Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 18:24:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estalos Amp Valvulado. (resolvido)  (Lida 64767 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #120 : 09 de Setembro de 2010, as 15:14:04 »

Olá Maioli

Porque sempre faço isso e o resultado é um amplificador tão quieto, com um "zero hum" tão zerado que a única coisa que se ouve com o ampli no máximo, sem sinal, é o ruído intrínseco das válvulas.

Eu ligo os filamentos direto na AC e não uso capacitores maiores que 22uF na HT e fica limpo também. Você pode eliminar o ruído da fonte com um bom projeto ou com força bruta. Eu acho que 470uF numa fonte de HT já está exagerado. Uma boa rede RC consegue efeitos melhores, com menos capacitores e, consequentemente, transientes mais suaves.

Num transformador bem feito, esses transientes deveriam morrer na rede de força sem refletir em lugar algum. A impedância da rede é extremamente baixa e tem condição de absorver todos os desaforos que fazemos ao sistema elétrico todos os dias. O problema é que para o transiente de HT poder morrer na rede, o enrolamento do primário precisa estar de acordo com a potência exigida. Não é o caso do nosso amigo aqui. O transformador dele deve estar dimensionado com paradigmas equivocados. É o transformador certo para a função errada, por isso o caso ficou tão gritante. Nosso amigo Designer disse em um dos posts atenriores que a retificação não ajudou, como era de se esperar. Até agora a única coisa que matou o ruído foram as pilhas no filamento.

Eduardo, por desencargo de conciência fui medir o pino 3 do pré ao terra e está com 4.21v (acho que está alto). Deixa chegar meu kit que eu monto a placa já finalizada para a foto (esta está tão modificada que está feia).

Quero ver como está agora. Beleza na montagem é um luxo que o experimentador não tem. Tem que funcionar direito mesmo com a montagem feia. Se funciona feio, bonito só melhora. Posta uma foto do que você montou que deve haver algum problema que você não relatou. O capacitor no catodo deveria melhorar o som, não tirar.

A ECC85 está completamente fora do seu ponto de trabalho ideal. Isso não é novidade. Você está usando as resistências para uma 12AX7. Isso não vai prejudicar a válvula, já que ela é bem mais potente que uma 12AX7. Só vai gerar mais distorção. Se quiser manter a ECC85 no projeto, então eu posso calcular os estágios e te dizer o que usar, mas se você for mudar depois, então não vai valer a trabalheira.

Grande abraço

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #121 : 09 de Setembro de 2010, as 18:12:58 »

Meu velho, mandei para sua caixa de entrada de MP a foto. Quando o projeto estiver finalizado, coloco aqui completo

Quanto a fonte, estou mandando como ficou no eagle. Vou usar uma fonte de 15+15 por 3A extra só para os heaters (regulada para 6v) e a do transformador, estou pensando em colocar na retificadora (com regulador de 5v) com fusível antes de entrar na placa.

O que você acha?

Quem quiser o layout no eagle eu posso mandar, mas aqui n vai arquivo sem ser de imagem bitmap comum... Quanto a segunda fonte, tem várias saídas para os heaters (pode ser usado com pedais se a pessoa quiser usar o regulador 7809) e suporta até 5 pedais caso queiram!

Mensagem Mesclada
AH, eu coloquei várias independentes porque meu objetivo é deixar uma placa com os sockets soldados e os pinos em fileira... inclusive os heaters seriam separados (peguei uma biblioteca especial para valvulados no eagle já para isso eheh).

Acho que deixando bem organizado, dá para fazer modificações e manutenção de maneira mais prática (sem precisar desmontar o amp por inteiro!

Assim, os fios ficam curtos, mais organizados e com certeza menos ruído. Nestes estou usando 0,37 mm nas vias, mas os valvulados, pretendo colocar 0,9 nas válvulas, 0,4 na fonte do bias (100ma) e 0.25 no pré (para n parecer uma antena) ehhe.

Se estiver errado, podem me corrigir.

Mensagem Mesclada
Lembrando que isto é para consumo de até 1A , se precisar de mais, terá de trocar o CI.

Mensagem Mesclada
A ECC85 é mais potente em que sentido? Mesmo assim, ela não é para audio. Daqui a um tempo eu mudo para a 12ax7 ou 12at7 (estou tentado a usar esta). Não quero que você tenha trabalho atôa...

Mensagem Mesclada
Para um sinal mais perfeito na alimentação dos pedais... está ai o link: http://www.te1.com.br/2008/12/circuito-eliminador-de-baterias-de-9-volts/
« Última modificação: 09 de Setembro de 2010, as 19:22:56 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #122 : 09 de Setembro de 2010, as 21:32:13 »

Olá Designer

Você está exagerando. 15+15 por 3A é um absurdo! Para começar o 7806 é para apenas 1A. Você não precisa regular a os filamentos das 6V6. Válvulas de potência têm baixa impedância no catodo, por isso são imunes a ruído de filamento. Eu faria uma fonte bem mais simples de 7,5+7,5 ou 9+9 (que é mais fácil de achar) por 500mA e ligaria apenas a válvula do pré. Uma 12AT7 gasta apenas 300mA. Para quê 3A!?!?! Nesses casos “mais” não quer dizer “melhor”. Faça as coisas do tamanho certo. Você já viu quanto custa um transformador de 15+15 por 3A?

A ECC85 é uma válvula que suporta maior corrente e maior dissipação de placa que uma 12AX7, por isso digo que é mais potente.

Tire aquele capacitor amarelo de 680nF (que está com o valor errado segundo o circuito original) e coloque o de 470uF no lugar, prestando atenção a polaridade. Depois me conte os resultados.

Biblioteca de válvulas pro eagle?!?! Onde você conseguiu? Faz tempo que eu queria uma coisa assim!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #123 : 09 de Setembro de 2010, as 22:31:47 »

Eheh.. sabia que você acharia exagerado, mas é um transformador que tenho já aqui e que eu não precisaria comprar. Eu olhei o datasheet do lm e vi que era um amper (tanto que disse abaixo que n poderia exceder um amper).

Quanto a biblioteca eu posso te passar (sou meio que um rato da internet hehe) se existir algo nela que eu queira, eu acho! Precisarei do seu email, pois acho que vai violar o regulamento do forum (mesmo sendo gratuíto, mas não lembro onde peguei).

Você acha uma boa fazer a placa com os pinos soldados diretamente? Fui olhar direitinho o circuito e tá muito parecido com o 5f3. Acho até que daria para transformar em PP (mas não farei isso).

Mensagem Mesclada
Coloquei (com 25v) pois imaginei que não seria necessário tão alto. No entanto, o som ficou mais aberto (pelo menos essa foi a impressão), mas continuaram os estalos.

Mensagem Mesclada
No circuito original não tinha .068 ? achei que era aquele valor  Cry

Mensagem Mesclada
Acho que o jeito vai ser colocar mesmo a fonte separada para a etapa de pré. Neste caso de ser independente, nem precisaria de retificação, correto? Seria apenas a corrente alternada de 6v nos filamentos da válvula, é isso?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2010, as 12:51:37 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #124 : 10 de Setembro de 2010, as 15:40:52 »

Olá Designer

Mesmo estando sobrando, deixe esse transformador para outra função. Você pode usar para montar uma fonte de 12V regulada e alimentar um monte de pedais ou ainda alimentar as 12AX7 com 12V.

Consegui as bibliotecas de válvulas. Tem muita coisa mesmo! Vou ter que olhar com calma!

Citar
Você acha uma boa fazer a placa com os pinos soldados diretamente?

Você quer soldar a válvula na placa sem soquete? Se for isso, até dá para fazer. Algumas vezes eu faço isso com protótipos onde uso válvulas de descarte. Tem umas manhas, mas dá para fazer. Só que não recomendo para um aparelho que você vá usar.

A diferença entre o que você construiu e um PP é pequena. Para transformar teria que acrescentar uma inversora e trocar o transformador de saída. Com uma 6AV6 você resolve a inversora.

Citar
Coloquei (com 25v) pois imaginei que não seria necessário tão alto. No entanto, o som ficou mais aberto (pelo menos essa foi a impressão), mas continuaram os estalos.

Os estalos só vão parar com a estabilização do filamento. Sem isso vai ser difícil.

Citar
No circuito original não tinha .068 ? achei que era aquele valor 

Não sei qual o valor no circuito original, mas você colocou 680nF e não 68nF. O capacitor maior deve abrir mais o som mesmo. É essa a idéia. Não sei onde você tinha ligado esse capacitor antes, mas agora está certo.

Com uma fonte separada, o ruído deve diminuir bastante, mesmo sem a retificação, mas você vai ter que tentar.

Não calculei seu estágio como deveria ser, mesmo porque os gráficos disponíveis para a ECC85 não são dirigidos para áudio, mas acredito que você obterá resultados melhores se trocar o resistor de 2K7 por um de 1K2 ou 1K5. Tente e me conte.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
maioli
Visitante
« Responder #125 : 10 de Setembro de 2010, as 16:13:47 »

Já foi descartado o faiscamento no OT como causa dos estalos? Peguei um laney VC-30 com esse mesmo problema para analisar. E no harmony central esse defeito é relatado por muitos proprietários, o que sugere uma falha sistêmica, ou seja, um defeito estrutural. Olhando bem, o OT é menos da metade do costumeiramente usado para 2x EL84, e são 4 dessas! Além disso, a conexão à carga é feita com plugue p10, que permite o descuido de ligar o amp sem carga ou um mero mau contato.

Mas vou usar o seguinte procedimento para fazer o diagnóstico diferencial:

a) Com o ampli devidamente ligado, deve ser fechado o controle de volume. Se persistir:
b) remover a válvula responsável pelo setor após o volume; Se persistir:
c) Remover a inversora (que no seu caso não existe); Se persistir:
d) O defeito está na etapa de power ou na fonte. Se com a troca das válvulas de power o defeito não cessa, os próximos suspeitos são capacitores e resistores da etapa. Não sendo nenhum deles, devem ser examinados os componentes da fonte, principalmente capacitores, resistores de fio e choque (que o laney não tem). Se já foram trocados e o ruido persistiu;
e) O último suspeito é o transformador de saída. É um suspeito forte porque foi ligado sem carga, o que causa pode causar aquecimento acima da margem estabelecida para a integridade do esmalte, o que por sua vez compromete a isolação e poderia permitir o faiscamento; No seu caso, ainda vou arriscar um pitaco extra. Veja se o gap está devidamente isolado, pois não seria impossível um faiscamento ali.

Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #126 : 10 de Setembro de 2010, as 17:02:47 »

Olá Maioli

O ruído que nosso colega chamou de "estalos" são originados no filamento da válvula de pré. Quando este filamento foi alimentado com 4 pilhas grandes o amplificador ficou silencioso. Todos os demais componentes estão bem.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #127 : 10 de Setembro de 2010, as 17:54:14 »

Exato, eram ruídos de 60hz seguidos de estalos com tempo regular. Quando Eduardo me ajudou a isolar as etapas, vimos que o power Tavares super silencioso(pensei q tinha desligado o amp). Logo, o transformador, fonte e power estavamB perfeitos, restando apenas a etapa de pre ( que quando isolei o primeiro estágio ) ficou bom tmb, mostrando que todo o ruído e estalos vinham dele. Agora estou vendo o que fazer, já que o espaço que eu tinha esta sendo usado com a alimentação dos coolers. Isso que está complicando pra mim agora. Estou quase abrindo uma caixinha de som dessas de computador para ver se o transformador tem 6v e pelo menos 450ma.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2010, as 18:15:57 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #128 : 10 de Setembro de 2010, as 18:47:10 »

Não deixe de tentar o resistor se 1k2!!!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #129 : 10 de Setembro de 2010, as 18:55:33 »

Eduardo, agora tenho uma questão... Não poderia usar o próprio filamento de alimentação para o circuito regulador não? Se puder, eu n poderiA usar o center TAP, correto? Teria que retificar os dois filamentos, desconectar o CT do chassis e passar pelo 7806 com o resto do circuito? Ou serei obrigado a usar uma alimentação externa de qualquer maneira?

Mensagem Mesclada
Eduardo, quanto ao resistor, neste projeto te uma chave que muda de 1k5 para 2k7 (se n me engano) para "simular" um som mais fender e outro um pouco mais fechado (suponho que como o marshell)

Mensagem Mesclada
Rapaz, acabei de ficar triste. Na "secura" eu desmontei um fax que tinha aqui em casa para pegar a fonte interna (muito bem feita) ela tem choque, varistor, capacitores, reguladores (inclusive o 7806 e 7812) e soldei os filamentos do pré nele... resultado. Os estalos continuaram!  Huh?

Quase choro de raiva velho, se eu tivesse feito a fonte acho que tinha chorado de raiva e jogado ele no chão, mas ai eu respirei fundo e fui para as pilhas (continuaram os estalos para meu desânimo). Acho que por conicidência algum componente está intermitente e na hora que mexo ele por acaso volta ao normal. Deve ser no primeiro estágio, mas qual peça? Os capacitores eu já troquei. Faltou um de sinal (o branquinho da foto) e os resistores. Até resoldei todos os fios e apenas o nove agora é comum (aterrado) p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o resto agora está tudo blindado!

O que pode ser? Será que estes capacitores de papel estão gerando os estalos ou eu tou de zica e eu que sou o estalo! _ Roll Eyes Tongue

Mensagem Mesclada
Outra coisa... agora quando topo nos resistores de 68k ele fica super hiper silencioso (nem estalos e nem hum) mas está amplificado. Ai quando topo novamente, ele volta ao ruído. Será que isso ajuda mais a identificar o problema?
« Última modificação: 10 de Setembro de 2010, as 21:22:35 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #130 : 10 de Setembro de 2010, as 21:35:03 »

Olá Designer

Sim, você pode usar o enrolamento de 6,3V para alimentar o regulador, mas não vai ficar bom. O 7806 precisa de pelo menos 2V de folga sem ripple para funcionar bem. Retificando os 6,3 você mal chega nos 8V. O melhor é pegar um outro transformador.

Quando vejo esses circuitos com chaves para trocar um componente por outro tenho até calafrios. Por favor não faça isso. Use um ou outro resistor mas não ponha chaves para ficar trocando. É pedir para ter problemas.

É também uma idéia muito simplista e inocente achar que a diferença entre um Fender e um Marshal é apenas um resistor. Novamente aconselho que tome cuidado com as coisas que você lê na internet. Tem muito pinguço posando de enólogo.

Abraços.

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #131 : 10 de Setembro de 2010, as 21:48:44 »

Eu tinha até tirado para testar , mas ai eu vi que não era de 1k5 para 2k7 e sim um mega no catodo ou direto... tirei para ver e os estalos continuam. Veja o que eu tinha colocado antes de vc postar... quando topo nos resistores de 68k sem segurar no chassis, fica mudo e sem ruído... quando toco novamente... estala e da hum, mas fica amplificado do mesmo jeito. Será que um capacitor desses não está ruim ou errado?

Mensagem Mesclada
Só para ajudar... http://diy-fever.com/misc/zog-zog/ achei um atenuador interessante... só para contribuir a vocês.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2010, as 22:15:55 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #132 : 10 de Setembro de 2010, as 22:35:22 »

Olá Designer

Esta parte do circuito está errada na montagem do alemão. Quanto mais a gente procura, mais porcaria aparece. Ele não colocou parte importante do circuito. Primeiro 68K está muito alto. Pode baixar para 10k que está bom. Depois pegue dois resistores de 470K ou 680K e ligue entre o terra e cada extremidade do resistor que fica conectado ao plug de entrada. Do jeito que está o circuito não tem resistor de fuga para as grades.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #133 : 10 de Setembro de 2010, as 23:58:36 »

Coloquei e mudou um pouco o som, mas gostei do resultado. Quanto aos estalos fui refazer o que tinha me orientado.

PINO 2 ao terra: Estalos baixos
PINO 7 ao terra: Estalos baixos  (mais baixos que o do primeiro teste)
Pino do meio do Controle de tom ao terra: Tive a impressão de ter ouvido estalos muito baixos, mas se eram mesmo estalos( colei o ouvido na caixa) ficou wxageradamente baixo

Pino 5 da 6v6 ao terra: Nenhum estalo (apenas um levíssimo hum, tão leve que para ouvir à meia noite praticamente tive que topar o ouvido na boca de som) Pensei em gravar com a camera digital o som... assim eu tenho como colocar aqui (tomara que seja um formato mais aceitavel).
« Última modificação: 11 de Setembro de 2010, as 00:36:10 por designermx2 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #134 : 11 de Setembro de 2010, as 06:55:19 »

Um link que achei aqui e achei interressantíssimo! A maioria das coisas caras do gabarito do Eduardo já devem saber mas acho que nunca é demais dar uma lida:

http://www.valveaudio.co.za/pdf/vacuum_tubes_basics.pdf

Ahh tá em inglês como a maioria da literatura sobre válvulas, hehe.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal