Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 13:38:23

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas na montagem de um 5e3  (Lida 6355 vezes)
Stech
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1

« : 15 de Março de 2018, as 19:11:30 »

Boa tarde amigos, tudo bem?

Venho pedir ajuda aos mais experientes em amplificadores valvulados para decifrar e tentar resolver um problema que me ocorreu na montagem de meu Fender 5e3.

Este vídeo mostra o que esta acontecendo:
https://youtu.be/T0NOu1gABvE

Segui este layout para sua montagem:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Com a diferença de usar retificação a diodos, usando 4 IN4007, o transformador sem center tap, nos inputs, que ao invés de usar 4, usei apenas 2, nos capacitores da fonte, onde eram 16uF x 450v, usei 2 pares de 47uFx350 em série e 1 22uFx450v (não sei se fui claro quanto a isso, mas acredito que nas imagens abaixo seja possível compreender melhor) e a 1 válvula, usei uma 12ax7 ao invés de uma 12ay7.

Se alguém por favor, puder me auxiliar seria de grande ajuda. Muito Obrigado.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 15 de Março de 2018, as 19:38:34 »

O primeiro problema é que se você usou um transformador de força com secundário de 325Vac sem center tap e retificou com ponte de diodos, a fonte vai ter tensão maior do que se usasse a retificação com a válvula 5Y3. Os diodos 1N4007 perdem pouca tensão sobre eles (no máximo 1 volt em cada) enquanto que a 5Y3 perde aproximadamente 20V a cada 50mA de corrente em cada placa. Pra corrigir isso basta colocar um resistor de 400 ohms (390 ohms é o valor comercial mais fácil de achar) de 5W de potência, em série, entre a ponte retificadora e antes da chave de stand by.

O segundo problema é que ao colocar dois capacitores de filtro em série, precisa ligar resistores em paralelo com eles para equalizar (distribuir igualmente) a alta tensão sobre cada capacitor, sob perigo de um deles estourar (pela foto parece que um já está inchado).  Veja o tópico da fonte do tremendão, que tem bastante informação a respeito.

O terceiro problema é que a 12AY7 é bem diferente da 12AX7. Trocar uma pela outra (e com tensões da fonte erradas) faz com que os pontos de polarização dos triodos fiquem errados. O certo nesse ponto é seguir a receita do bolo, senão tem de recalcular os componentes que são ligados na 12AY7 e pra isso tem de saber fazer a coisa.
« Última modificação: 15 de Março de 2018, as 19:51:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #2 : 15 de Março de 2018, as 19:47:50 »

Opa! Como você conseguiu colocar uma moto dentro do amplificador?  Cheesy Cheesy

Além das recomendações do xformer, verifique novamente as soldas. Tem várias aí com jeito de solda fria, que dão uma série de mal contatos.

Mas o que acho que realmente está acontecendo, é um problema de aterramento. Reveja a montagem e todas as ligações de terra que houverem. À princípio, esse tipo de problema é causado por terra deficiente.

Smiley
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #3 : 15 de Março de 2018, as 21:14:02 »

Obrigado pelas respostas.

Xformer, o transformador tem secundario de 290Vac, não sendo 325Vac, preciso ou não usar um resistor em serie entre a ponte retificadora e antes da chave?
Sobre usar resistores em paralelo com os capacitores da fonte, quais valores eu posso usar?
Sobre usar a 12ax7, na verdade comprei as peças deste amplificador juntas e o rapaz que me vendeu disse que eu poderia usar a 12ax7, sem muitos problemas, apenas com uma leve diferença de ganho, mas então vou verificar o que posso fazer, no momento, a compra de uma nova válvula não é viável, infelizmente.

Matec, chega a feder oléo 2tempos hehehehe.
A principio também acreditei se tratar de problema de aterramento, mas não consigo enxergar melhor forma de faze-lo, vou verificar as soldas e tentar melhorar esse aspecto para ver se consigo alguma melhora.

Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #4 : 15 de Março de 2018, as 21:39:08 »

Se o secundário tem tensão menor do que o original, então não precisa usar o resistor, porque deve compensar a falta da queda de tensão na válvula retificadora.

Nos capacitores que estão ligados em série, pode usar um resistor de 330k ohms em cada um dos capacitores.
« Última modificação: 15 de Março de 2018, as 21:41:27 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #5 : 15 de Março de 2018, as 22:11:44 »

Ele tá com oscilação "motor boat". Isso é causado por acoplamento entre o power e o pré via fonte de alimentação.

Tente inverter os fios do transformador de saída. O que está indo no pino 3 da 6V6 da esquerda, ligue no pino 3 da 6V6 da direita e vice-versa.

Se não der certo, vai ter que melhorar o desacoplamento do pré com um resistor e um capacitor. Mas primeiro tente inverter os fios. Resolve 70% das vezes.
« Última modificação: 15 de Março de 2018, as 22:14:37 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Stech
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #6 : 15 de Março de 2018, as 23:18:13 »

Eduardo, inverti os fio e tive a mesma resposta.

Ainda não pude fazer a modificação na fonte como sugeriu o Xformer, mas assim que puder, posto resultados.

-------------

Notei também que as tensões dos filamentos estão abaixo do esperado, em 2.5Vac [ERRADO]
« Última modificação: 15 de Março de 2018, as 23:36:38 por Stech » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 15 de Março de 2018, as 23:33:15 »

Notei também que as tensões dos filamentos estão abaixo do esperado, em 2.5Vac

Assim não vai funcionar nada mesmo. Precisa ter perto de 6,3V nos filamentos das 6V6 e das 12AX7 (com os pinos 4 e 5 ligados juntos e o pino 9).
Stech
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #8 : 15 de Março de 2018, as 23:36:21 »

Notei também que as tensões dos filamentos estão abaixo do esperado, em 2.5Vac

Assim não vai funcionar nada mesmo. Precisa ter perto de 6,3V nos filamentos das 6V6 e das 12AX7 (com os pinos 4 e 5 ligados juntos e o pino 9).

Medi errado Xformer, estava com multimetro setado em Vdc, já em Vca fiz a leitura de 3v nos pinos 2 e 7 das 6V6 e 3v nos pinos 4-5 e 9 das 12ax7
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #9 : 15 de Março de 2018, as 23:39:10 »

Com 3V também não serve.  Meça a tensão no secundário de 6,3Vac do transformador sem a válvulas nos soquetes. Pra checar se ele está bom.
Stech
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #10 : 15 de Março de 2018, as 23:43:14 »

Com 3V também não serve.  Meça a tensão no secundário de 6,3Vac do transformador sem a válvulas nos soquetes. Pra checar se ele está bom.

Eu medi o filamento fora da conexão, 7vac. Não é certo ter 3.5vca em cada um desses pinos? Ao menos, meu outro amplificador é desta maneira.

Nesse tipo de transformador, a maneira como se ligam os filamentos não é diferente?
« Última modificação: 15 de Março de 2018, as 23:45:22 por Stech » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #11 : 15 de Março de 2018, as 23:47:22 »

Só se você medir a tensão em cada pino de filamento em relação ao terra e se  tiver o center tap aterrado é que vai dar 3 e poucos volts. Eu queria que medisse a tensão ligando o voltímetro nos terminais dos filamentos.  Se for assim, parece estar ok.
Stech
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #12 : 15 de Março de 2018, as 23:49:15 »

Só se você medir a tensão em cada pino de filamento em relação ao terra e se  tiver o center tap aterrado é que vai dar 3 e poucos volts. Eu queria que medisse a tensão ligando o voltímetro nos terminais dos filamentos.  Se for assim, parece estar ok.

Entre cada terminal tenho 6.5~7vca, acredito que esteja ok sim.
« Última modificação: 15 de Março de 2018, as 23:51:54 por Stech » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #13 : 15 de Março de 2018, as 23:56:45 »

A 12AY7 faz parte da entrada do amplificador e você substituiu por uma 12AX7. Experimente tirar só essa 12AX7 da entrada e ligar o amplificador para ver se o ruído de motor de barco para ou continua.

Aproveita e veja se as tensões marcadas no circuito estão mais ou menos perto das que você tem no seu amplificador.
Stech
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #14 : 16 de Março de 2018, as 00:02:30 »

Sem a 12ax7 a DT180cc 2 tempos foi embora, não passa o som da guitarra mas o barquinho parou.
  Imprimir  

Ir para: