Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
15 de Abril de 2025, as 09:52:50
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Pedais de efeito
>
Problemas com mini fuzz bertola
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Problemas com mini fuzz bertola (Lida 10556 vezes)
Joao7077
Visitante
Problemas com mini fuzz bertola
«
:
04 de Maio de 2018, as 21:55:54 »
Boa tarde, sou mais um iniciante de eletrônica ainda beirando o básico,mas já tentando fazer algo para poder aprender fazendo! Estava tendo problemas na hora de montar os esquemas, decidi pegar uma ajuda com o programa fritzing, já que montando certo o esquema, ele mostra como ficam as ligações. Daí consegui montar o primeiro projeto do tonefiend.com e o esquema de amplificador de fone de ouvido do livro eletronic projects for musicians,mas o mini fuzz bertola eu não consegui.
Vou mostrar um print do programa e caso tenha alguma ligação errada me avisem por favor, apesar que estou achando que o problema está em algum componente, porque estou usando o transistor bc517 e ele é um npn, certo? Segundo o Burgos eletrônica, existe uma forma de descobrir qual o tipo de transistor, e pelo teste esse transistor que estou usando parece ser pnp, então não sei se o mesmo está danificado ou algo assim. Considerando que ele esteja bom eu deixo na forma como manda o circuito, aparece o efeito, porém está muito baixo, já quando eu inverto o transistor o som fica alto, porém limpo. Desde já agradeço quem poder me ajudar.
«
Última modificação: 04 de Maio de 2018, as 22:03:01 por Joao7077
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416
Re: Problemas com mini fuzz bertola
«
Responder #1 :
04 de Maio de 2018, as 23:09:38 »
O BC517 é um darlington NPN. Do jeito que está no desenho, ele está invertido. Inverta-o e confira as conexões com o diodo, ou tente trocar o diodo. Além disso, não deu pra ver muito bem, mas qual é o valor de R2? Me parece 1K na imagem (marrom, preto, vermelho). Use qualquer coisa entre 10K e 100K.
Além disso, inverta C1. Todas as variações do Bazz Fuss que montei usavam C1 com o terminal positivo voltado para a entrada - apesar de haver discordâncias entre alguns esquemas que vi por aí.
«
Última modificação: 04 de Maio de 2018, as 23:12:46 por marcao_cfh
»
Visitante
«
Responder #2 :
05 de Maio de 2018, as 00:18:24 »
Boa noite marcao_cfh, acabei de tentar cara, o resistor é de 10k mesmo, no programa eu só fiz colocar o que era r1 e R2 mal coloquei os valores, coloquei o transistor dos dois lados e nada inclusive polarizando o capacitor positiva e negativamente no in, e continua bem baixo, só aparecendo algo quando coloco no captador do braço, mesmo assim, efeito bem baixo e sem sustain. Estou fazendo na protoboard, será a falta de um aterramento no chassi mesmo?
Handmaker
Obrigado
«
Responder #3 :
05 de Maio de 2018, as 17:40:17 »
Se os aterramentos estão todos conectados, era pra funcionar. O que distorce nesse circuito é o diodo. Tente trocá-lo por outro (qualquer outro, inclusive um led).
Visitante
«
Responder #4 :
06 de Maio de 2018, as 15:53:28 »
marcao_cfh, como você falou que as ligações estavam invertidas, resolvi dar uma olhada nas ligações no programa, refiz as ligações do R2 com o diodo, o transistor e o c2 e funcionou cara, troquei os diodo e estavam funcionando, no final das contas eram as ligações, testei com outros diodos e inclusive com um led e foi muito legal, valeus pela ajuda cara, com sua resposta acabei entendendo mais o funcionamento do pedal, eu já tinha visto que eram os diodos que distorciam, mas não sabia que era simplesmente trocá-los, achei que teria que trocar resistores e capacitores também. Muito obrigado pela ajuda!
«
Última modificação: 06 de Maio de 2018, as 18:33:35 por Joao7077
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #5 :
07 de Maio de 2018, as 02:25:43 »
Testar diodos pode ser um pouco divertido. O legal do led é que ele acende quando você toca.
Quer uma dica pro próximo circuito? Ligue dois desses fuzz em série
. Fica um fuzz de ganho alto, com timbre bem bacana e com poucos componentes. E se você usar um diodo de germânio - só não lembro se é no primeiro ou segundo estágio - você ainda consegue umas oitavas acima ao tocar mais no final do braço da guitarra.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1913
-Recebido: 471
«
Responder #6 :
07 de Maio de 2018, as 18:03:29 »
Bela dica Marcão !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Joao7077
Visitante
«
Responder #7 :
07 de Maio de 2018, as 22:14:05 »
Valeus marcao_cfh, tava louco pra saber como fazer essas oitavas
Como faria em série? Simplesmente dobraria os circuitos? Colocando os diodos e tudo mais em série?
Handmaker
Obrigado
«
Responder #8 :
07 de Maio de 2018, as 23:12:51 »
Um circuito oitavador é mais complexo que isso, e ao mesmo tempo simples de ser entendido. Mas por sorte esse circuito dá um pouco de efeito de oitavas ao ser duplicado e ligado em série.
Como está o inglês? Leia essa página:
http://home-wrecker.com/bazz.html
, ela fala sobre experimentos com o Bazz Fuss (circuito idêntico ao Mini Fuzz, e que acho que veio antes). No fim da página tem o Buzz Box, que são dois Bazz Fuss em série. É um circuito simples, porém com ótimo som. Foi um dos primeiros circuitos que montei (Bazz Fuss, depois Buzz Box), agora deu vontade de refazê-los pra brincar um pouco.
Uma dica padrão para obter um som de oitavas melhor é usar o captador do braço, controle de tom da guitarra no mínimo e tocar após o traste 12.
«
Última modificação: 07 de Maio de 2018, as 23:15:08 por marcao_cfh
»
Visitante
«
Responder #9 :
08 de Maio de 2018, as 00:24:26 »
Já percebi há um bom tempo que as melhores informações estavam em inglês, então, tento estudar um pouco... Hahahahaha acho que já cheguei a visitar esse link, mas infelizmente, não sei por onde começar a estudar e entender, estou estudando um pouco e tentando fazer uns projetos, pra ir aprendendo e dando força de vontade, afinal, ver as coisas funcionando dá mais animação! Mas estou tentando fazer o mais básicos mesmo e tentar seguir um ritmo, agora sei que esse link vai me ajudar. Valeu mais uma vez, tá praticamente sendo meu guru hahahahaha
-----
Aliás, procurei muito por esses programas de perfboard, mas não achei e quando achava simplesmente não funcionava, pensei que seria mais "visível" do que o fritzing, pois já veria o circuito na placa. Tem algum link ou sugestão?
«
Última modificação: 08 de Maio de 2018, as 00:30:37 por Joao7077
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #10 :
08 de Maio de 2018, as 06:09:46 »
Citação de: Joao7077 em 08 de Maio de 2018, as 00:24:26
Já percebi há um bom tempo que as melhores informações estavam em inglês, então, tento estudar um pouco...
Realmente. Embora aqui no fórum exista material de alta qualidade em português, a grande maioria das coisas que você vai encontrar estão em inglês. Aprendi meu inglês em fóruns (com a ajuda de tradutores) e video games (Final Fantasy 7 foi uma verdadeira escola). Use o tradutor do google, ajuda bastante.
Citação de: Joao7077 em 08 de Maio de 2018, as 00:24:26
Aliás, procurei muito por esses programas de perfboard, mas não achei e quando achava simplesmente não funcionava, pensei que seria mais "visível" do que o fritzing, pois já veria o circuito na placa. Tem algum link ou sugestão?
Procure por DIYLC (DIY Layout Creator).
Visitante
«
Responder #11 :
08 de Maio de 2018, as 22:45:12 »
Pois é, meus primeiros aprendizados foram com resident evil 3 hehehe vou dar uma olhada no programa, valeus pela dica
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2066
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #12 :
09 de Maio de 2018, as 14:19:49 »
Citação de: Joao7077 em 08 de Maio de 2018, as 22:45:12
Pois é, meus primeiros aprendizados foram com resident evil 3 hehehe vou dar uma olhada no programa, valeus pela dica
E com Resident Evil 4 se aprende espanhol ! "Te cogi !"
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Joao7077
Visitante
«
Responder #13 :
09 de Maio de 2018, as 14:47:23 »
É a Konami nos tornando poliglotas hahahahaha
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2066
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #14 :
09 de Maio de 2018, as 15:03:44 »
Citação de: Joao7077 em 09 de Maio de 2018, as 14:47:23
É a Konami nos tornando poliglotas hahahahaha
Capcom.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...