Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 16:18:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Estalos Amp Valvulado. (resolvido)  (Lida 64632 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #15 : 30 de Agosto de 2010, as 17:56:53 »

designermx2

Vamos falar pouco e ir ao básico. Você conferiu a dissipação de anodo? Muitos amps com BIAS incorretos "avermelham" o anodo. Nesta condição, você escuta uns estalos aleatórios decorrentes da dissipação de anodo elevada e incorreta.

Antes de tudo, meça as tensões no circuito sem entrada e calcule a dissipação de anodo.

Mensagem Mesclada
Neste tópico há algumas considerações sobre o assunto:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=975.0

(devia ter ouvido o maioli e fazer um artigo sobre isso)
« Última modificação: 30 de Agosto de 2010, as 17:59:33 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
designermx2
Visitante
« Responder #16 : 30 de Agosto de 2010, as 20:00:19 »

Os estalos são regulares, mas vou colocar aqui os dados.

Tensão de rede: 127v
Tensão do transformador secundário A: 300v 150ma sem center tap
Voltagem após retificação: 265v na ponte de diodo
Voltagem com filtragem: 374v
Tensão do secundário B: 3,15 - 0 - 3,15 6A
Valor do pino 3  (pino 3 até o terra), sendo que no projeto original eles falam que forçam a barra com 369v, eu optei por usar um valor reduzido.
Valor de catodo após resistência de 250 ohms: 18,15 (pino 8 ao terra)
Valor nos plates da válvula de pré: 100v (´pino 6 e 1 da ecc85)
Valor enxergado pelas placas 6v6 (pino 3 e 8 ): 310v

Segundo o site do welber bias calculator, colocando os valores que eles dão, fica com 14w de dissipassão e o meu fica com 11w (mas eu preferi que fosse mais folgado mesmo, já que no datasheet das 6v6gt recomendam usar 12 e suporta 14, mas isso é no limite.


Acho que são essas as medidas.

Mas os estalos não deveriam aparecer, já que agora o projeto está totalmente em cima do que foi sugerido no site deles, ou seja... apenas um 5f2 com duas 6v6 em paralelo e sem voltagem no limite (como eles mesmos recomendam de retirar uma das 5y3 para reduzir a voltagem em uns 20v aproximadamente).

Será que eles erraram nos valores lá? Teoricamente 337va a 150ma, e 300va a 150ma , acho que não seria o motivo para tal problema, até p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) já fiz um teste antes de colocar aquele tópico anterior dos sintomas estranhos (tanto aumentando como reduzindo a resistência de anodo) e deu na mesma...

Mas vejam ai para ver se tem mais alguma coisa com falha e ai agente decide.
« Última modificação: 30 de Agosto de 2010, as 20:51:47 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #17 : 30 de Agosto de 2010, as 21:41:14 »

O melhor line out que eu conheço é um microfone na frente do falante! Quem grava a sério faz assim.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #18 : 30 de Agosto de 2010, as 21:51:33 »

Olha este datasheed da 6V6GT

http://boozhoundlabs.com/howto/pdf/6V6GT.pdf

Na linha Plate dissipation: 12 Watts.

Se você usa em classe A, este é o valor. Em classe B usam 80% deste valor, ou seja 9.6 Watts. Qual é o seu caso? (se for o segundo você achou o problema)

Olhe para as válvulas, quem tem que ficar vermelho (ou laranja) é o filamento, não a "casca" externa (o anodo) da válvula.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
designermx2
Visitante
« Responder #19 : 31 de Agosto de 2010, as 00:31:16 »

meu amp é classe A, já que é baseado no 5f2, mas quanto ao vermelho ou laranja... olhando para dentro das válvulas, elas ficam só laranja (mesmo assim só o filamento fica com cor) o resto fica normal. (dá pra ver umas grades dentro e não acendem...
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #20 : 31 de Agosto de 2010, as 00:41:03 »

meu amp é classe A, já que é baseado no 5f2, mas quanto ao vermelho ou laranja... olhando para dentro das válvulas, elas ficam só laranja (mesmo assim só o filamento fica com cor) o resto fica normal. (dá pra ver umas grades dentro e não acendem...

É, não é problema de dissipação. Que tal trocar o transformador?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
designermx2
Visitante
« Responder #21 : 31 de Agosto de 2010, as 00:48:51 »

Estou esperando chegar um novo, dessa vez com 15w (o outro tinha 12) e com mais secundários.

Só para conhecimento.... este transformador que ele usa, é de audio ou não? quais seriam as especificações. Achei uma saída de linha interessante, se melhor construído (com atenuador em T e capacitores). Será que não seria uma boa pensar em um novo projeto aqui para saída de linha com o uso de válvulas de power como resposta final? Acho que o pré em sí não é o interesse da galera, mas o conjunto final que daria a sonoridade do amp, correto?

Tá ai o link (rodei um pouquinho pra encontrar.

http://diy-fever.com/misc/zog-zog/

Mas Eduardo, será que este amp dando no máximo 12Watts RMS (sendo que no palco eu teria que colocar em no máximo 7 watts, ele aguentaria? Não seria necessariamente meu retorno, mas sim o seu timbre que eu estava afim de puxar. Sei que com a atenuação modifica o timbre (até mesmo o volume faz isso), mas acho que um esquema deste que usa um transformador com atenuador, vai ajudar, pois a saída de linha vai direto para a mesa e eu vou escutar pelos retornos o som dele. Essa lâmpada que eles colocam, onde será que vende (aqui no centro da cidade não acho dessas, apenas de carro onde a amperagem é bem diferente).

Também tinha escutado um zumbido junto com os estalos no transformador de saída (depois de desligar o alto falante) mas será que tinha como reduzir isto? no transformador de saída fica parecendo aqueles transformadores de rua (como quem a tensão e a corrente são altas pra burro e estão lá)
Agora vou deixar aqui para que as pessoas entendam um pouco mais sobre transformador de áudio, um artigo que considerei muito importante (desde o reconhecimento, até a crítica para escolha)
http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Conheca%20o%20trasnformador%20de%20saida%20para%20Hi%20Fi.pdf
http://www.yojikonda.com/cisak/Impedancia/Impedancia.htm

Mensagem Mesclada
Achei alguns outros PDF´s interessantes, a quem tiver interesse de se aprofundar muito no assunto (eu quero apenas entender para compreender todo o processo).
http://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdfhttp://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdfhttp://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Enrrolamento%20do%20transformador%20de%20saida.pdfhttp://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Um%20metodo%20simples%20para%20experimentar%20transformadores.pdfhttp://vacuumtubebrasil.profusehost.net/About%20output%20transformers%20Article%20by%20Norman%20Crowhurst.pdfhttp://vacuumtubebrasil.profusehost.net/Construya%20su%20proprio%20transformador%20Revista%20Mecenica%20Popular%20Abril%201950.pdf

Lendo isso tudo me surgiu uma pequena dúvida:

Se temos um amplificador com duas 6v6, por exemplo... se trabalharmos com 250v ela vai ter 5k de impedância e se for 315, ela vai ter 8k (meu caso)...

Se eu utilizar duas em paralelo, eu devo colocar a impedância de 4k (onde cada válvula enxergaria 4k e elas se somam por estar em paralelo) ou se tem que ser 8k para que seja visto 8 em cada uma.

A segunda coisa é: no projeto o cara diz que usa um transformador de 2k5 como experimental. Porquê experimental (a depender pode prejudicar o som modificando totalmente suas características)?

Estou querendo saber isso achando inicialmente que cada válvula enxerga o valor da impedância e elas se somam, já que ele fala que pode usar de 2k5 até 4k (imagino que as duas juntas vão de 5k a Cool ou superior (como ele recomenda o hamond que tem 10k. Será que isto usado de forma errada poderia prejudicar o amp, já que a conversão da impedância da válvula é uma relação X:y e a voltagem vai interferir na fiação (AWG não recomendada estragaria)

Mensagem Mesclada
Achei que não fosse tão complicado... Eduardo falou complicado mas é mais que complicado eheh...

http://www.scribd.com/doc/23169215/Calculo-de-Transformadores-para-valvulas-em-SE-e-PP

Foi só para manter o pessoal informado sobre transformador de áudio.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, as 11:37:04 por designermx2 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #22 : 31 de Agosto de 2010, as 11:41:46 »

"Também tinha escutado um zumbido junto com os estalos no transformador de saída (depois de desligar o alto falante) mas será que tinha como reduzir isto?"


Apertando os parafusos que prendem as chapas. Devem ter algumas chapas folgadas e vibrando se for isso basta reapertar .

Ah! E os links que vc postou ai são muitíssimo úteis Obrigado por ter postado . Bravo
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, as 11:47:41 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
maioli
Visitante
« Responder #23 : 31 de Agosto de 2010, as 12:00:09 »

Não veja isso como uma afronta, não quero ofender vc não.

Eu realmente fico imaginando se vc sabe a diferença entre o som de um power valvulado e um SS, ambos tocados pelo mesmo preamp; o que para mim é requisito prévio para estabelecer "preferência". Com isso quero dizer se num teste cego vc seria capaz de distinguir um do outro e dizer qual é qual. Também fico imaginando o que significa "qualidade" no seu conceito e portando o que significa "perder qualidade".

E sim, vc está meio enganado. O conjunto influencia sim, um power valvulado é diferente de um SS sim, mas na soma dos resultados a diferença geralmente é indistinguível. O timbre característico de "amp valvulado" vem do pré e a contribuição do power é praticamente limitada a uma dinâmica diferente. Meus amigos acostumados a valvulados não desconfiam que o meu amp é um híbrido nem distinguem que um amp ordinário com um Maioli Booster na frente é um All SS.

e finalmente, o som do melhor sinal de linha valvulado não é melhor que o do pior transistorizado quando vc ligar na mesa. Qualquer um dos dois ficará totalmente descaracterizado em função dos pontos de corte da equalização da mesa.

Esquece esse negócio de tirar out do power. Mas isso é apenas uma sugestão.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, as 12:13:38 por maioli » Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #24 : 31 de Agosto de 2010, as 21:57:05 »

Uma vez eu peguei o marshell SS de um amigo meu e coloquei do lado do meu (só para ver, mesmo com estes estalos). Era perceptível sim a diferença, mas eu nunca testei usar a saída de pré para um line out (talvez até um pedal com pré funcionasse então, tipo... um pré que ficasse junto ao set).

Relaxa que não ofendeu e entendo a preocupação. Hoje chegou o transformador novo (zerado). Resultado... o mesmo problema!

Fiz um teste pensando no que hgamal falou... apaguei todas as áreas (todas mesmo) e vi apenas uma luz azulada na válvula e a laranja no centro.Nada mais, mas ao desligar, vi que as válvulas de power davam uns estalinhos como se estivesse folgando algo apertado (sabe quando folga alguns parafusos de carro e eles estalam?) era aquele som, só que ia desacelerando.

Outra coisa que fiz foi tirar o pré e arrochar o volume (resultado... nada de destalinhos em canto algum)... retirei o power.... nada de estalinho em lugar algum...
Será que só a corrente de anodo seria responsável por estes estalos? Onde posso mexer para reduzir a corrente (apenas como teste).?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #25 : 31 de Agosto de 2010, as 22:01:11 »

designermx2

Posta o esquema do seu amp com todas as mods e voltagens medidas. Vai ficar mais fácil!

Mensagem Mesclada
Aumentando a resistência do catodo do pentodo/tetrodo a corrente cai e dissipação também.  Maior tensão de anodo exigem maiores resistências de catodo e vice-versa.

Mensagem Mesclada
Uma dúvida, você está ligandio este amp com carga? Ou seja ligado a um alto falante?
« Última modificação: 31 de Agosto de 2010, as 22:36:19 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
designermx2
Visitante
« Responder #26 : 01 de Setembro de 2010, as 00:33:24 »

Esquema:http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx

As antigas modificações foram tiradas daqui: http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/superse_content.html mas por recomendações aqui do forum, coloquei como no original.

MODS: Potenciômetro de 2M no volume
Removi a chave vox e twang (deixei como no 5f2 original)
Reduzi a voltagem do transformador de 337 para 300 (não vou usar retificadora, mas sim uma ponte de diodo).

O resto tá tudo igual.

Estou ligando ele com falante, só tirei o falante uma vez para escutar o transformador.

Meu cathodo tá com os 250R indicados, sendo que a voltagem está de 18.5 (com variação a depender da hora)
« Última modificação: 01 de Setembro de 2010, as 07:38:30 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #27 : 01 de Setembro de 2010, as 07:38:50 »

Olá Designermx2

Mas que projeto ruim! Tem todas as soluções que a gente procura evitar! Pentodos em paralelo na saída, retificação em meia onda, chave para ligar e desligar eletrolíticos... Dá até frio na espinha!

Desiste dele. Compra um transformador PP e monta outro circuito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #28 : 01 de Setembro de 2010, as 10:00:26 »

Designermx2

puxa fica difícil ajudar assim. Desenha um esquema de como ele está. Escreve o esquemas todas as tensões. "Escaneia" o esquema e posta aqui!

No meio tempo experimenta um resistor de catodo maior, como 270, 300, 330 ohms e verifica se o problema acaba.

Aprenda: NUNCA LIGUE UM AMP VALVULADO SEM CARGA, ele certamente vai estalar.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
designermx2
Visitante
« Responder #29 : 01 de Setembro de 2010, as 10:31:38 »

a placa é essa: http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se_layout.gif

Já a parte da montagem é essa: http://home.arcor.de/claus.misfeldt/SuperSE/super-se.gif

Se for erro no projeto,tem algum projeto SE que chegue a uns 12 watts de saída (já acabei de comprar um transformador de 15w) Embarrassed e usasse uma fonte (tenho uma de 175 - 0 - 175 e n sei a amperagem, mas foi de um duovox 120b) e tenho o que mandei fazer pra este que é de 0- 290 - 300 a 150ma)

Ai eu reconstruiria ele sem perder o material.

Quanto a resistência, vou tentar pra ver.

O resistor de cathodo eu coloquei 250, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nesse esquema o próprio cara disse que tava errado e no esquema da angela diz 250 também, mas usei 10W

transformador - 300va
Pino 3 - 338V
Pino 4- 311
Pino 3 ao 8 - 330v
Pino 8 18,43
 
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, as 17:40:57 por designermx2 » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal