Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 14:38:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estalos Amp Valvulado. (resolvido)  (Lida 64614 vezes)
designermx2
Visitante
« Responder #180 : 15 de Setembro de 2010, as 21:45:16 »

Velho, quanto mais eu leio mais me interesso _... bem, vamos ao teste. Amanha coloco a foto do peru embalado... mas vou dizer uma coisa. O amp ficou muito silencioso, ficou sem estalos (pelo menos até onde deu para ouvir, pois minha filha está doente e chorando e n deu para ter silencio absoluto) mas com certeza n tem a mesma altura que antes (nem perto disso) e ficou livre de zumbidos e o som de 60Hz tmb. Deu apenas para ouvir um leve xiado que acho que era o som das 6v6 (isso no máximo volume) agora vem a pergunta. Como vou usar o amp com esse tipo de blindagem sem prejudicar a usabilidade ou a beleza?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #181 : 15 de Setembro de 2010, as 22:13:39 »

Bingo! Era RF!!

Pode aponsentar os reguladores. Não são mais necessários!

Não precisa embrulhar feito peru para funcionar. Basta uma malha com o fechamento menor que o comprimento de onda da RF interferente. Quer dizer, se você prender tela de galinheiro por dentro do gabinete, garantindo a continuidade elétrica dela e aterrando no mesmo ponto que você conectou o papel, o resultado será o mesmo.

Falei para usar o papel por ser algo fácil de conseguir e ele barra até microondas e radiação ionizante. Papel alumínio é um tiro de canhão para matar borboleta quando se trata de ondas eletromagnéticas.

O chiado é chamado de ruído branco e é causado por elétrons que se chocam com elementos internos da válvula. Esse som faz parte da mágica!

Parabéns, Designer. Você está batizado pelo fogo dos filamentos incandescentes em AC.

Caso encerrado!

Abraços a todos.

Eduardo.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #182 : 15 de Setembro de 2010, as 22:33:14 »

Deixa ver se eu entendi... Basta "selar" o amplificador com alumínio suficiente para bloquear as ondas de RF, correto? Se meu cabeçote não tem uma continuidade (a tampa traseira por exemplo, épresa por uma dobradiça dessas de porta) e tem coolers no fundo). Será que posso colocar em tudo, mas a tampa traseira não sendo contínua, mas entrando em contato com o alumínio da frente, será que funcionaria exatamente da mesma forma, ou será menos eficiente um pouco?

Agora quero pedir mais um favor...na verdade uma idéia: como posso fazer com que o amp na hora de encaixar no case, ele fique aterrando sem correr o risco de rasgar o papel alumínio, perder o isolamento/blindagem ou algo do tipo?


Agora posso dizer com certeza: Podem dar um jeito de blindar/engaiolar o amplificador de vocês, isso vai realmente fazer o amp ficar muito silencioso e imune a certos ruídos (espero que todos) e Eduardo, muito obrigado pela ajuda e acho que agradeço em nome de todos aqui do fórum e de vários navegadores aventureiros. Vou terminar o desenho da placa do meu super 5F1 (aceito sugestões de nome, já que não é mais um angela) e colocar aqui um passo a passo com o relatório que fiz das coisas que aprendi e com os detalhes importantes (para mim foram todos, mas vou tentar elencar alguns).

Agora vem o golpe eheh: quem tiver afim de me mandar o nome do livro ou o próprio livro do Morgan Volume 1 eu fico grato de antemão.

E vou deixar aqui o espaço para alguém tirar alguma dúvida com o Mestre Eduardo para que depois que colocar o novo layout com considerações, poder fechar o tópico (a menos que o pessoal ache por bem deixar aberto), mas eu geralmente fecho o processo.

Mensagem Mesclada
Fiz a gaiola e ficou quase perfeito (digo quase p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando colloco um cabo, ele passa a captar as interferências novamente pelo cabo). Em menor volume mas capta... Isso tem como evitar?

Aqueles amps que tem um capacitor de sinal na entrada( antes do resistor do pré para que a guitarra passe primeiro pelo capacitor) , apenas muda o timbre ou serve para cortar esse tipo de problema tmb?

Essas foram as perguntas dentro do tema, mas agora vem as de fora.

O amp ficou tão bom , que penso em usar ele para ensaiar tmb, já fazer o vox para tocar em palco mesmo... mas pergunto...

Trocando o transformador de audio para 25w ou 30w, meu transformador de força suportaria duas 6l6? Tenho aqui até um de um duovox 120b que acredito que eram 4 6l6, mas será que 300v a 150ma não aguentariam puxar duas em paralelo n? Pensei nisso p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que quando jogar uma bateria (o baterista é meio que chumbado nas mãos e parece que aquele é o último dia de tocada dele) ehhe... será que não vai ficar muito baixo não?
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, as 00:44:53 por designermx2 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #183 : 16 de Setembro de 2010, as 01:42:03 »

"Fiz a gaiola e ficou quase perfeito (digo quase p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando colloco um cabo, ele passa a captar as interferências novamente pelo cabo). Em menor volume mas capta... Isso tem como evitar?"

E esse mesmo cabo conectado a guitarra também continua captando ruídos? Se não isso é normal porque com o cabo sem estar na guitarra ele irá agir como se fosse uma antena.(pelo menos é isso que eu entendo que aconteça)


Ahh e eu também acho que deva fechar o tópico p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) ele já está extenso por demais.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, as 01:44:02 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #184 : 16 de Setembro de 2010, as 06:55:57 »

Olá Designer

Fiz a gaiola e ficou quase perfeito (digo quase p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quando colloco um cabo, ele passa a captar as interferências novamente pelo cabo). Em menor volume mas capta... Isso tem como evitar?

Tem sim. Troque o cabo.

Esses cabos devem ser blindados. Mesmo sem estar conectado na outra ponta, não devem captar nada. De fato um fio estendido funciona como antena, mas o cabo não pode ter esta propriedade. Por isso existe a malha de blindagem. Se o cabo está captando sinal, então a malha está com problemas. Pode ser mal contato no plug ou, no caso de cabos mais velhos, que esteja partida por dentro em certos trechos, deixando buracos por onde a RF pode entrar.

RF passa por capacitores como o ar passa por uma janela aberta. Capacitor não barra RF, deixa passar! Pode ser que com uma 12AX7 ou 12AT7 isso melhore, já que são válvulas ruins para RF. A ECC85 é toda para RF! É o que ela gosta de amplificar!!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, as 06:58:34 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #185 : 16 de Setembro de 2010, as 07:09:26 »

Vou colocar aqui as considerações, projeto finalizado e lições aprendidas (como fiz especialização em projetos, tenho esse vício) eheh e depois eu tranco, blza? Eduardo, me diz uma coisa... Quando agente separou os catodos e as grades, elas apenas funcionam como uma só mas com uma de backup para que se uma parar a outra continue ou elas estão somando força? Acho que mesmo ele assim, com a bateria pode ser que não dê para fazer um ensaio. Por isso que perguntei se meu transformador de força suportam duas 6l6.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #186 : 16 de Setembro de 2010, as 07:19:19 »

Olá Designer

A separação dos eletrodos foi feita para que uma não visse o que a outra faz. Desta forma cada uma trabalha independente entregando o seu máximo. Como estava antes, elas interferiam uma na outra, forçando mais a mais fraca e distorcendo a mais forte. Mas a idéia de um SE com 25W é descabida. Você pode usar duas 6L6 para pegar uns 30W com o que tem, mas em PP.

Por favor não tente dar mais anabolisante para este coitado. Antes de supor que vai ficar baixo, tente ensaiar. Ligue em uma caixa com 4 falantes de 12' dos bons! Você pode ficar surpreso!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #187 : 16 de Setembro de 2010, as 08:12:33 »

bossman : Havia esquecido de responder sua pergunta. Não deu para testar ontem p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a gaiola foi terminada mais de meia noite. Ai não queria acordar minha irmã que dorme ao lado da varanda praticamente. Também fiquei pensando se com a guitarra (por ser bubina) não "fecharia o ciclo" e faria com que o cabo não virasse uma antena, mas sim "parte do circuito" . Acho que com o "positivo" e "negativo" em aberto pode ter ficado apenas como antena. Mas vou testar. O cabo é novo e é da Santo Angelo, mas vou verificar melhor isso. Imagino então que um transmissor UHF pode ser mais vulnerável que o cabo , correto?

Nem acredito que um papel alumínio modificou o resultado final da água para o vinho... Esse fim de semana vou estourar a cabeça dos dedos de tanto tocar  Roqueiro  Guitarrista .
Tou aqui doido pra chegar em casa meio dia e dar uma ligada nele novamente. Vocês vão ter que esperar eu matar a vontade e vício para poder colocar aqui o post final com tudo! heheh.


Eduardo:
É vero, esqueci que posso dar mais "pancada" se aumentar a caixa de 1 x 12 para 4 x 12. Blza, vou fazer isso sim. Quero montar o AC-30 para usar em palco e vou deixar esse só para ensaios (até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que não aguentaria um palco eheh). Roll Eyes

Agora, Eduardo, eu fui olhar um champ para eu montar com o outro transformador de audio que me sobrou (lembra-se que comprei um novo)? O antigo sobrou. Ou eu monto o Iall 3.5 como sugerido aqui ou o champ...

Porquê a galera pega a medição de voltagem dos Champs originais (pelo menos é o que parece) e eles ficam com 345 nas placas em média, se o ponto de trabalho ideal segundo o datasheet é 315? é opção e os caras fazem os mods ou vem assim de fábrica? Isso não mata a válvula aos poucos (mesmo sendo uma 6v6gt)? Pelo que vi isso aumenta a tensão em 9% e a corrente não calculei.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, as 09:01:35 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #188 : 16 de Setembro de 2010, as 12:49:45 »

Olá Designer

A Fender fez tudo certinho, mas o bando de "tuneiros" de amplificador por aí bagunçaram tudo. Este é o esquema original do 5E1 com as tensões esperadas para um amplificador de fábrica.

http://www.schematicheaven.com/fenderamps/champ_5e1_schem.pdf

Veja que os capacitores de filtragem são bem baixos e mesmo assim o amplificador é silencioso. Foi deste amplificador que o Angela tomou o deles. Tirando a 5Y3 e colocando diodos de silício a tensão ja vai para as alturas.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #189 : 16 de Setembro de 2010, as 14:05:34 »

É vero.. e olhe que eles mandavam colocar lá 337v e eu optei por 300 (fiz um cálculo que acredito que não foi muito feliz), imagine se tivesse pego 337v a 150ma. Era um canhão para reduzir na entrada ... rs

Eu pensava que era o 5F1, mas vejo que este está bem parecido, tirando claro que esse tem um feedback com um resistor de 22k e pelo que estou vendo ele não é negativo, mas o meu não tem. Será que posso colocar sem problemas? O valor do resistor para duas em paralelo continuariam o mesmo?

Pensei em colocar isso em uma chave, assim posso ligar ou desligar (ficou ainda um buraco no chassis da frente que a chave está sem função). eheh.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2010, as 14:08:11 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #190 : 16 de Setembro de 2010, as 14:59:18 »

Designer

Todo feedback em amplificador é negativo. Se o feedback for positivo vira oscilador. O termo "negativo" não quer dizer que vem do polo negativo, mas que está em contra-fase com a entrada.

Nunca, mas nunca mesmo, ouse se quer pensar uma heresia dessas. O feedback ou existe ou não existe no circuto. Não é uma coisa para se ligar e desligar e muito menos para se ficar pondo assim como quem veste uma ou outra cueca.

O 5E1 e 5F1 tem poucas diferenças. Basicamente o 5F1 é o irmão pobre com alguns componentes a menos.

http://www.schematicheaven.com/fenderamps/champ_5f1_schem.pdf

Esses são os originais. Qualquer outra coisa que você encontre por aí é alteração feita por curioso. A Fender nunca alterou esses aparelhos. Quando alterava, mudava o código. Por exemplo, o original era o 5E1. Tiraram o choque e alguns capacitores rebatizando como 5F1. Eles não tem chave alguma e nem controle de tom.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rafammbass
Visitante
« Responder #191 : 16 de Setembro de 2010, as 16:06:19 »

Esses são os originais. Qualquer outra coisa que você encontre por aí é alteração feita por curioso. A Fender nunca alterou esses aparelhos. Quando alterava, mudava o código. Por exemplo, o original era o 5E1. Tiraram o choque e alguns capacitores rebatizando como 5F1. Eles não tem chave alguma e nem controle de tom.

Eduardo,

Claro que não entendo nem 1/10 do que você entende de eletrônica, mas em um champ 600 reissue de um amigo, colocamos um Bypass chaveável no Tonestack e ainda outro chaveamento no resistor de shunt do tonestack, o controle de médios. Ficou bem bacana.

Também, há efeito em se retirar o resistor de feedback negativo. No meu entender ele mexe no bias do último estágio do pré, certo? Retirando ele, eu consigo mais ganho no amp.

Agora, não sei o quanto essas modificações são danosas para o amplificador. Aparentemente a do tonestack não muda nada em termos de sobrecarga do circuito etc, mas a do feedback negativo certamente deve dar uma "sobrecarregada" nele.

Vi em um site também a mudança do bypass da 6V6 que deve mudar a resposta sonora, logicamente limitada pelo tamanho/qualidade do falante...
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #192 : 16 de Setembro de 2010, as 18:41:22 »

RAFMmbass, vou repetir uma frase popular muito sábia: não existe niguém tão inteligente que n possa aprende e ninguém tão burro que n possa ensinar. N quero dizer que aqui temos burros e inteligentes, todos são, mas cada um na sua praia... Tanto que sabiamente vc falou de eletrônica, mas veja que terceiros na conversa identificaram que meu problema era na cerca elétrica! Uma blindagem de menos de 2 reais resolveu o problema e talvez me desse muito menos gastos com esse amp. Toda consideração feita aqui e toda resposta dada está deixando este tópico uma super aula de supletivo para handmaders iniciantes. Meu olhar para valvulados está mais crítico e menos ignorante do que antes.

Outra coisa que acho que ainda pode estar errado no meu Eduardo, é que estou tendo uma voltagem de 100v nos anodos do triodo, mas no esquema tem de 160 a 180 ( n deu para ver direito). Ele usa dois resistores de 100k, no meu tem um de 100 e um de 150k.Estou com uma chave sem função no painel. Tem alguma sugestão que n prejudique e me dê mais uma opção no som? Quanto ao feedback, é correto recolocar, já que no original existia?
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, as 07:27:38 por designermx2 » Registrado
fovb
Visitante
« Responder #193 : 16 de Setembro de 2010, as 21:27:46 »

Este tópico é uma aula sobre valvulados.

As vezes uma aula da Escolinha do Professor Raimundo, as vezes do professor Pasquale   Cheesy Cheesy Cheesy

E como um bom aluno fico sentado, quietinho, só absorvendo as informações.

Parabens a todos envolvido (puxa-saquismo off  Grin)



Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #194 : 17 de Setembro de 2010, as 08:24:13 »

Oi Pessoal

Outra coisa que acho que ainda pode estar errado no meu, é que estou tendo uma voltagem de 100v nos anodos do triodo, mas no esquema tem de 160 a 180 ( n deu para ver direito). Ele usa dois resistores de 100k, no meu tem um de 100 e um de 150k.Estou com uma chave sem função no painel. Tem alguma sugestão que n prejudique e me dê mais uma opção no som? Quanto ao feedback, é correto recolocar, já que no original existia?

A voltage está certa. A válvula está errada!  Grin Esses resistores são escolhidos de acordo com o ganho desejado e impedância necessária para o próximo estágio.

A função do feedback é reduzir a distorção no estágio de saída, evitar oscilações e uniformizar o comportamento do amplificador com cargas diferentes (leia-se falantes e salas). Ele faz isso por meio de um controle de ganho. Você pode colocar sim. O ganho vai cair um pouco, mas a qualidade do som vai aumentar muito. Se ele apitar, inverta os fios no primário.

em um champ 600 reissue de um amigo, colocamos um Bypass chaveável no Tonestack e ainda outro chaveamento no resistor de shunt do tonestack, o controle de médios. Ficou bem bacana.

Também, há efeito em se retirar o resistor de feedback negativo. No meu entender ele mexe no bias do último estágio do pré, certo? Retirando ele, eu consigo mais ganho no amp.

Errado. O feedback não altera bias. Ele insere um sinal em contrafase no catodo da válvula para controlar e uniformizar a saída. Desta forma a alteração do alto-falante ou do hambiente não modifica a forma como o circuito trabalha. Sem ele o amplificador fica indefeso contra as mudanças de impedância do transdutor durante a operação. Um amplificador sem feedback que entre em oscilação (microfonia por exemplo) é como um caminhão carregado na ladeira e sem freio. Alguém vai pagar o pato. Pode queimar o falante, o transformador de saída ou mesmo centelhar as válvulas de potência. Com o feedback existe uma segurança. Em amplificadores pequenos como o do Designer, não há tanto problema ficar sem feedback porque é um aparelho "fraquinho". Num amplificador maior é uma insanidade! Desculpe a franquesa.

Existem muitas coisas no circuito que o leigo não vê função, mas são feitas por segurança. Um carro não precisa de sinto de segurança para funcionar. O Ford modelo T não tinha sinto de segurança  Huh? e foi um dos veículos mais vendidos do mundo! Se você arrancar o sinto do carro, o veículo fica mais leve e anda até mais! Inclusive fica mais confortável para dirigir, sem aquela coisa te apertando no pescoço! O seu argumento no feedback é assim!

Você consegue mais ganho, mas sem qualidade e com um aparelho em risco. Em volume baixo (carro devagar) não é perigoso, mas no palco (correndo) tem risco. Um risco que se paga no bolso.

Eu insisto para que os iniciantes montem amplificadores de baixa potência. Isso não é a toa. Os amplificadores maiores são até mais fáceis de montar, mas o risco é grande. O do Designer opera em 300V e garanto que ele não achou gostoso tomar choque. Um de 100W com EL34 ou 6L6 vai operar em 450V a 600V e a força do choque cresce em proporção geométrica. Existem circuitos de até 800V com EL34. Um erro neste patamar de tensão representa alguém sair chamuscado. Se for uma peça, menos mal. Compra-se outra. Se for um dedo ou....  Lips Sealed

A internet é uma fonte de informação fantástica. Eu aprendo muito com ela todos os dias, mas é preciso ter critério de onde pegar a informação. Tem muito curioso metido a sabe-tudo postando por aí. Esses sujeitos fazem sites "bonitinhos" e convencem os pouco experientes de qualquer bobagem. Todos ouvem o cara de terno! Quem já leu o Pequeno Principe sabe do que falo! Grin

Hoje está na moda os carros "tunados". Bravo O proprietário manda rebaixar ou suspender a suspensão, faz uma pintura psicodélica, abre uns furos no capô, pendura umas luzes por baixo e assim vai. Bravo Mas eu gostaria de saber se existe alguma oficina autorizada que faça tunning?  Huh? Ou uma revenda de carros tunados? Huh?

Carro tunado é lixo na revenda.  Cry O dono gasta uma fortuna para mudar o carro com o Zé da Esquina e fica com um elefante branco. Sem contar que uma coisa dessas não passa em qualquer inspeção de segurança e concessionária não põem a mão neles. Mesmo assim há que faça e curta isso. Tem toda uma indústria montada no assunto e muita gente ganhando a vida de forma honesta com esse serviço.

Você pode por chaves no seu amplificador o quanto você quiser! Ele é seu e ninguém tem nada com isso. Mas tenha em mente que uma vez removida a originalidade do circuito, o valor de mercado cai e será mais difícil achar manutenção. Se seu plano for ficar com o amplificador eternamente, vá em frete, mas antes tente estudar o assunto para saber o que está fazendo.  Wink Tu serás eternamente responsável por algo que cativas!  Grin

Esta é minha opinião sobre o assunto. Fico aguardando a fogueira de inquisição!  Cheesy

Abraços a todos

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 11 12 [13] 14 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal