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Autor Tópico: Estalos Amp Valvulado. (resolvido)  (Lida 64713 vezes)
Eduardo
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« Responder #45 : 02 de Setembro de 2010, as 20:02:10 »

Olá DesignerMX2

Estou preparando um post para deixar bem claro. Volte mais tarde.

Abraços

Eduardo
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hgamal
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« Responder #46 : 02 de Setembro de 2010, as 20:33:25 »

Designer, puxa eu te pedi uma coisa bem simples, imprime o ESQUEMA com todos os MODs e anota todas as tensões do circuito. E coloca aqui! Mede todas as tensões em relação ao Terra, com a melhor precisão possível. Escaneia o resuldao e posta aqui!

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designermx2
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« Responder #47 : 02 de Setembro de 2010, as 21:20:16 »

Hgamal:

Coloquei aqui as voltagens e os links do circuito (esquema) e layout. Acho que foi na página 2 o último post. Mas já tenho novidades e novos valores logo abaixo com a mensagem para Eduardo... Acho que o lance era o valor de Screen mesmo, talvez a voltagem e a corrente alta também.

Eduardo:

Fiz hoje uma coisa baseada no que eu entendi por testes, mas gostaria até que você me explicasse o que aconteceu p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) resolver não é só meu objetivo, mas sim entender, compreender e no futuro reaplicar conscientemente.... Vamos ao que fiz e os resultados, ok?

Aumentei o valor que ia logo após o transformador, ou seja, coloquei no lugar de 10k , um resistor de 25k. Entrava então 289v na válvula.

Não mexi em mais nada, ou seja, temos um resistor de 470 ohms de catodo e 25k  para o pino 4 (primeiro resistor da placa). A tensão nele agora medindo ao terra está bem mais baixa... vamos aos valores:

P1= -10
P3 ao terra = 345v
P4 ao terra = 219v
P5 ao terra = -10v (ligado ao pino um por um resistor de 1k5)
P6 ao terra = nada
P8 tube A = 12.5v
P8 B = 11.9v
p3 ao p8 = 338.5

Resultado... o estalinho ficou muito, mas muito baixo mesmo. Talvez tocando não dê para ouvir, mas num som grande ou gravando com certeza vai se ouvir.

Seria agora o bias? Reduzindo os resistores eu sei que ele vai diminuir a voltagem de cathodo e provavelmente aumentar a grade... qual seria o ponto (não está avermelhada), mas o som ficou bem grave e no volume máximo o alto falante fica como o povo fala "som de peido" não sei o termo correto e por isto falei com este termo.... lembrando que o falante tem 100w RMS
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, as 21:24:20 por designermx2 » Registrado
Eduardo
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« Responder #48 : 02 de Setembro de 2010, as 21:24:24 »

Olá DesignerMX2

Você fez uma parte certa e outra errada. A parte dos catodos está perfeita. A tensão deveria ser de 13V, mas como a tensão na grade auxiliar (pino 4) está muito alta, ocorre uma distorção para 18V. Você achou tensões diferentes em cada catodo, o que significa que cada uma das válvulas está operando em seu ponto de equilíbrio. Como estava antes, uma forçava a outra a trabalhar fora do ponto. Estamos indo na direção certa.

O capacitor que você usou para desacoplar o catodo está muito pequeno. Pode aumentar isso. O resistor de catodo está muito grande, mas deixe 470R até você conseguir acertar a tensão no pino 4.

Na parte da grade você fez uma salada. Não é para ligar no pino 3 da válvula!! É para ligar no PONTO 3 da placa da fonte!!!! Então o que você tem que fazer é usar dois resistores de 39K. Você tem duas válvulas A e B. Você liga um resistor do pino 4 de A ao ponto 3 do esquema que você tinha postado e outro resistor do pino 4 de B até o mesmo ponto 3. Atualmente você está ligando os pinos 4 com fio ao ponto 3. Deve ligar cada um com um resistor separado. A tensão no pino 4 de cada válvula tem que ser algo perto dos 225V.

