Os filtros RC tem um corte de aproximadamente 3dB por oitava. Esse valor equivale a dizer que um sinal estará com amplitude de aproximadamente a metade da oitava acima. Em resumo, isso significa que um circuito com corte em 40Hz, na verdade já começou a ser sentido próximo dos 80Hz. Isso também que dizer que uma frequência de 20 hz também estará presente, porém com uma amplitude 3dB menor que a de 40Hz.
No projeto de equipamentos de som para instrumentos, o que vai importar no final, será a qualidade dos harmônicos que chegam aos nossos ouvidos.
Para exemplificar... Se eu tiver um Rk de 820 Ohms e escolhendo um Ck de 4,7uF pela fórmula 1/6,28*4,7u*820= 41Hz aproximadamente. Logo os sinais abaixo de 41Hz serão cortados?
Quando se trata do resistor de cátodo e do capacitor Bypass, aí a coisa muda um pouco de figura. Essa parte do circuito não elimina de forma alguma as frequências que chegam na Grade de Controle. Esse arranjo de filtro vai influenciar apenas no ganho de amplitude, dependendo da frequência. Mesmo assim esse circuito será um "allpass".