Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 11:15:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Novo artigo/circuito solucionador de ruídos 60Hz  (Lida 40995 vezes)
bec2010
Visitante
« Responder #45 : 09 de Novembro de 2010, as 20:24:57 »

hum, interessante essa sua empreitada, faz um projeto legal e disponibiliza aqui pro pessoal...
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #46 : 10 de Novembro de 2010, as 10:29:02 »

É coisa simples, Sabe esses filtros de linha? Vou folocar esse esquema no começo dele, com 3 tomadas de 3 pontos. Penso até em ver como detectar fase e neutro, assim a luz acende se a ligação estiver correta. Daí , depois destes 3 pontos de energia 127/220 , eu teria uma prolongação da caixa que teriam dois transformadores enviando os 12v a 1 A cada transformador para 2 reguladores, sendo cada um com 4 saídas para pedais. Logo, terei 3 tomadas filtradas e 8 saídas que além de filtradas, serão reguladas. Isso iria de um lado a outro do case, já que as tomadas precisam de uma distância legal para as caixas dos eliminadores como pedaleira e etc... Acredito que isso reduza bastante o ruído. Vi em alguns foruns esse mesmo esquema sendo usado pelo povo em studio e com sucesso, logo, imaginei que isso não era apenas para computador, mas para tudo, já que o varistor por si só já é um filtro.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #47 : 26 de Novembro de 2010, as 16:04:07 »

Estave eu lendo sobre o tal ruido...

E lembrei que outro dia estava no freestoompboxes, e lá tem o circuito alguns circuitos de captadores ativos e como o troço todo funciona, até fiz alguns testes a algum tempo atraz... com um circuito bem similar ao usado nos EMG só que usei tl071, e funciona muito bem... só que fica muito "ativo" pro meu gosto... "toda virtude tem seu preço...."

Funciona assim, um captador humbucker tem o  tap central (aqueles fios que são interligados para ter as duas bobinas em série) aterrado, os 2 fios restantes, cada um será ligado a entrada inversora e não inversora de um amplificador differencial, dessa forma o sinal das 2 bobinas é mesclado e o ruido é anulado. Isso é feito exatamente da mesma forma para captadores ativos em formato single como o SA.

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=3&t=880

Bem... eu estava pensando Evil... no caso de uma stratocaster, ilcluir + um captador que ficaria escondido dentro da guitarra e longe das cordas apenas para captar o ruido (phanton coil), e usar o mesmo circuito para mesclar o sinal dos captadores com o ruido (invertido) da 4ª bobina...

Outra possibilidade seria usar um circuito um pouco diferente (Anexo), usando um ampop como leve booster(o resistor do feed-back deve ser ajustado) apenas para o sinal da 4ª bobina, dessa forma, injetar o ruido(invertido) entre a chave de timbre e o pot de volume, se isso fuincionar ao acabar a bateria, o único sintoma seria o retorno do ruido.

Espero ter trazido novas idéias!!!
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #48 : 26 de Novembro de 2010, as 16:23:51 »

Cara... agora virei seu fã! eheh... Esse lance do captador fantasma, é uma boa.. eu tava pensando em fazer isso colocando um captador na madeira.. já que ela é quem vibra e dá os timbres mais graves. Isso daria umas frequências legais na guitarra/baixo e depois ainda funcionaria para reduzir ruído. Muito bom mesmo. Vou ver se testo!
Registrado
anaksun
Visitante
« Responder #49 : 26 de Novembro de 2010, as 17:53:43 »

Isso ai e doido.. Metaleiro Metaleiro Metaleiro Metaleiro Metaleiro ia pegar aquelas frequencia naturais do instrumento que são perdidas na captação.....
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #50 : 29 de Novembro de 2010, as 09:14:17 »

Ah...

Esqueci de falar, aquela chavinha s1 serve pra inverter o sinal pra poder ser usado tanto no captador do meio quanto nos do braço e ponte...
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #51 : 29 de Novembro de 2010, as 11:28:13 »

Cara... agora virei seu fã! eheh... Esse lance do captador fantasma, é uma boa.. eu tava pensando em fazer isso colocando um captador na madeira.. já que ela é quem vibra e dá os timbres mais graves. Isso daria umas frequências legais na guitarra/baixo e depois ainda funcionaria para reduzir ruído. Muito bom mesmo. Vou ver se testo!

cara acho eu que causaria um baita de um feedback
usar isso com drive!
levando em consideração que na minha opinião unico tipo de captador
que iria pegar a vibração da maderia seria aqueles piezo usado em trigger diy
e também acho que não funcionaria pra reduzir ruido.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2010, as 11:30:43 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
designermx2
Visitante
« Responder #52 : 29 de Novembro de 2010, as 11:38:51 »

É verdade... teoricamente poderia sim virar um looper, mas algumas coisas que vi na teoria, na prática passaram longe e funcionaram legal. Por isso que algumas vezes a galera fala que já tentou de tudo e eu insisto em tentar o que não foi tentado porquê a teoria diria que não funciona. Ai sim podemos dizer que tentamos tudo eheh...