Capacitores de desacoplamento são aqueles que ligam um terminal a terra. Então o capacitor de desacoplamento da grade auxiliar deve ligar um terminal na terra e outro no pino 4 da válvula. Acho que não vai precisar, mas não custa tentar.

Os pinos 1 e 6 da 6V6 não são conectados internamente. Muita gente então usa esses pinos no soquete para apoiar componentes. Eu acho que é uma prática a ser evitada. No caso do seu projeto, o resistor que vai do pino 6 ao 5 é o stopper da grade de controle. Quando se colocam pentodos em paralelo, as grades auxiliares vão precisar de stoppers também.

O retificador híbrido consiste em usar a válvula como os diodos positivos da ponte retificadora e dois diodos de silício como retificadores negativos. O fusível você liga em série com a chave de standby. Se houver algum problema, o fusível abre e desconecta o terra.

Espero que tenha ficado mais claro!

Abraços

Eduardo


Mensagem Mesclada
DesignerMX2, o esquema que você tinha postado sumiu! Tem com postar novamente? Fica difícil sem ele!

Eu acho que sei de onde vem seus estalos, mas antes quero ver o esquema. Vou te pedir para fazer um teste!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, as 21:29:42 por Eduardo » Registrado

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« Responder #49 : 02 de Setembro de 2010, as 22:36:59 »

Vou remover como link e deixar como texto.. Esquema:

http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx

Layout de placa: http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se.gif

Você viu que mexi no resistor de 10k para 25k? Deu uma boa melhorada no som... boa mesmo , mas ainda temos estalinhos (acho que 30% do volume que estavam) e os ruídos caíram acho que 80%!

Mas verificando bem... acho que entendi o que estaria acontecendo... nas válvulas estariam indo 39k (para cada, mas para isto eu teria que separar os fios do pino 4, até ai blza) mas seria 39k + 10 que estariam em série, ou seja 49k, sendo que colocando os 25k, eu estou reduzindo tudo na placa e desta forma seria apenas o screen da válvula, dissipando cada uma da forma que for necessária (como foram com os cathodos), correto? Se for isto, acho que estou entendendo agora o que aconteceu...

Mensagem Mesclada
No caso dos stopers, o meu está do 5 ao 1... acho que deve ser a mesma coisa... correto? Se não é conectado a nada, para que usa-se isto? Quanto ao teste, mesmo que o lance da resistencia de 39k funcione, acho que seria uma boa agente colocar aqui os resultados, pois o que pode não servir para mim, vai servir para um monte de outras pessoas que podem ter estalos e não seria a tensão e/ou corrente... mas foi só uma sugestão. Vou ver se amanhã consigo comprar 4 capacitores ( 2 de 470uf e 2 de 1000uf a 50v) e dois resistores de 39k a 1/2w. Quando substituir coloco o resultado aqui e dá uma olhada no que coloquei... o som ficou grave e tal mas já tá melhor... acho que você acertou na lata, eu que não fiz certo ainda, mas vou fazer. Quanto ao teste, se quiser faço antes de colocar estas resistências, assim agente entende algumas coisas (lembrando que este amp é também um meio de estudo meu e vale o investimento).

Mensagem Mesclada
Não resisti. Pedi sanduiche e fui passar o tempo, adivinha fazendo oq? eheh... Bem, fiz como você disse... separei e coloquei resistores (dois de 68 em paralello) para cada válvula e tirei o de 25k e coloquei de volta o de 4k7 (já que está acompanhando o layout do alemão). Os estalos ficaram quase que com a mesma intensidade que a hora que coloquei 25k no lugar do de 10k, mas os valores mudaram:

Pino 3 = 345v
Pino 4 tube A = 245v
Pino 4 tube B =  233v
Pino 8 tube A = 15.7v
Pino 8 tube B = 13.2v
Pino 3 ao 8 = 359v (mais alto que antes que era 338.5 com 25k e 311 se n me engano com 10k)

Agora vejo que elas estão se ajustando sozinhas, acho que isso vai mudar drasticamente o som (distorções, frequência , etc... não dá para testar pela hora, mas amanhã lasco a guitarra)

Agora vou na opção do teste  Roll Eyes é só dizer que é boca de forno!
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, as 23:56:46 por designermx2 » Registrado
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« Responder #50 : 03 de Setembro de 2010, as 06:31:59 »

Olá DesignerMX2

Que bom que agora estamos nos entendendo! Você quer saber se o som vai mudar? Com certeza vai. E vai mudar para melhor!

As tensões já estão bem próximas das ideais em cada pino das 6V6. Quando tivermos este estágio funcionando com as tensões e correntes adequadas, então vai dar para investigar outras coisas. Antes disso não adianta. Temos que eliminar um suspeito por vez. Não dá para culpar ninguém quando está todo mundo fora do ponto de trabalho.

Você está começando a entender o processo. Eu havia calculado o resistor de 39k supondo o de 4k7 na fonte. Quando você passou para 25k na fonte, acertou a tensão de grade na mesma hora. Se for usar 25K na fonte, então os stoppers das grades auxiliares passam para 1k cada!

É normal que a tensão na placa aumente (pino 3 da 6V6) Como estava antes, a válvula estava forçada. Puxando mais corrente. Agora que estão equilibradas, a corrente cai e conseqüentemente a tensão sobe.

Como o catodo não está devidamente desacoplado pelos capacitores de 47uf, o som ainda está amarrado. Quando você colocar os capacitores de 470uF ele vai abrir. Provavelmente seus estalos vão aumentar também, mas não se preocupe com isso agora.

Recomendo que você veja a ficha técnica da 6V6:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/093/6/6V6GT.pdf

Nela tem todos os dados da 6V6 e vários pontos de trabalho para SE ou PP assim como os máximos admissíveis. Agora que você está pegando o jeito de como ele funciona, pode ver como o projeto original estava fora de propósito. Quem desenhou não tem a menor noção do que estava fazendo!

Veja que não existe nada ligado no pino 1 e 6! Então por que você ligou no pino 1? É apenas para dar apoio mecânico para o resistor de 1k5 que é stopper das grades de controle (pino 5). Não precisa ligar lá! Ele está usando o pino 1 como um turret apenas!

Quando você tiver com tudo no lugar, stoppers nas grades auxiliares e desacoplamento nos catodos e grades auxiliares, quero que ligue e teste o amplificador. Depois quero que você conecte as grades de controle de cada 6V6, pino 5, ao terra. Isso vai cortar o sinal que chega nelas. Ligue e ouça. Não vai tocar nada, só vai reproduzir os ruídos naturais das 6V6. Se os estalos pararem, então eles estão vindo do pré. Se continuarem, então são das 6V6 ou da fonte.

Grande abraço

Eduardo
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designermx2
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« Responder #51 : 03 de Setembro de 2010, as 08:41:30 »

Opa Eduardo, tou começando a compreender mais o processo e vi que a coisa estava realmente muito feita ali. O cara não só colocou motor V8, mas colocou as estruturas só de alumínio pela beleza e esqueceu que em vez de deixar levar pela" beleza", tinha que ter pensado em reforçar o fusca para suportar da melhor maneira o novo motor mais forte...
Como vi que você estava usando como referência o layout da placa(que está um pouco diferente do esquema), coloquei de volta o resistor de 4k7 e coloquei os resistores independentes para o pino 4 (estou deixando igual a do alemão).

Ainda assim, devo colocar capacitores de desacoplamento nas grades? Se devo, qual o tipo e valor? eletrolílico,poliester, cerâmico, sinal (papel e óleo)...?

Logo, a configuração atual da minha placa estã assim:

Primeiro resistor 4k7/5w , dele saem dois resistores de 68k-1/4w em paralelo paar uma válvula e mais dois de 68k-1/4w para outra válvula também no pino 4 (amanhã que não trabalho vou ao centro comprar os de 39k e 1/2w ou algo próximo disto), sendo que elas foram desacopladas pelo fio que unia os pinos 4 de cada uma. Agora estão independentes com os valores acima. Os catodos também estão, mas não tenho capacitores maiores agora, mas vou trocar.




Mensagem Mesclada
"EDUARDO: Veja que não existe nada ligado no pino 1 e 6! Então por que você ligou no pino 1? É apenas para dar apoio mecânico para o resistor de 1k5 que é stopper das grades de controle (pino 5). Não precisa ligar lá! Ele está usando o pino 1 como um turret apenas!"

Correto, só não entendi o porque eu ligo o resistor até o pino um e o fio sai do cinco, para a placa e do outro lado não tem nada ligado, ou seja... o valor de 1k5 recebe o fio da placa e joga para o nada o resultado depois da resistência e o pino 5 leva o que vem da placa... pelo que eu imaginava, se é um turret, deveria ir do pino 1 até a placa e depois de passar pelo resistor, ele reduziria o que precisava e iria até o pino 5 com o valor alterado. (depois até gostaria de entender melhor estes stoppers, blza?)

Próximo passo meu ,acho que vai ser:

- Colocar os resistores de valor correto;
- Colocar capacitores maiores (470uf) para desacoplar (que estou entendendo como deixar mais água para matar a sede de cada válvula o quanto precisarem);
- colocar resistores de 1k no pino 5 de cada válvula para o pino 1 (confere? acho que 1k eu tenho lá);

Teria algo que esqueci?
« Última modificação: 03 de Setembro de 2010, as 08:52:12 por designermx2 » Registrado
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« Responder #52 : 03 de Setembro de 2010, as 09:00:58 »

Olá DesignerMX2

Você vai ouvir maravilhas sobre capacitores a óleo na internet. São de fato muito lineares e quando funcionam o som fica mesmo muito bom. Mas voltando a nossa analogia, é como usar nitroglicerina como aditivo para gasolina. O motor roda bem mais, queima melhor o combustível... Fantástico! Mas você quer andar com nitroglicerina por aí?

Capacitor de óleo tem o péssimo costume de dar fuga ou entrar em curto. Fuja dessa bomba! Não vale a pena o risco. Cansei de ver aparelhos com ruídos, roncos e todo tipo de defeito por conta de capacitores a óleo.

Você deve sim desacoplar as grades auxiliares com capacitores eletrolíticos. Pode ser de 10uF por 450V.

E tem mais um detalhe importante. Mantendo as válvulas desacopladas, se uma pifar, a outra não percebe. Você pode até tirar uma e ligar sem medo, cuidando de ligar a carga agora na tomada de 4R e não na de 8R. Como estava antes, se uma desse problema, arrastava a outra junto. Pentodos em paralelo precisam ser desacoplados sempre. Triodos podem ser ligados em paralelo sem maiores preocupações por causa da resistência de placa ser bem mais baixa.

Avisa quando tiver feito as modificações para a gente ir para o ruído.

Abraços

Eduardo
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« Responder #53 : 03 de Setembro de 2010, as 09:23:32 »

Só mais uma coisinha.... a grade auxiliar é a G1 ou G2 (pino 4 ou 5), tipo... não sei qual a grade e qual a auxiliar... é a que tem maior tensão? Eu acho que é o pino 5, já que o 4 já foi reajustado... mas só confirma para não fazer bobagem aqui eheh... quanto ao capacitor 10uf/450 é do pino 4 ao terra... correto?

Hoje agilizarei isto.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2010, as 10:22:57 por designermx2 » Registrado
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« Responder #54 : 03 de Setembro de 2010, as 12:29:58 »

Olá DesignerMX2

No pentodo existem 3 grades. No caso da 6V6 a grade de controle, G1, é ligada ao pino 5. A grade auxiliar, G2, é ligada ao pino 5 e a grade supressora, G3, é ligada internamente ao pino 8 junto com o catodo. Existem pentodos, como a EL34, em que a grade supressora pode ser acessada para conexão externa. No caso da EL34 a G3 é ligada ao pino 1 da válvula.

O capacitor que lhe falei é para desacoplar a grade auxiliar. Você vai liga-lo com o positivo no pino 4 e o negativo no terra. A tensão em corrente contínua não vai mudar, mas a componente em corrente alternada, responsável por oscilações espúrias, será cancelada pelo capacitor.

Antes que alguém venha dizer que a 6V6 não tem grade supressora, deixe-me dizer: Eu sei disso. A 6V6 é o que se chama de tetrodo de feixe dirigido. O pentodo e o tetrodo de feixe dirigido tem propriedades muito semelhantes, então costuma-se por tudo no mesmo saco. Esta diferença no entanto dá um timbre diferente no som. A 6L6, por exemplo, é um tetrodo de feixe dirigido. Nos amplificadores que aceitam tanto a 6L6 quanto a EL34, dá para perceber nitidamente a diferença de timbre.

Abraços

Eduardo

 
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« Responder #55 : 03 de Setembro de 2010, as 13:54:29 »

Hummm... agora tou sacando melhor como ela é por dentro... principalmente agora que você falou em corrente alternada (provavelmente gerada por ela para o sinal de saída que é AC)... se não for, fique à vontade para me corrigir.

Caso eu não consiga o capacitor de 10uf, apenas de 80 ou 25 (como foi meu caso), como posso fazer?

Falar a verdade, agora meio dia liguei para umas lojas e eles falaram que só tem de 80uf/450v, 100uf/450v e de 400v/120uf e 400v/10uf e outras que prefiro nem colocar aqui. A cidade é uma das mais bonitas do Brasil, mas em termos de componentes eletrônicos... perdida, mas eu tenho 1 de 120uf/400v e  2 de 25uf/450v já na fonte... talvez pudesse remanejar, não?

Tipo fazer o seguinte: Os últimos capacitores do sistema de fonte (25uf/450v que são grandes) coloco no G1 de cada uma, mas devem ser menores por questões específicas (sei que antigamente colocavam valores menores p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eram muito caros e usavam choque para reduzir o ripple), mas os da frente sempre eram menores que os da extremidade.

 Ai se eu não achar, posso colocar os de 400v/120uf na fonte em todas as estapas e os de 25uf/450 que existem lá na G1 de cada válvula, ou posso deixar como está a etapa da fonte e colocar os de 400v/10uf (que achei aqui no mercado) ou 120uf/400v  na G1. Digo isso porque aqui tá f**a de achar e sei que todo componente precisa trabalhar fora de seu limite.

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« Responder #56 : 03 de Setembro de 2010, as 15:51:52 »

Hummm... agora tou sacando melhor como ela é por dentro... principalmente agora que você falou em corrente alternada (provavelmente gerada por ela para o sinal de saída que é AC)... se não for, fique à vontade para me corrigir.

Isso mesmo!

Caso eu não consiga o capacitor de 10uf, apenas de 80 ou 25 (como foi meu caso), como posso fazer?

Na verdade 10uF é um valor mínimo, mas por maior não ajuda.

Ai se eu não achar, posso colocar os de 400v/120uf na fonte em todas as estapas e os de 25uf/450 que existem lá na G1 de cada válvula, ou posso deixar como está a etapa da fonte e colocar os de 400v/10uf (que achei aqui no mercado) ou 120uf/400v  na G1. Digo isso porque aqui tá f**a de achar e sei que todo componente precisa trabalhar fora de seu limite.

G2!!!!! Grade auxiliar!!!! Não mexe na G1!!  Você vai ligar no pino 4!!!! Pode usar de 10uF por 400V. Se a retificação fosse com válvula, poderia usar até de 350V, pois a tensão não teria tempo de subir. Com ponte de estado sólido a conversa muda. A tensão vai lá no alto de cara e não convem bobear.

A fonte está boa como está. Vamos mexer nela depois. Melhor deixar sem o capacitor que despir um santo para vestir outro.

No livro do Morgan Jonnes ele fala bastante sobre o funcionamento de pentodos e é o único que explica direito o ruído de partição. Dá uma lida no PDF que você baixou!

Abraços

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« Responder #57 : 03 de Setembro de 2010, as 22:54:51 »

Meu velho, fiz como você me orientou, tanto com G1, como G2 e catodos. Coloquei os capacitores do pino 4 ao terra e não pararam os estalos. Coloquei catodos de 470uf (a primeira válvula a voltagem subiu para 15.4 e o pino 4 foi para 260) a segunda ficou normal com 12v e 227.

Quando liguei o pino 5 das válvulas ligado ao terra, parece que desliguei o amp(imagino que posso usar até um controle de ganho substituindo o resistor de 220k da placa e o line out a partir do pino 5, confere?) . Nem o som de 60hz se escutava mais. Parece que liguei o standby novamente. É assim mesmo? O power é tão limpo assim? O pré que tem a responsabilidade de levar os 60Hz nas costas ou não era para acontecer isto?
Os capacitores de desacoplamento no pino 4, depois que adicionei, quando acionava o standby deu uns apitinhos fracos no final. Então removi os capacitores (Não mexeu em nada nos valores, apenas o catodo que mexeu muito).
« Última modificação: 03 de Setembro de 2010, as 23:08:17 por designermx2 » Registrado
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« Responder #58 : 04 de Setembro de 2010, as 10:36:17 »

Olá DesignerMX2

Olhando para os valores que você relatou na mensagem de 02/09/2010, a adição dos capacitores não alterou significativamente nenhum valor de tensão. Os capacitores de desacoplamento das grades auxiliares podem ser omitidos! O apito fraco quando abre o standby é devido a alguma oscilação parasita quando os capacitores da fonte descarregam. Não é danoso. O importante é que fique estável em funcionamento normal.

Já dá para ver que você tem um par de 6V6 muito descasada. A válvula A está puxando muito mais corrente que a B.

O que você pode controlar no pino 5 das 6V6 é volume! Controle de ganho é outra coisa, mas você está pegando a idéia!

Você já matou a charada! O responsável pelos seus estalos é o pré! O power está limpo! Vamos ver esse pré mais tarde. Ainda tem uma modificação importante para ser feita. O projeto original pedia um retificador a válvula e você colocou uma ponte de estado sólido. Isso gera ruído no circuito, que chega até as válvulas pelos filamentos. O ruído dos diodos não passa pelo filtro da fonte, mas reflete de volta no transformador e entra nas válvulas de pré pelos filamentos. Uma ECC85 vai sofrer muito com isso, já que é uma válvula para RF. Válvlulas de áudio tem uma construção especial de filamento para evitar ruídos de 60Hz. As de RF não precisam pois os 60Hz não passam pelos circuitos RF sintonisados em vários kHz. Por isso que não usamos válvulas de RF em áudio!  Grin

Bom, vamos melhorar sua fonte. Você tem 360V nas placas das 6V6. Deveria ser 315V, portanto tempos 45V para queimar. A corrente que você está consumindo está por volta de 60mA. Pela lei de Ohm você precisa de um resistor 750R, mas isso não é valor comercial, então vamos usar 680R ou 820R ou dois de 1K5 em paralelo. Use o que estiver mais a mão. A potência é de 45*.06=2,7W. Vai ter que ser de 5W.

Então você deve ligar um resistor de 820R (ou coisa assim) entre o positivo da ponte e o primeiro capacitor. Apenas desconecta o positivo e liga através do redistor. Isso deve acertar as tensões nos pontos corretos e melhorar um pouco os estalos. Talvez você precise pensar nos resistores de 390R nos catodos depois desta modificação!

Aguardo seu post com os resultados.

Abraços

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« Responder #59 : 04 de Setembro de 2010, as 11:35:53 »

Seria 680 / 820 a quantos Watts? 5w esquenta. Como vai estar antes do transformador, acho que isso vai ser meio puxado para ele, não? Quanto ao ganho, foi isso que eu quis dizer... tipo colocar um master... é que eu tou mal acostumado com o povo de palco dizendo: abra o volume... preciso de mais ganho! eheh. foi mal nesta. Quanto a válvula, vou providenciar uma, mas não gostaria de usar a 12ax7 (já tenho um pedal com ela aqui o behringer mic 200) e achei que ela tem um ganho alto. Quando troquei a 12ax7 pela 12at7 achei o som mais bonito e limpo, mas como tenho filho pequeno, a válvula queimou e agora tenho apenas essa ecc85, mas vou adquirir outra. Só queria saber se poderia ser a 12at7, já que gostei do som e queria um pouco menos de drive no pré (se possível nenhum, mas sei que não dá).

Quanto a fonte, vou fazer da próxima, só não sei o valor do fusível.

Coloquei 250R 5w em série com 500R 5w (esquentou muito) e acho que foi por causa do transformador de saída. Não seria o mesmo resultado se aumentasse mais a resistência que era de 4k7 para Mais não? Acho que entendi o processo... depois da filtragem a voltagem vai se elevar 41,42% , e você queria reduzir diretamente na filtragem, mas se a voltagem para o transformador influenciar, então deverá ir assim mesmo, caso contrário só se for outras coisas que influenciariam. Será que colocando o choque esse resistor aquece menos? Eu tinha tirado o choque por sugestões aqui do forum de aumentar o primeiro capacitor e remover ele.
Bem, os valores:

Resistência medida pelo multímetro do que fiz: 690R
Pin 3-8 : 218 (acho que agora baixou muito, talvez dois de 500R e 5w em série - 250R 10w)
Pin 8 A: 11.5v
Pin 8 B: 12.9
P4 A= 146
P4 B = 164

O som voltou a ficar mais grave um pouco e o estalinho ficou menos claro (mais abafado também e acho que isso deu a impressão de ter diminuído).

Mensagem Mesclada
Agora coloquei o choque de volta, mas ainda não testei se a resistência esquenta (vou esperar você me dar um feedback) do que é mais seguro.

Pelo que eu tou vendo este projeto não tava muito ruim, mas ele estava era péssimo . Erro nas 3 etapas (fonte , pré e power) e se brincar, até a idéia em  si. Escolhi este pensando que ia ser um pouquinho mais que o básico para aprender e vejo que errei na escolha (o bom é que tou aprendendo coisas prakas só com um). Quanto ao livro, ainda estou  na página 23, mas rodei ele e vi que ele começa a falar um pouco de fonte na página 52. Quero chegar lá entendendo tudo desde o começo. Mesmo já tendo montado o meu da forma correta, ainda estou lendo o que ele fala. Tem cálculos que não sei nem para onde vai, mas estou pesquisando para entender melhor.

Bem, agora no fim da tarde testei o bicho. O transformador principal começou a ficar morno (nada absurdo, apenas como uma pessoa em estado febril e antes ficava frio e o choque também. Já os resistores, o primeiro da série ficou quente (relativamente no limite) e o segundo morninho.

Mensagem Mesclada
Se os valores estiverem normais e se for normal o resistor esquentar, vou ver se entendi o lance... Me corrija se eu estiver errado, mas pela lógica (que a minha ainda não deve ser considerada muito correta), como o pré é um duplo triôdo, o lance seria identificar qual deles está causando os estalos, é isso? tipo: Anula o primeiro stagio e se continuar é p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) era o segundo e se parar, era o primeiro ou eu estou equivocado com tudo?
« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, as 23:49:00 por designermx2 » Registrado
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