Olá DesignerMX2
Pelo que eu tou vendo este projeto não tava muito ruim, mas ele estava era péssimo . Erro nas 3 etapas (fonte , pré e power) e se brincar, até a idéia em si.
Pois é! Agora você está percebendo porque eu disse para largar desse e pegar outro. O trabalho que vai dar para acertar esse projeto, cuja idéia em si já é descabida, será quase o mesmo de costruir outro do zero. Mas vamos em frente pois estamos chegando em algum lugar.
Cometi um erro. O resistor que vai entre o retificador e o primeiro capacitor não pode ser calculado com a lei de Ohm. Naquele ponto não existe componente contínua, só uma alternada com um fator de potência horroroso. Me toquei disso ontem a tarde, mas como passei o dia fora e cheguei a noite, só pude ver isso direito hoje cedo.
Neste caso o cálculo fica bem mais complicado, por isso rodei sua fonte num simulador. O valor que equilibra a tensão é de 220R entre a saída do retificador e o primeiro capacitor. Esse resistor vai esquentar mesmo. Vai dissipar algo perto de 3W e é o suficiente para queimar seu dedo. A função dele é queimar a parte que a 5Y3 estaria comendo e também suavisar os transientes da fonte. Retificação valvulada te dá algumas vantagens de brinde: tem transientes mais suáves, tem um retardo natural de +B e limita a corrente de curto circuito, tudo junto num só componente!
O transformador de força deve aquecer um pouco. Isso é normal. Ele pode chegar até ums 70 graus em situação normal de trabalho. Uma forma boa de saber se está tudo certo e por sua mão espalmada sobre ele. Você precisa ser capaz de manter a mão nele por 10 segundos. Se não conseguir é porque tem algo errado.
Se você tem um choque, use! Em valvulados é a melhor forma de filtragem que há! O problema é que um choque custa ums R$50,00 e um resistor de fio custa R$1,00. A grande maioria dos aparelhos no mercado vão usar o resistor por questão de custo.
como o pré é um duplo triôdo, o lance seria identificar qual deles está causando os estalos, é isso? tipo: Anula o primeiro stagio e se continuar é p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) era o segundo e se parar, era o primeiro ou eu estou equivocado com tudo?
É isso mesmo! O procedimento para identificar a causa de ruído em um amplificador é ir cortando um estágio por vez e matando os problemas um a um. No caso do pré não vai ser de grande utilidade saber qual unidade está dando o ruído. Vai ter que trocar a válvula toda e será difícil achar uma ECC85 que seja imune a ruído de filamento.
Quando tivermos a fonte e o power funcionando 100%, vamos ver esse seu pré. Tem um monte de válvulas duplo triodo no mercado. Mas cada uma precisa de um projeto específico.
Se for usar válvulas retificadora cuidado com a capacitância total da fonte... não pode ultrapassar oque diz no datasheet da válvula.
O valor deste capacitor pode ser calculado também, como todo o resto. O valor máximo dado na folha de dados da válvula vale para aquela situação em particular. Se você diminui a tensão ou a demanda de corrente, pode aumentar o capacitor! Tenho fontes com a 5Y3 usando capacitores de 45uF!!!
Caras esse amplificador ai já deixou a muito de ser um SUPER ANGELA, podemos rebatiza-lo hein...
Ao contrário! O que está no site é que nunca foi. Este está caminhando para se tornar algo Super! Mas vai ficar bem longe do Angela!
Como vi muita gente na net querendo montar ele (o 5f2 mais "potente") Pode ser que agente possa evitar que outros comecem com erros que cometi. O que acham?
Ótima idéia! Assim podemos alertar aqueles que querem "Fuscas com esteroides"! Fusca é Fusca! Quer um carro mais rápido, compre outro modelo preparado para tal!
DesignerMX2, por favor perdoe-me pelo deslise e mude o resistor para 220R 5W. Quando tiver isso feito, poste novamente as tensões nos terminais das 6V6.
Abraços
Eduardo