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Autor Tópico: Estalos Amp Valvulado. (resolvido)  (Lida 66284 vezes)
designermx2
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« Responder #75 : 05 de Setembro de 2010, as 16:05:57 »

Acho que errei ai no desenho, o pino 2 meu é positivo e pino  6 o negativo. Eu peguei o soquete de uma válvula que não ia usar (de um lote que peguei como estudo) e fiz uma ponte. Usei o esquema aqui: http://www.letronet.com.br/psist/ppesq/ppesqlivcap/ppesqeb/ppesqebd7/tpeb7/eb7-18.jpg

Acho que eu deixei junto os alternados ai, mas eles entram no meu aqui em 4 e 8 (olhei agora)

Com relação a ela, eu fechei uma tampa e pintei, ai nem dá para conferir, mas como o transformador não tá vibrando e nem o fusível queimou (já passei uns 20minutos tocando), ele não queimou. Acho que tá certo.

Não entendi bem o lance do resistor 4k7. Na verdade desenhei isso colocando minha filha pra dormir e não tava olhando o amp, mas só adicionei as modificações de como estava antes (tanto que ficou o rastro da vetorização do anterior), o layout do link original tava correto? Se não tava, é para fazer como? Fica sem resistor?

Eu entendi que deve ser o contrário.... tipo, inverter. onde o resistor está será o choque e onde é o choque, será o resistor 4k7 e do final do resistor saem as placas. é isso?
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 16:22:10 por designermx2 » Registrado
Eduardo
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« Responder #76 : 05 de Setembro de 2010, as 16:21:56 »

Olá Designer

No original está errado. Você liga o fio do transformador de saída no primeiro capacitor, junto com o choque e o resistor de 220R. O choque vai do primeiro para o segundo capacitor e o resistor de 4K7 vai do segundo para o terceiro.

Eu também não estava olhando o esquema e acabei me confundindo, mas o certo é como descrevi acima.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 16:31:45 por Eduardo » Registrado

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designermx2
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« Responder #77 : 05 de Setembro de 2010, as 16:32:47 »

Quanto às válvulas comprei no ebay como sendo novas e casadas. Ou danifiquei uma (acho que seriam as duas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) era tudo junto), ou fui enrolado. Embarrassed

Estou esperando o ferro esquentar para modificar aqui. Vou medir tudo novamente p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que vai alterar valores. Só para confirmar... as placas saem da ligação do final do choque com o começo do resistor 4k7, correto?
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« Responder #78 : 05 de Setembro de 2010, as 16:41:01 »

Quanto às válvulas comprei no ebay como sendo novas e casadas. Ou danifiquei uma (acho que seriam as duas p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) era tudo junto), ou fui enrolado. Embarrassed

Estou esperando o ferro esquentar para modificar aqui. Vou medir tudo novamente p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) acho que vai alterar valores. Só para confirmar... as placas saem da ligação do final do choque com o começo do resistor 4k7, correto?

Todos os testes feitos e ainda por cima vc ter ligado sem carga podem ter avariado a válvula.
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designermx2
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« Responder #79 : 05 de Setembro de 2010, as 16:55:54 »

deve ter sido... Embarrassed Bem , fui alterar tudo e medir... se ficar muito bom o som quando comprar umas 6l6 para o próximo, pego umas 6v6 (que são bem mais baratas no tubes and more).

Vamos aos valores:
pino 3 - 8: 305
pino 4 A: 15.1
pino 4 B : 12.7
Grade A: 261
Grade B: 230

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Bom, baseado no que eu havia entendido  (Eduardo ou Bossman fiquem à vontade para me corrigir) eu vi que as tensões de placa e grade são relacionadas de forma direta... logo, onde a válvula estava alterada, coloquei um resistor de 68k no lugar da que estava muito alta... resultado surpreendente:

Valor da placa (3-8):315.67
Tensão de catodo: as duas com 12.7 e 12.9
Tensões de grade (estas variaram): 234 e 219...

Pode deixar assim? Será que no datasheet o que devemos sempre observar são as tensões de placa e catodo (não ignorando as grades, mas não ficando muito longe e não passando do valor pode usar). No meu caso a variação deve ser 12.8% para baixo) pode deixar assim?

PS: Estou realmente de cara como um simples resistor em uma das válvulas alteram tudo no sistema inteiro. Sendo assim, vou refazer o layout (desta vez com um mouse de verdade) e colocar os valores igualados tendo como base válvulas perfeitas e deixar observações abaixo para as pessoas que forem montar esse "Super Handmakers SE". A angela que me perdoe, mas acho que esse amp já virou outro e com certeza ficará sem os erros gritantes que ela cometeu...Sinistro! Cool Angry Guitarrista

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Eduardo, esqueci de dizer... como não tenho o resistor de 220R, tou com 250R 10w como coloquei no desenho. Os valores estão parecendo corretos agora.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 19:54:51 por designermx2 » Registrado
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« Responder #80 : 05 de Setembro de 2010, as 17:18:05 »

Olá Pessoal

Só para confirmar... as placas saem da ligação do final do choque com o começo do resistor 4k7, correto?

Que placas? Você vai ligar o terminal do transformador de saída no primeiro capacitor. Daí vem o choque até o segundo capacitor. Você tem 4 capacitores, certo?

Abraços

Eduardo

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Opa! Parece que agora ficou sintonizado! Pode deixar assim, mas tenha em mente que esta configuração só vale para as válvulas que você tem.

Sem dúvida todas as tensões precisam ser observadas. Os elementos das válvulas não são meros enfeites. Esta configuração em particular é uma das mais complicadas, pois a tensão na G2 é muito diferente da placa. Como não há uma proporcionalidade legal entre a corrente de G2 e os demais parâmetros, é sempre dificil de acertar.

Agora manda o layout da placa para a gente ver como está ligado. Se estiver tudo certo, partimos para o pré!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 17:24:49 por Eduardo » Registrado

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« Responder #81 : 05 de Setembro de 2010, as 17:31:09 »

Pra desenhar ta complicado... vou tentar explicar aqui, blza?

Errei qnd falei placa... quis dizer grade. Vamos nessa:

Standby> 250R> (CAPACITOR 120uf eTRAFO e CHOQUE juntos)>Capacitor 80uf >depois do choque tem as duas grades em resistores de 68k e 32k e Resistor 4k7> capacitor 25uf > Resistor 22k> Capacitor 25uf... é isso?

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Quanto aos 4 capacitores, alterei... coloquei como no esquema da angela p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o alemão disse que colocou dois de 22 que era o de 40 que a angela recomendava. No esquema do angela tinham 3 e como mandaram desfazer as modificações para depois ajudar, fiz como o original mandava. Mas já adicionei e agora os catodos estabilizaram em 13.1v  e 13.2v cada qual. Quanto aos valores dos resistores, eu sei que são BEM particulares, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) alguma válvula minha está errada/com problema. Não sei se a maior ou a menor... daqui a uns meses vou saber quando ela alterar novamente. Mas vou colocar a observação no layout final e explicar que temos que chegar aos valores x e y nesta etapa. Ai a pessoa vai ter que testar. Pergunta de leigo e talvez idiota, mas eu não sei... Poderiam haver trimpots nestas áreas (catodo e grades) para um ajuste fino sem precisar estar tirando e colocando resitores?  Isso facilitaria a montagem e regulagem do amp para as outras pessoas que tentam.

PS: Cada vez mais me surpreendo com a quantidade de erros nos estágios (e olhe que nem chegamos no final do processo)... imagine! Adicionando a questão da retificadora, com certeza já temos um outro amp!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 17:59:25 por designermx2 » Registrado
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« Responder #82 : 05 de Setembro de 2010, as 18:02:01 »

Olá DesignerMX2

Agora está muito bom mesmo!  Grin

Você comentou que tem um enrolamento 3,15+3,15 para os filamentos. Você aterrou o terminal central? Isso costuma reduzir muito o ruído.

Agora que está tudo no lugar certo, fala pra gente como está o som do brinquedo!?!?

Abraços

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« Responder #83 : 05 de Setembro de 2010, as 18:03:51 »

Sim, está aterrado! Eu fiz isso com recomendação daqui não lembro de quem, mas foi daqui (acho até que você que me mostrou o vox que tinha o CT dos filamentos aterrando com a alta) ai eu fiz..
Ignorando os estalinhos, o som está muito bom (imagino que com as válvulas casadas isso possa mudar um pouco, pra melhor) mas não sei se sou capaz de distinguir... mas eu quase choro quando ouvi... estou aqui doido pra tirar esses estalinhos (estou evitando ficar usando direto p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) esses estalos podem estragar o único pré que tenho na mão) e outro demora pra chegar (já tou contando as horas para marcar um ensaio com uns amigos! Vou ligar para um amigo meu para me ajudar a terminar o case de acrílico (fui cortar mas ele tem a mão mais certa que a minha ... o cara parece que tem régua nos olhos!) o meu ficam umas pequenas curvinhas e tem que lixar muito pra tirar... a caixa eu fiz mas o cabeçote quero mais perfeito! Acho que vou até trocar o adesivo. Só mais uma coisa Eduardo. Ficou uma modificação que eu tinha feito aqui... agora tenho um buraco no painel com o nome live e studio. Posso colocar o resistor de 220k nele para quando acionar o studio ele reduzir o valor de 220k que tem na placa para que o som caia mais, como fiz com relação ao teste dos estalos e o pré? Queria que studio fosse mais baixo (satura mais sem incomodar vizinhos) inclusive posso até treinar tarde da noite

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Quando ficar pronto vou ver se vou no studio de um amigo meu e peço pra ele gravar e mostrar aqui como ficou o timbre do menino! Se o bixo não fosse tão complicado, usaria 6l6 nele, mas deixa quieto. o toloquinho já ta secando e fedendo menos...mexer nisso só vai feder! até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) SE é "problemático" por si só pelas explicações que me deu e o que entendi!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 18:10:56 por designermx2 » Registrado
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« Responder #84 : 05 de Setembro de 2010, as 18:37:30 »

Olá DesignerMX2

... mas eu quase choro quando ouvi...

Eu sei bem como é esta sensação! Parabéns! Fico feliz por você! Palmas

Válvulas casadas não vão fazer a menor diferença neste amplificador. Só faz diferença quando é push-pull. Por isso que não existe válvula de pré casada, embora alguns audiófilos abestalhados insistam que tem. Em SE não se casa ninguém, pois cada válvula trabalha independente da outra. No PP elas trabalham em equipe, como se fosse uma única peça com polaridade dupla. Em transistor você tem NPN e PNP, mas válvula é só NPN. Por isso elas tem que ser casadas!

Ficou uma modificação que eu tinha feito aqui... agora tenho um buraco no painel com o nome live e studio. Posso colocar o resistor de 220k nele para quando acionar o studio ele reduzir o valor de 220k que tem na placa para que o som caia mais, como fiz com relação ao teste dos estalos e o pré?

Quase isso. O resistor de 220K é o resistor de G1 da 6V6 (você falou placa). Este valor não deve ser alterado. O que você pode fazer é colocar um outro entre com o capacitor de .02uF/600 e a conexão das G1. Daí a chave deve por este resistor em curto para Live e deixar no circuito para Studio. Acho que uns 680K vão dar um bom efeito, mas pode mudar um pouco o timbre por conta da capacitância de grade das 6V6. Como você tem duas em paralelo, a capacitância soma. Se fosse em PP elas dividiam. Válvula em paralelo é um saco.

Até dá para alterar para usar uma única 6L6. Pode ser que fique bom. Dei uma olhada na folha de dados da 6L6 e as tensões para SE não são muito diferentes da 6V6. Se você conseguir uma 6L6, pode tirar as duas 6V6 e por uma 6L6 direto no soquete e ligar sem medo. Deve funcionar. Você tem muita folga no transformador de força e de saída. Vai dar uns 11W sem dores de cabeça.

Agora podemos atacar o pré. Primeiro me diga se vai querer manter a ECC85 ou vamos mudar. Daí eu faço a calculeira aqui para determinar o ponto de trabalho.

Abraços

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designermx2
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« Responder #85 : 05 de Setembro de 2010, as 18:44:15 »

Tenho uma 6l6 aqui, mas vou preferir deixar ele funcionando 100% aqui. É tão diferente assim essas do pré? Sei que uma é RF e outra de áudio, mas os valores (tirando pinagem e heater) eram tão parecidos (por isso taquei no soquete). Cara, eu preferiria uma 12at7, mas acho que vou levar um mês para tê-las aqui. Tenho que receber salário, pagar contas e ver quanto me sobra... ai vou poder comprar. Se for pouca coisa a diferença no circuito e não te incomodar mais do que já estou fazendo (abusando da paciência) poderia dizer as duas e eu alteraria quando tivesse elas aqui (pretendo pegar duas para uma ficar no mic 200), mas se não for, vamos calcular para a e destino que será uma 12at7 (gostei do som) não sei se foi marca, impressão, condições da válvula, mas gostei dela. queria ter o máximo de clean possível (por isso no começo falei em 12au7) mas para não distanciar tanto do projeto principal, podemos trabalhar com a 12at7.

Boca de forno, tou aqui!

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Com relação à grade... acho que me acostumei a qualquer coisa nas carreiras jogar a culpa para as placas heeh.. tomara que sejam a prova de balas, mas era a grade mesmo. Tinha me enganado. Um valor de 220k daria diferença (diminuiria o volume) e manteria o timbre mais próximo do real (do que se fosse em 680k)? Se muda tanto o timbre, existe algum controle que o pessoal coloca nesta área?

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Shocked Undecided Batendo Cabeça Eduardo, como estou na  "secura" termo bem nordestino para viciado sem drogas, eu fui ligar o amp agora para tocar mais um pouco.... resultado, o zumbido de 60 Hz diminuiu, mas pelo dia fica maior (deve ser a rede da casa/ área que uso é a varanda). Não há um jeito de estabilizar isto? Sei que entramos em condições perfeitas e tal, aterramento e etc... mas num palco, nunca teremos um terceiro pino na tomada e se tiver, não será aterrado! Coloquei em um post aqui um "removerdor de 60hz" mas com certeza iso mexe no som! Será que não tem meios de minimizar, já que quando eu usava a 5u4g eu ouvia apenas 10% do que escuto com os diodos (pelo menos essa era a impressão). Falam por ai que diodos de silício são mais silenciosos e seguros... seguros blza, mas silenciosos não achei nem perto! Head Banger
« Última modificação: 05 de Setembro de 2010, as 20:05:22 por designermx2 » Registrado
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« Responder #86 : 06 de Setembro de 2010, as 08:18:59 »

Olá DesignerMX2

Ruído é o segredo do amplificador bem projetado e construído. Você pode ter um amplificador com distorção de 3% sendo contado como Hi-Fi e um com distorção de 0,01% na categoria lixo. Tudo por causa do ruído. O ouvido humano normal (o pessoal do ouvido absoluto que me dê um tempo) não detecta sons fora da faixa dos 20Hz aos 20kHz nem percebe distorção menor que 5%. O meu ouvido pega de 40Hz a 17kHz. Já medi. Se cancelar ruído fosse fácil, todo mundo fazia Hi-Fi.

Em som não dá para sujar e depois limpar. Tem que manter limpo sempre. O segredo é detectar de onde o ruído vem e ir resolvendo até ficar limpo. Se com a 5U4 que você tem já ficava melhor, volte a válvula! É só tirar o resistor de entrada e construir a ponte mista. Se quizer tentar isso você deve ligar fios do transformador nos pinos 4 e 6 do soquete. Os pinos 2 e 8 são o filamento de 5V. Você tira o positivo pelo pino 8. Dai liga dois diodos de silício um do pino 5 ao 4 e outro do 5 ao 6. Você dira o negativo pelo pino 5. Fica muito bom! Diodos de silício são um lixo quando se trata de barulho. No livro do M Jonnes ele manda usar uns capacitores em paralelo com os diodos para cortar os transientes. Para ele adianta, pois ele retifica e regula a tensão no filamento das válvulas de pré. Daí mata qualquer transiente. Eu tentei os capacitores sem sucesso. O negócio é usar válvula ou regular a tensão no pré.

Para a 12AT7 não precisa calcular nada. Tem os valores tabelados no RC-30 da RCA. Você pode comprar uma cópia no Tubes and More ou baixar da Internet em PDF. Eu baixei, imprimi e encadernei em capa dura. Só depois que vi para vender!

Se for querer brincar um pouco mais com a ECC85, vai precisar calcular direito. É uma válvula com uma linearidade pobre para a aplicação. Talvez não valha o esforço.

Agora que seu amplificador está começando a te dar alegria em lugar de cabelos brnacos, Vamos ver este pré. Aterre as grades dos triodos, uma por vez para ver qual deles está gerando o ruído. Pode ser que os próprios potenciômetros estejam gerando ruído, mas só dá para saber testando. Você já conhece o procedimento. Pesquise e conte o que encontrou.

Abraços

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« Responder #87 : 06 de Setembro de 2010, as 09:12:46 »

Com relação ao amp, está me dando alegria sim (só agora), mas com relação ao ruído, acho que vou colocar a retificadora sim (eu nem percebia que tinha os 60Hz quando começava a tocar) só o maldito estalo, mas vou ter que procurar uma que funcione com 6,3, pois não tenho 5v saindo do transformador e pela lei de ohm o valor do resistor com certeza não vou achar aqui, nem tão baixo como vou precisar, nem tão potente, já que vai precisar de mais de 10w e aqui o máximo que achei a pau e pedra foi de 10w. Quanto ao pot de volume, comprei junto com as peças no Tubesandmore. Achei que importado seria melhor, mas não vi grandes diferenças... deve ser a mesma fábrica chinesa _. Ele não está fechando totalmente o circuito. Peguei um de 2M pensando em ter mais controle do volume, mas acho que foi errado isso. Vou desfazer ele hoje. Ou então tem algum erro no pré para não deixar zerar o volume (aposto mais no pot). O volume fica muito baixo, muito baixo mesmo! Mas não zera.

Vou correr atrás do material e procurar ver o lance da 12at7. Mas mesmo com a 12ax7, posso te assegurar que haviam estes estalinhos. Deve ser algo no pré mesmo. Nem retificando os heaters eu consegui eliminar.

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Só para ver se pensei correto... o primeiro estágio da válvula de pré, apenas excita o som que vem da guitarra, correto? não adianta eu aterrar o pino 7 logo então, o certo era eu aterrar o pino 2 primeiro e ver se o segundo estágio está amplificando ruiído. Se estiver, o problema pode ser o primeiro + o segundo... senão, é apenas o primeiro, sendo que se for o primeiro e o segundo, devo resolver qual primeiro o segundo que vai me mostrar se sumiu ou o primeiro que vai ser amplificado em seguida?

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Ah, o pino 6 ao terra está com 100v será que está alto? vejo por ai em média 85v

Mensagem Mesclada
Quanto aos estágios, acabo de testar. Anulando o primeiro... o estalo continua. Achei mais baixo o estalo. Será que a alimentação nas válvulas está dando estalo nos dois estágios? Os 60Hz tmb caíram uns 95% (agora deve ser a culpa do primeiro estágio-pinos um dois e 3).Correto?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, as 13:18:43 por designermx2 » Registrado
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« Responder #88 : 06 de Setembro de 2010, as 17:03:02 »

Olá DesignerMX2

Bom saber que agora seu projeto tornou-se fonte de alegria. Essa deveria ter sido a situação desde o começo, mas enfim...

O resistor para ligar a 5U4 nem é tão grande assim, mas não é possível fazer isso porque ela é de aquecimento direto. Como o enrolamento de 6,3V está aterrado, isso significa curto circuito dos bons!

Existem retificadoras para 6,3V, como a 6X5, EZ81, EZ90 e outras. Qualquer uma dessas pode dar conta do seu amplificador, mas tem um porem. Essas válvulas foram feitas para serem ligadas junto com as demais no enrolamento de 6,3V, mas eu já tive problemas com isso. É comum haver fuga de corrente no catodo dessas retificadoras, e daí o aparelho entra em curto circuito. Por isso é bom ter um enrolamento separado para elas. Sendo assim, sua melhor opção é comprar um pequeno transformador de 5V por 3A e ligar sua 5U4. Pode usar 6V 3A com um resistor de 0,33R em série. Ele vai dissipar apenas 3W.

Você não pode ir alterando os potenciômetros no palpite, da mesma forma que não pode chutar resistores. Esses componentes são calculados e para os de resistência mais alta, é comum que não fechem totalmente. Os potenciômetros importados, principalmente da Alps e da Alpha, são os melhores a se usar. Os baratinhos raspam, picam, falham e dão ruído.

Os estágios do amplificador são contados da entrada para a saída. Assim o primeiro estágio recebe o sinal da guitarra e manda para o equalizador. O segundo compensa a perda e manda para as 6V6. Ao fazer um reparo, você trabalha do fim para o começo sempre. Assim pode ver na saída o que está chegando. Por isso primeiro acertamos o Power. Depois acertamos a fonte. Se a fonte for ruim, não tem como o amplificador ser silencioso.

O que você deve fazer agora é anular o segundo estágio do pré. Aterrando o pino 7 da ECC85. É bom lembrar que o pino 9 é a blindagem interna da válvula e deve ser mantido aterrado. A ECC85 tem blindagem interna e se for deixada aberta, pode introduzir ruído.

Se aterrando os pinos 7 e 9 o ruído continuar, quero que você desconecte o filamento e aqueça a válvula com 4 pilhas grandes. Se o ruído parar, então saberemos que vem do filamento. Se não teremos que achar outra causa.

Você pode argumentar que já tentou retificar a tensão de filamento e não adiantou. Não adianta mesmo. Retificador de estado sólido é barulhento. Tem que retificar e regular! Por isso quero que use pilhar (novas).

Aguardo seu post com os resultados.

Abraço

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« Responder #89 : 06 de Setembro de 2010, as 17:17:27 »

Como o Jack Stripador, vamos por partes aqui:

* Você falou em fulga da retificadora e prejudicando as outras válvulas (apenas para eu saber se estou indo bem no raciocínio). Não poderia usar neste caso uns diodos zenners n? Será que ainda assim prejudicaria (por alguma outra razão)? Essa é só por dúvida mesmo, mas pretendo colocar um outro transformador menor e mais barato inclusive.

* Quanto ao pino 9, ele já estava aterrado (eu modifiquei a fiação no soquete quando fui colocar fio blindade - muito caro por sinal... paguei 5 reais por metro eheh).
Vou fazer os testes, mas queria saber se n pode ser pilhas recarregáveis (1,2v) assim, posso colocar 5 para ter 6v ou apenas 4 da outra, para não passar muito o valor, correto? qual pilha você fala... aquela gigante parecendo cartucho de escopeta do filme os mercenários, onde a bala era explosiva e caberia em uma mão de adulto? ou apenas aquelas tipo AA, lembrando que é apenas uma válvula no pré, blza? Tem carregadores de celular que segundo diz a lenda (agora sei que vai dizer para não acreditar em tudo que me dizem eheh) que é muito estabilizada. Será que não poderia ser uma destas ou bateria de celular (que usaria menos espaço) e tem mais amperagem.

Voltando ao raciocínio da forma que vi ai... se for os filamentos, não seria o caso de testar eles inicialmente não, já que ainda fazem parte da fonte, ou o raciocínio não se aplica assim no caso do pré? (estou perguntando estas coisas para entender bem o processo e não cometer mais os mesmos erros).

Com relação ao amp, estou tão feliz com este pequenino que estou cuidadosamente estudando aquele livro e procurando um modelo de 50w legal para montar e fazendo orçamento de material para montagem. Vou montar o pré, power e fonte em placas separadas para estudar melhor.
Achei ele neste link : http://backfromthesixties.co.uk/Vox_AC50.aspx e bem detalhado (fica a dica para o pesoal ai)
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, as 17:48:45 por designermx2 » Registrado
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