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Autor Tópico: Boas práticas de soldagem  (Lida 9157 vezes)
A.Sim
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« : 06 de Janeiro de 2018, as 00:44:52 »

Big muff ram's head com bc239.


É impressão minha, ou os fios na chave 3P2T foram soldados apenas encostados nos terminais ?  

Colega, o fabricante põe um furinho em cada terminal para que se introduza o fio lá e se faça, pelo menos, um ganchinho antes de soldá-lo, a fim de proporcionar alguma resistência mecânica à conexão.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2018, as 16:45:52 por A.Sim » Registrado

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« Responder #1 : 06 de Janeiro de 2018, as 01:36:49 »

Colega A.Sim... é impressão sua. O fios passam por dentro dos furos.

Não tem chave 3p2t aí (inclusive não conheço esse tipo de chave), as únicas chaves são spdt e 3pdt

Além do mais, teria que ter muita "perícia" pra soldar os fios só encostando-os nos terminais perfurados da 3pdt.

Mas valeu pelo comentário.
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« Responder #2 : 06 de Janeiro de 2018, as 03:32:56 »

Não tem chave 3p2t aí (inclusive não conheço esse tipo de chave), as únicas chaves são spdt e 3pdt

Tem sim... o Alexandre só foi mais prolixo  3PDT=3P2T= Three pole double throw switch
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« Responder #3 : 06 de Janeiro de 2018, as 13:31:01 »

Aí, sim... então retrato o que eu disse.
Tem a 3P2T no meu circuito.
 Wink

... mas os fios foram soldados nos furos dos terminais. Cheesy

Pessoal... troquei de servidor. Verifiquem se as imagens aparecem pra todo agora, por favor. Obrigado
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2018, as 15:25:23 por AMPERX » Registrado

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« Responder #4 : 06 de Janeiro de 2018, as 16:07:27 »

Colega A.Sim... é impressão sua. O fios passam por dentro dos furos.

Não tem chave 3p2t aí (inclusive não conheço esse tipo de chave), as únicas chaves são spdt e 3pdt

Além do mais, teria que ter muita "perícia" pra soldar os fios só encostando-os nos terminais perfurados da 3pdt.

Mas valeu pelo comentário.

O comentário não foi para o seu pedal, AMPERX ( até porque as suas imagens não apareciam quando escrevi o texto ). A sua montagem está satisfatória; o problema está na montagem do Jean LXS. Já alterei a postagem.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2018, as 16:48:15 por A.Sim » Registrado

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« Responder #5 : 07 de Janeiro de 2018, as 15:10:01 »

A.Sim,exatamente... nas minhas montagens eu não passo o cabinho no furo da 3PDT.Para que um cabo desse se solte nessa situação o sujeito tem que ser muito ruim de solda e usar estanho desses comprados em loja de material de construção.Pelo menos nunca soltou em nenhum dos meus primeiros pedais que montei a alguns anos já e que estão em uso até hoje.
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« Responder #6 : 07 de Janeiro de 2018, as 16:14:57 »

Para que o fio se solte basta que haja uma folga qualquer na fixação da chave, de forma que, a cada pisada ( é um "pedal", não é ? ), os fios sofram uma pequena flexão. A própria elasticidade da tampa da caixa é suficiente. Ao longo do tempo, a conexão vai enfraquecendo e acaba falhando ( sim, bem durante uma apresentação...). Depois, não adianta praguejar. Por isso, é mais do que aconselhável usar o método correto de montagem, ancorando o fio no furo do terminal da chave.

Quanto à solda que se vende em loja de material de construção, inclusive, ela é mais resistente do que a solda 60/40 que usamos em Eletrônica - tanto que é usada para soldar calhas de chapa galvanizada.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2018, as 16:46:30 por A.Sim » Registrado

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« Responder #7 : 07 de Janeiro de 2018, as 17:32:38 »

Alexandre eu entendo oque você está explicando  e a dica é muito válida.

Sobre o estanho que mencionei de loja de material de construção (que na embalagem nem informa a porcentagem de estanho e chumbo) para aplicação em eletrônica não  tem coisa  melhor para surgir fissuras/trincas levando aos mal contatos e rompimentos.É só usar ou observar alguma dessas montagens.
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« Responder #8 : 08 de Janeiro de 2018, as 03:25:05 »

Soldar sem passar no furinho até faz sentido. Fica mais fácil se tiver que dessoldar pra trocar alguma coisa.

Acho impossível que uma solda bem feita solte nessas condições, quase sem esforço. Já fiz coisa muito mais porca e tá firme e forte até hoje. Mas um ensaio destrutivo não seria má idéia. Aposto que o fio arrebenta primeiro.
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« Responder #9 : 08 de Janeiro de 2018, as 06:24:14 »

Quanto à solda que se vende em loja de material de construção, inclusive, ela é mais resistente do que a solda 60/40 que usamos em Eletrônica - tanto que é usada para soldar calhas de chapa galvanizada.
O problema é que essa solda precisa de muito mais calor do que nossos ferrinhos de solda podem dar.
Mas eu concordo que é prudente passar o fio por dentro dos terminais da chave.
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« Responder #10 : 08 de Janeiro de 2018, as 14:07:24 »

Nas soldas , na minha opinião(de quem solda MUITO fazem 32 anos),  a superfície a ser soldada é um fator importante, de maneira que uma pequena raspada mecânica, com um estilete, imediatamente antes de soldar, facilita bastante a aderência da solda em componentes de difícil soldagem.   A maioria dos componentes não necessita qualquer raspagem.  A raspagem é importante para muitos componentes que apresentam oxidações, como por exemplo um transistor de germânio guardado a 40 anos.  O fio também pode requerer uma raspada, se for muito antigo.  cabinhos são bastante difíceis de raspar.

Outro fator importante é que placa, fio ou componente devem ficar imóveis até que o ponto sendo soldado esfrie.  A movimentação durante o esfriamento pode causar uma solda fria.

Encostar bem, com pequena pressão mecânica, a ponta do ferro de solda no componente e na ilha, sem ficar movendo ou raspando, aumenta a qualidade da solda.

Solda sem fluxo, como estas de calhas, podem tornar a soldagem bastante difícil.  Em eletrônica, usem soldas com fluxo para facilitar a sua vida.

No mais, depois de um pequeno treinamento(algumas centenas de tentativas),  a solda vai se tornar bem fácil pra quem não tem problemas de visão.

Na minha opinião, em pedais e aplicações simples que ficam a maior parte do tempo paradas em casa, os componentes que foram "vitima" de solda fria é que PODEM soltar após MUITA trepidação. Se bem soldado, um fio quebra antes de se soltar do ponto de solda.

Abraços.
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« Responder #11 : 08 de Janeiro de 2018, as 14:44:53 »

Quanto à solda que se vende em loja de material de construção, inclusive, ela é mais resistente do que a solda 60/40 que usamos em Eletrônica - tanto que é usada para soldar calhas de chapa galvanizada.
O problema é que essa solda precisa de muito mais calor do que nossos ferrinhos de solda podem dar.
Mas eu concordo que é prudente passar o fio por dentro dos terminais da chave.

Sim, ela é para soldar CALHAS... não é própria para uso em Eletrônica pelo fato de ter um ponto de fusão mais alto, ter uma zona plástica muito ampla e uma molhabilidade medíocre, fatores que desaconselham seu uso em favor da 60/40.

Quanto a usar o furinho para a ancoragem do fio, é importante notar que é uma boa prática de montagem, recomendada há "séculos" desde os pioneiros livros do "aprenda rádio" e utilizada por todos os fabricantes idôneos até hoje.  Mas cada um é livre para adotar o procedimento que acha mais adequado à sua montagem, em função da vida útil que o mesmo pretende alcançar. Não temos, como exemplo, os casos de fabricante(s) nacionais dimensionando transformadores e dissipadores pelo custo ?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2018, as 15:04:12 por A.Sim » Registrado

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