsificado.



não sabia que tinha falsificado, sabia que tem varias marcas
Qual a diferença do falsificado para o "original"? e o original é de que marca?
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Alfredo Padrao
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"Fui eu que fiz"


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« Responder #28 : 16 de Junho de 2018, as 04:02:09 »

Desculpe-me por perguntar; Akilla em que bairro do Rio você mora?

Já montei vários mini amplificadores com LM386, sendo eles N1, N..., N4 e todos eles funcionaram, mesmo sendo de fabricantes diferentes, comprados em Cascadura, Campo Grande ou mesmo pela net.

Além do Noisy Cricket com layout da extinta (http://www.beavisaudio.com/projects/NoisyCricket),

O Fetzer Ruby: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3522.0

O Ruby Miniamp com layout do Chris: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=956.0

Montei um Ruby Miniamp com layout do Chris: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3583.0

É um integrado bem versátil.

Boa sorte,
Alfredo

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Akilla
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« Responder #29 : 16 de Junho de 2018, as 04:26:50 »

Desculpe-me por perguntar; Akilla em que bairro do Rio você mora?

Já montei vários mini amplificadores com LM386, sendo eles N1, N..., N4 e todos eles funcionaram, mesmo sendo de fabricantes diferentes, comprados em Cascadura, Campo Grande ou mesmo pela net.

Além do Noisy Cricket com layout da extinta (http://www.beavisaudio.com/projects/NoisyCricket),

O Fetzer Ruby: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3522.0

O Ruby Miniamp com layout do Chris: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=956.0

Montei um Ruby Miniamp com layout do Chris: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3583.0

É um integrado bem versátil.

Boa sorte,
Alfredo



Moro em Campo grande Alfredo, não achei na siliconnect

Caramba que legal, to na luta pra montar o meu primeiro  Cheesy

Ja ouvi falar que essas versões N são melhores, o que muda dela pras outras?

Obrigado, acho que agora vai
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