Mas eu estou a fazer um teste interessante também. Eu tenho em casa um mic200 e um gdi21, ambos da behringer. Fiquei pensando se eu usar o gdi na primeira fase para amplificar o sinal, "balancear" (usando a saída XLR) e colocar o sinal (ainda desbalanceado, já que é mono) no resto do set... no final , coloco no MIC200 e rebalanceia ... acho que eu corto duas etapas de ruído (a do captador e do sistema). Não sei o quanto alteraria no som, mas um teste que eu fiz só com o mic200 já eliminou 80% do ruído. Isso lembrando que tenho fontes de ruídos intensas na minha casa e rua... uma antena de rádio amador na esquina (cerca de 50 metros) e três aparelhos de cerca elétrica (frente, telhado e fundo) que geram estalos no telefone e em outras áreas (problema de aterramento mesmo). Incrível como o sinal melhorou apenas com o mic 200 no final do estágio, e ainda ganhou "corpo". Quando eu tiver terminado meus blues breakers, blue clip, DOD e Distortion, estarei testando com o DI na entrada também acionando vários pedais e combinando distorções para ver até onde posso ir.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #53 : 29 de Novembro de 2010, as 14:59:11 »

não é nada disso, a intenção nunca foi captar a vibração da madeira!!!

A intenção é captar o ruido, inverter o sinal, e desta forma anular o ruido do captador, bom... no fim de semana vou tentar fazer alguns testes.

Não sou bom desenhista, espero que entendam...
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #54 : 29 de Novembro de 2010, as 15:15:58 »

Bom, eu tinha entendido que era apenas captar o ruído. Apenas imaginei se não poderia aproveitar este captador oculto para captar mais coisas que poderiam ser legais (experimento). quanto ao DI ativo, ajudou muito na saída final... acredito que eu usando um no começo isso possa ficar muito bom.
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #55 : 29 de Novembro de 2010, as 16:55:40 »

Na verdade o circuito do emg parece com a entrada balanceada de uma mesa de som, mas com as impedâncias casadas com as bobinas do captador.

Fiz alguns testes com um JB e um Virtual Vintage e tive resultados interessantes, o virtual vintage soou com encorpado e sem aquela ponta de agudos que ele tem, o JB ficou mais definido. Alterando o ganho das entradas inversora e não inversora obtive outros timbres à partir de um mesmo captador, por exemplo, se você tiver o mesmo ganho pra ambas as entradas, o timbre tende a ficar mais fechado, quando você deixa uma das entradas com mais ganho, o timbre tende para o single coil.

Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #56 : 29 de Novembro de 2010, as 18:41:44 »

Humm... single coil sem ruído! muito bom. Quanto a altura do som, como ficou? Antes você tinha dito que tinha muito ganho antes... como ficou?
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 65


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #57 : 30 de Novembro de 2010, as 09:51:01 »

não é nada disso, a intenção nunca foi captar a vibração da madeira!!!

A intenção é captar o ruido, inverter o sinal, e desta forma anular o ruido do captador, bom... no fim de semana vou tentar fazer alguns testes.

Não sou bom desenhista, espero que entendam...

fazer a mesma coisa que aqueles single "stack"
alá noiseless né

Eddie
que ci da pra usar no lugar desse Lm ai?
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, as 09:53:19 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
EddieTavares
Visitante
« Responder #58 : 30 de Novembro de 2010, as 09:55:14 »

Então...

O circuito original do EMG 81 tem um ganho até que bem alto (2 na inversora e 5 na não inversora), as bobinas do EMG81 são do padrão paf no que se refere à impedancia 4k + 4k, o JB é quase o dobro. Eu alterei os resistores do circuito pra ter um ganho 3 e 3 +-, ficou mais alto que o original uns 20%.

Outra coisa, esse "desbalanceamento de ganhos" do EMG81 é pra que ele soe mais agudo, se vc tiver 2 caps com as mesmas características, com esse circuito vc pode deixar o pickup da ponte mais agudo e forte e o do braço mais fechado e moderado no ganho... ou vice e versa!

Mensagem Mesclada
não é nada disso, a intenção nunca foi captar a vibração da madeira!!!

A intenção é captar o ruido, inverter o sinal, e desta forma anular o ruido do captador, bom... no fim de semana vou tentar fazer alguns testes.

Não sou bom desenhista, espero que entendam...

fazer a mesma coisa que aqueles single "stack"
alá noiseless né

Eddie
que ci da pra usar no lugar desse Lm ai?

Nos noiseless, HS1, 2, 3... virtual vintage e outros staks a a 2ª bobina capta um pouco do som das cordas e ainda funciona como uma espécie de indutor, alterando a característica sonora da bobina principal...
Nesse circuito a intenção é captar apenas o ruído e mixar com o som original, como acontece quando você acessa as posições 2 e 4 de uma strato, a diferença é que na strato os dois captadores estão “ouvindo” as cordas e mesmo que você coloque o captador longe das cordas, ele cancela o ruído (já testei isso) mas altera o som do outro captador (indutância, capacitância, impedância...).
Usando um buffer ou um booster conseguimos isolar um captador do outro e diminuir a interferência de um ao outro.
A vantagem de usar um booster é que podemos inverter o sinal ou mante-lo (s1).



Mensagem Mesclada

Eddie
que ci da pra usar no lugar desse Lm ai?

Pra esses circuitos que ficam dentro da guitarra eu recomendo o TL061 que é facílimo de achar e tem consumo muito baixo, o tl071 consome quase 10x mais... entretanto qualque operacional simples deve funcionar.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, as 12:56:05 por EddieTavares » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #59 : 30 de Novembro de 2010, as 14:35:40 »

O engraçado é como essas coisas ficam com distorção. Eu tenho um JB na ponte e um hotrails no braço de uma tagima T0 Black series, ruído zero. Ela é blindada (na medida do possível), mas nas distorções parece que elas são super amplificadas. Resolveria o problema se eu pegasse o JB e separasse as duas bobinas e usasse neste circuito? Ou a indutância de um atrapalharia no outro? Quanto eu usei o DI (apenas na saída), o som ficou muito mais clean, mas estou esperando receber grana para comprar umas peças e comprar um plug XLR para o GDI. Ai eu ligo os dois para ver se ele funciona tranquilamente como um redutor de ruído.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal