Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 16:24:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estalos Amp Valvulado. (resolvido)  (Lida 64674 vezes)
maioli
Visitante
« Responder #150 : 13 de Setembro de 2010, as 14:20:38 »

Existem filtros para bloquear interferências da rede, já prontos. São muito usados em equipamentos médicos e de precisão. São filtros LC para alta frequência.

O problema é que se se tratar de algum tipo de faiscamento na rede da sua casa ou em um transformador nas proximidades, ou mesmo em um painel neon, em reator de lâmpada de rua... os filtros mais simples não são capazes de eliminar isso... é uma transferência condutiva e indutiva de sinal. Teoriacamente um filtro com regulagem e uma blindagem bem aterrada em rede aterrada deveriam eliminar esse fenômeno.

Mas para seu conhecimento, os reguladores têm uma rejeição de ruído tão boa que são capazes de suprimir até o ruído de clock de fontes chaveadas.

Talvez vc possa experimentar essa aqui para a alta:     

http://www.eleccircuit.com/power-supply-0-300v-dc-adjustable/

Às vezes a força bruta pode ser necessária.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, as 14:32:08 por maioli » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #151 : 13 de Setembro de 2010, as 15:47:48 »

Quero saber mesmo isso... neste não vou investir mais grana, mas apenas conhecimento. No próximo quero evitar qualquer tipo de problema... E com certeza se está aparecendo isso nos aparelhos de casa (não só no valvulado), com certeza no próximo vai rolar... Será que meu raciocínio está correto? Só nõ entendi o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nas pilhas antes não faziam os estalos e quadno fui ouvir tarde da noite, eles aparecem bem baixinho... se o pré quem capta isso, e ele n usava a rede... será que vinha um mínimo do power?

Mensagem Mesclada
Esse ai é mais complicado (o ci) do que o que tem aqui no forum. Este que foi feito aqui para 300v, não serve não?http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&id=26471&catid=14

Esse já deixei o esquema pronto no eagle. é só montar
« Última modificação: 13 de Setembro de 2010, as 16:02:04 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #152 : 13 de Setembro de 2010, as 21:13:29 »

Oi Maioli

Gostei do circuito que você sugeriu. Imprimi a página para usar como base em um projeto que tenho já faz um tempo. Estou tentando criar um "indutor de estado sólido". Algo que eu coloque no circuito no lugar do indutor e corte o ripple. Só não quero ter que referenciar no terra.

Mas preste atenção a um detalhe importante. O circuito não é um regulador. A saída acompanha a oscilação da entrada. É apenas um reostato com um limitador de corrente. Dentro da faixa de corrente de 0 a 100mA ele vai operar como fonte linear.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #153 : 13 de Setembro de 2010, as 22:35:24 »

Eduardo, agora você me confundiu... dá para ajudar na linguagem de noobs? ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Deixa eu ver se digo minha dúvida de uma forma melhorada... existem as interferências vindas da rede elétrica, certo? queria montar duas fontes. Uma de 127/240 - 127v (com a solução) e outra dentro do amp. O objetivo da externa, é para usar em outras coisas como pedais e caixas de outra natureza. A interna é para poder usar em qualquer lugar sem me preocupar com estas interferências.

A pergunta é... a fonte deve ser regulada, filtrada ou os dois? alguém tem alguma sugestão de circuito (caso a que coloquei no link não seja a ideal)? Chegaram as placas e já confeccionei uma. Estarei amanhã pegando um regulador e os capacitores para fazer a regulagem do heater para a válvula de pré. Vou fazer dois (um para este amp que vou deixar para minha filha) e o outro que será o meu (o vox).

Eduardo, sei que já está agoniado com isso, mas tenha fé que mais longe agente já esteve! Palmas
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #154 : 14 de Setembro de 2010, as 07:14:42 »

Olá Designer

Para você cortar completamente qualquer interferência e oscilação oriunda da rede de força, você precisa de uma fonte retificada, filtrada com capacitores e regulada com componentes ativos lastreados em um dispositivo de referência de tensão. Em circuitos de estado sólido a referência de tensão é dada por um Zener e em válvulas por um estabilizador a gás.

Veja que apenar ter um zener não faz um circuito ser estabilisador. No que o Maioli sugeriu o zener é usado como dispositivo de proteção do MOS.

O circuito que você quer tem no livro do Jones na página 342. Na 343 tem a versão válvulada.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #155 : 14 de Setembro de 2010, as 07:20:38 »

Vou dar umas puladinhas de página para olhar, mas eu quero ver se construo essa proteção para todos os amps que eu montar... você acha uma boa ou é exagero e isso só rolou p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu projeto foi ruim e dei azar?

Mensagem Mesclada
Eduardo, qual o livro dele? no Building Valve Amplifiers A página 342 fala de medição de impedância.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, as 07:51:47 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #156 : 14 de Setembro de 2010, as 08:26:31 »

Olá Designer

Usei este tipo de circuito uma vez. Não adiantou muita coisa. Se o bolo foi feito com ovo estragado, mais açucar não evita a diarreia.

O circuito está no livro de teoria. O volume 1. O Building é o volume 2 que você deveria estudar depois de terminar o 1!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #157 : 14 de Setembro de 2010, as 09:35:16 »

 Embarrassed Eita! vou correr atrás do primeiro volume então... Mas diz ai o p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) não adiantou muita coisa? Ah... essas parábolas que você cria são engraçadas hehe...  Será que não tem um meio maneiro de fazer um amp ficar imune pelo menos a 80% de ruídos externos? Acho que o caminho é longo então.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #158 : 14 de Setembro de 2010, as 10:31:56 »

Hehehe. Por isso que vc ouviu muitas vezes lá no começo, "faz um projeto consagrado".

Quando o projeto é bom, uma fonte normal dá conta. Pense também que nos PP é da natureza do sistema uma maior rejeição aos ruídos de fonte.

O Eduardo está certíssimo, esse circuito de 300V é uma fonte ajustável e não uma fonte estabilizada. Para ser estabilizada o gate precisaria ser referenciado e a tensão de entrada ser suficientemente acima da de saída para comportar as flutuações da rede.

Já fiz isso uma vez, mas com transistor bipolar e 2 zeners de 150V x 5W em série. Funcionou até os zeners queimarem por excesso de corrente, devido à falha no projeto que tinha limitador de corrente inadequado para esses componentes.

http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26&func=view&id=26471&catid=14

Quem sabe o Eduardo ou já tem algo pronto ou sugere a melhoria desse design com zeners? Também podemos pensar em usar a força bruta na filtragem também, pois capacitores modernos de altos valores são baratos e dão resultado excelente. Se conseguirmos fechar um bom design, vai ser bem útil para a turma.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #159 : 14 de Setembro de 2010, as 11:47:00 »

Oi Maioli

Eu não gosto da saída "brute force". Sempre achei que deveria ganhar a vida com o cérebro e não com o braço. Tenho um projeto de fonte regulada, mas não lembro onde guardei o esquema. Queria escanear para por aqui. Por hora vou deixar a água na boca com a foto do protótipo.

Fiz uma regulada de estado sólido com zener de 150V 1W e funcionou bem. A que você postou carece de um transistor driver para o TIP50. Aí não vai ter zener que agüente mesmo. Vou tentar alguma coisa aqui alterando o desenho do link e posto o resultado.

Designer, é possível sim construir um amplificador imune a ruídos usando a tecnologia de 1940. Ache o primeiro volume do livro do Jones e estude com atenção. Depois de ler tudo, monte um projeto consagrado.

Veja só como está a sua situação: você resolveu fazer um bolo, mas em lugar de pegar uma receira da Ofélia, catou uma que estava no verso de um santinho de político. Daí você comprou ingredientes procurando mais o preço que a qualidade. Quando o saco de farinha (12AX7) caiu no chão, você resolveu por maizena no lugar (ECC85), afinal é tudo branco, poeirento e cheio de amido! Daí o bolo assa demais e você resolve fazer com que fique gostoso colocando mais glacê na cobertura. Fala sério!  Wink Que tal começar a pensar em um amplificador novo? Um SE de 4W! Grin Monta um AX84!!  Head Banger Guitarrista

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rafammbass
Visitante
« Responder #160 : 14 de Setembro de 2010, as 13:26:25 »

Eu estou aprendendo muito com esse tópico, também estou dando a cara pra bater com os tubos. Obrigado, Eduardo e Designer.

Veja só como está a sua situação: você resolveu fazer um bolo, mas em lugar de pegar uma receira da Ofélia, catou uma que estava no verso de um santinho de político. Daí você comprou ingredientes procurando mais o preço que a qualidade. Quando o saco de farinha (12AX7) caiu no chão, você resolveu por maizena no lugar (ECC85), afinal é tudo branco, poeirento e cheio de amido! Daí o bolo assa demais e você resolve fazer com que fique gostoso colocando mais glacê na cobertura. Fala sério!  Wink Que tal começar a pensar em um amplificador novo? Um SE de 4W! Grin Monta um AX84!! 

Essa foi a melhor analogia que eu já vi na minha vida! Hahahahaha HILÁRIO!

Designer, MONTA LOGO UM IALL 3.5, aprendi bastante com o bichinho. Quero montar mais um SE, provavelmente um Champ, e depois quero passar pros PP.

Abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #161 : 14 de Setembro de 2010, as 14:32:44 »

Ótima sugestão! O IALL 3.5 é bem fácil de montar e usa peças de custo baixo!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #162 : 14 de Setembro de 2010, as 14:36:09 »

Mas é exatamente isso que quero Rafammbass... eu estou usando este como teste (tipo... se já gastei dinheiro com os igredientes) agora vou aprender neste para ver o que devo e o que não devo fazer nos outros). Pensei em fazer um champ , mas depois pensei... poxa, já estou aqui com um SE. Ele funcionando e eu entendendo ele bem, descobrindo os erros (que estou aprendendo aqui neste tópico várias coisas de diversas etapas), então no próximo eu vou iniciar ele com um critério tão grande que é capaz de passar uns 6 meses para fazer (não p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) quero demorar, mas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu estarei fazendo e pensando o porquê estou fazendo aquilo e o melhor, se não daria para fazer de um jeito melhor)!

Não é que eu tive vontade de pegar o santinho do político para fazer o bolo, mas sim p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) vi que assim como eu, várias pessoas procuram por esse projeto. Faz um teste no google por Angela super single ended entre aspas (busca absoluta) e veja se não tem mais de 1600 resultados. Ai eu fui achando que era a receita perfeita. O que penso em fazer é consertar o máximo que eu puder e colocar o resultado final aqui. Assim, além das pessoas olharem o tópico, entenderem os defeitos (que nem eu sabendo que era ruim, imaginei que seria tão ruim). Quando o Eduardo me disse que era ruim, eu apenas achei que fosse gosto, mas quando ele foi me explicando o lance todo, eu vi falhas brutais em todas as etapas. Só estou com a ecc85 até chegarem as minhas 12at7, mas não penso em usar isso pra sempre. O que quero é colocar aqui algo sólido. Um projeto finalizado e melhorado o máximo possível, para que se algum dia alguém cair na besteira de montar um desses, que monte a melhor versão dele... revisada, corrigida, etc. Por isso que estou insistindo nele. Não é pensando só em mim, mas em pessoas que como o alemão que deve estar torrando as 6v6 dele a cada 3 anos pelas voltagens erradas, não hajam mais pessoas se dando mal com coisas erradas na NET. Inclusive num site como o da Angela.

Ah, antes que me esqueça... Eduardo, belo projeto esse viu? no dia que eu estiver neste nível vou ficar feliz pracas! ehhe.

Mensagem Mesclada
Ah, quanto ao som... minha rede em casa está uma porcaria... qualquer sistema de áudio está fazendo os estalos (uns mais que outros). Falei com minha mãe até para chamar um eletricista e verificar a fiação toda, mas pode ser que um dia eu ache um lugar que eu n tenha como interferir. Por isso queria pensar num meio de fazer uma fonte regulada e estabilizada  Toma na Cabeça



Mensagem Mesclada
Eduardo, vi que antigamente se faziam filtros para computador para evitar ruídos no sistema (inclusive som). O filtro era bem simples e usava indutores... Fiz um desenho tosco só para ver se o raciocínio está correto, mas a idéia que estou dando é:

- Se agente montasse uma base para fonte regulada e estabilizada com os componentes (sem definição de valores inicialmente) para que as pessoas montem suas fontes de acordo com suas necessidades, fazendo então seus cálculos. Acho que podemos juntar as idéias e montar um esquema bem interessante e o máximo de estabilidade possível. (calma, ainda não achei o livro para ver se ele já deu a receita pronta) , só estou supondo que ainda não há.

Quanto ao cálculo eu falo pelo seguinte... se for usar esse esquema em 12v, não precisaremos de capacitores de 400v , por isso que disse que era apenas o layout. os cálculos agente colocaria um manual e finalizaria. Veja o desenho e veja se dá para juntar os dois projetos.

Mensagem Mesclada
Ah, algém tem alguma sugestão de uma válvula para substituir a 5u4 que seja menor que ela (a bixinha é ajegada viu? nem cabe no case). eheh
« Última modificação: 14 de Setembro de 2010, as 16:04:35 por designermx2 » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #163 : 14 de Setembro de 2010, as 16:11:35 »

O que eu não gosto desta thread toda, é não haver certeza do que está realmente acontecendo. deveríamos atacar um ponto de cada vez. O Eduardo está a frente da coisa, mas deve sentir a mesma coisa. A melhor coisa, seria o designer mostrar uma imagem da montagem e assim poderíamos tecer melhores comentários. Eu sei designer, ela pode estar feia e etc, mas acho que isso seria mais conveniente. Quem nunca fez uma montagem feia (mas já montou algo) que atire a primeira pedra.

Ouvindo a gravação, percebo uma oscilação de baixíssima ferquência, como um chaveamento ou coisa parecida. A rede pode apresentar ruidos e coisa, mas desse jeito, só vi em apartamentos próximos a casa de máquinas do elevador. Mesmo assim, sem esta "pontualidade" britânica dos cliques.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
rafammbass
Visitante
« Responder #164 : 14 de Setembro de 2010, as 16:20:31 »

Na minha casa temos cerca elétrica. É comum em algumas situações ouvir o clique do pulso da cerca com uma certa pontualidade suíça.
Registrado
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal