Olá
Dias atrás, o colega Finck afirmou que não se sentia apto à projetar um amplificador valvulado.
E que havia “muita coisa” que ele não entendia sobre esse quesito. É claro que dependendo do tipo de abordagem que se queira adotar para esse assunto, pode ser algo simples, ou extremamente complexo.
Sabendo também sobre a presença de membros do fórum que não tem grande conhecimento de eletrônica, que lêem as discussões, mas que nunca postam nada, muitas vezes por não estar entendendo o que está sendo discutido. Por isso preferi adotar uma abordagem simplificada, para que qualquer pessoa consiga ter um entendimento de “como começar”.
Agora, se quiser se aprofundar, adote o princípio mais conhecido de todos; estude muito.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma válvula tríodo, (que é o tipo de válvula amplificadora mais simples de todas),
tem como o nome sugere, 3 elementos principais:
O Cátodo = K
A Placa, ou Ânodo = P
E a Grade = G
Além disso possui o filamento, que ativa a válvula através do aquecimento do elemento cátodo, K.
Fil. = filamentos
O funcionamento da válvula é algo especialmente interessante, pois acontece pela simples agitação dos elétrons do material do cátodo, devido ao calor. Esses elétrons à princípio ficam “agitados” mas não saem das imediações do cátodo. É preciso uma tensão +B, (de preferência alta), para que eles tenham energia suficiente para saltar a distância entre o cátodo e a placa e gerar uma corrente elétrica apreciável. Esse é o princípio do que acontece em todas as válvulas termoiônicas, desde o diodo até as válvulas mais complexas. O detalhe é que a corrente sempre seguirá no sentido do cátodo para o ânodo. Caso a tensão que ajuda a deslocar os elétrons for invertida, não haverá corrente elétrica circulando no circuito.
Uma vez que o cátodo é aquecido, e que seja ligada uma tensão positiva entre a placa e o cátodo, haverá sempre uma corrente circulando entre esses dois elementos.
A grade das válvulas tem a função de controlar essa corrente de elétrons. Esse é o elemento essencial para que haja amplificação. A grade precisa de muito pouca energia para controlar a corrente de elétrons placa-cátodo.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para iniciar um “projeto” de um estágio valvulado, é preciso saber como que é ligado um estágio amplificador valvulado simples, utilizando um tríodo.
V1 = tríodo 12AX7
Rg = resistência de grade
Rk = resistência de cátodo
Rp = resistência de placa
+B = tensão de alimentação
Existem também outros elementos para que este circuito se torne parte de um equipamento maior .
IN = entrada de sinal
OUT = saída do sinal
Cs = capacitor de placa
RL = resistor de carga
O princípio de funcionamento de um amplificador, (no caso aqui, utilizando válvulas), é a inserção de um sinal elétrico em sua entrada, através principalmente da grade, (mas não exclusivamente), que gera o aparecimento do mesmo sinal em sua saída. Esse sinal da saída deve ter as mesmas características do sinal de entrada, porém pode ter uma tensão maior, (amplitude maior), ou então uma capacidade de corrente maior (impedância menor). Em ambos os casos existe a amplificação do sinal.
Obs; Não quero ser pretensioso ao ponto achar que sei muito sobre o assunto. Tenho certeza que aqui existem pessoas com maior conhecimento nessa área que eu, por isso, qualquer correção ou dúvida, podem ser apresentadas sem problemas.
Esse aqui é o Fórum Handmades!