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Autor Tópico: Pop na montagem do boost do evileudo  (Lida 6223 vezes)
Aeromodelista
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« : 20 de Novembro de 2017, as 20:44:03 »

Pessoal boa tarde! este é meu segundo pedal, estava procurando um boost clean para fazer e depois de garimpar aqui no site achei esse pedal do Evileudo.
Fiz sem pestanejar depois dos elogios e da simplicidade de quem já o montou, pois bem, apesar da simplicidade estou tomando uma surra, ele realmente tem o som bem limpo e um ganho bacana, nem precisei trocar o potenciômetro de 10k por um de 100k como  o pessoal indicou, mas o danado do pop quando liga esta me matando.
Olhando aqui no forum vi varias soluções e dentre elas já desliguei o led,
troquei o R1 de 1M para 2M coloquei os dois em serie para dar 3M e também não resolveu, troquei o R4 de 100k por um de 1M também nada, troquei o R8 de 10k por 100K e depois por 1M e também não surtiu efeito, troquei a 3DPDT e continuou, montei outro circuito no protoboard e fiz tudo isso descrito acima também e o efeito foi o mesmo.segue endereço ddo esquema elétrico caso não abra aqui (www.4shared.com/office/O6EFaupGca/schematic_-_clean_booster__2_.html)
Estou sem saber o que fazer no momento, se alguém puder dar uma luz fico muito agradecido pois o pedalzinho é realmente muito bom. Desde já fico agradecido e desculpe por me alongar demais na explicação.
« Última modificação: 20 de Novembro de 2017, as 21:03:36 por Aeromodelista » Registrado
Ramsay
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« Responder #1 : 20 de Novembro de 2017, as 21:44:23 »

Tenta o seguinte:
No lugar de R8 (10K) coloque um resistor de 2M2 ou 2M.
Solde um capacitor de 330nF (.33uF) em série com a junção de R7 e R8 e no outro terminal desse capacitor solde outro resistor de 2M que também deverá ser soldado ao terra (GND).
O Out do circuito vai ser ligado na junção entre  o capacitor de 330nF e o 2º resistor de 2M.
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« Responder #2 : 21 de Novembro de 2017, as 00:05:16 »

Boa noite.

Já montei esse pedal seguindo o projeto original e não tive problemas, pode ser algo na montagem.

Teria como mandar fotos do circuito?
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« Responder #3 : 21 de Novembro de 2017, as 00:41:52 »

Boa noite! vou abrir a caixa e tirar fotos.

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Tenta o seguinte:
No lugar de R8 (10K) coloque um resistor de 2M2 ou 2M.
Solde um capacitor de 330nF (.33uF) em série com a junção de R7 e R8 e no outro terminal desse capacitor solde outro resistor de 2M que também deverá ser soldado ao terra (GND).
O Out do circuito vai ser ligado na junção entre  o capacitor de 330nF e o 2º resistor de 2M.

Rapaz desculpe a amolação, fiz a alteração e não funcionou, é possível que tenha montado errado por não entender, mas você explicou muito bem, segue endereço do desenho da alteração que fiz.
Muito obrigado.

https://www.4shared.com/s/fzvYYK0cPca
« Última modificação: 21 de Novembro de 2017, as 01:38:51 por Aeromodelista » Registrado
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« Responder #4 : 21 de Novembro de 2017, as 01:42:33 »

O problema com barulho na hora da ativação e desativação de chaves ocorre por conta da diferença de tensão entre os terminais da chave, na hora do acionamento. Qualquer tensão diferente, por mínima que seja, principalmente na entrada do circuito, vai provocar os famigerados pops.

Por isso para garantir que não haja esse barulho é que se ligam resistores ao terra do circuito. Isso garante que o o potencial dos dois lados da chave seja o mesmo (no caso, zero volts).

Então a primeira dica é aterrar ambos os lados da chave.
Utilize resistores com maiores valores na entrada, para manter a impedância alta. Na saída isso não é obrigatório.

O que pode causar um pop insistente, mesmo se tomando todos os cuidados, é o vazamento de corrente através dos capacitores de entrada ou saída. A melhor maneira de se testar isso é com um voltímetro, testando os terminais da chave quando ele estiver com os contatos abertos.

Outra coisa que pode ocasionar pops é o vazamento de tensão de outros pedais, ou mesmo do amplificador. O que pode gerar o ruído, e que não parece ter solução, pois aparentemente nunca se encontra o problema, já que ele é gerado em outro lugar.

 Smiley
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« Responder #5 : 21 de Novembro de 2017, as 14:59:48 »

Muito obrigado,  vou tentar a noite e retorno para falar. Legal!
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« Responder #6 : 21 de Novembro de 2017, as 16:40:17 »

..mas o danado do pop quando liga esta me matando.

Defina "ligar".   fale em outras palavras, o que tu faz quando "liga".


Abraços.
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« Responder #7 : 21 de Novembro de 2017, as 18:54:33 »

Por favor me desculpe, usei o termo errado, eu quis dizer que ao acionar a chave e ligar o pedal faz o pop,  e o que me deixa mais intrigado é  que montei um segundo circuito no protoboard usando o mesmo esquema e ele também faz o pop,  de qualquer maneira seguem as pesquisas e tentativas...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
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« Responder #8 : 21 de Novembro de 2017, as 20:53:49 »

Cara, o problema pode estar na própria chave 3PDT.
Comprei algumas pretas que são uma maravilha pra dar barulho na hora do acionamento.
Tive problemas com POP em circuitos que nunca haviam apresentado esse problema.
Tenta trocar a chave por outra de outro fabricante, se for do mesmo não vai resolver.
Abraço!
« Última modificação: 21 de Novembro de 2017, as 20:58:14 por Tomati » Registrado
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« Responder #9 : 21 de Novembro de 2017, as 20:59:51 »

Por favor me desculpe, usei o termo errado, eu quis dizer que ao acionar a chave e ligar o pedal faz o pop,  e o que me deixa mais intrigado é  que montei um segundo circuito no protoboard usando o mesmo esquema e ele também faz o pop,  de qualquer maneira seguem as pesquisas e tentativas...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Camarada, isso não tem remédio.   Ao ligar a fonte do circuito sempre vai dar um POP.  Isso pressupondo que  "a chave", seja a da fonte..   Pressuponho também que "ligar o pedal", seja ligar a alimentação.

Abraços
« Última modificação: 21 de Novembro de 2017, as 21:02:40 por Patines » Registrado
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« Responder #10 : 22 de Novembro de 2017, as 01:03:57 »

Eu entendi o que ele disse como se fosse ao ligar o "efeito", o pop ao acionar o efeito mudando a chave 3pdt.
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Grande abraço, Raphael!
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« Responder #11 : 22 de Novembro de 2017, as 04:34:59 »

Eu entendi o que ele disse como se fosse ao ligar o "efeito", o pop ao acionar o efeito mudando a chave 3pdt.

Acho que se nosso camarada Aeromodelista quer ajuda deveria tentar se comunicar um pouco melhor, para que não tenhamos que ficar supondo o que ele quer dizer.

Abraços
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« Responder #12 : 22 de Novembro de 2017, as 20:45:36 »

Ok pessoal, vou procurar ser mais claro e objetivo nas próximas  mensagens. Assim que possível vou postar o desenho de como foi feita ligação completa, mas ainda tenho que tentar fazer os testes e modificações  sujeridas. Desculpem ai qualquer coisa... Legal!
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« Responder #13 : 26 de Novembro de 2017, as 16:13:06 »

Boa noite.

Já montei esse pedal seguindo o projeto original e não tive problemas, pode ser algo na montagem.

Teria como mandar fotos do circuito?
Olá como prometi segue endereço fotos da placa, acabei montando ele sem estar 100% mesmo
https://www.4shared.com/photo/va7_L9D4ei/20171125_094457.html
https://www.4shared.com/photo/va7_L9D4ei/20171125_094457.html

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Pessoal bom dia, depois de um monte de teste e trocas de componentes consegui um melhora considerável, quando troquei os componentes não alterou em nada o pop, mas durante os testes quando encostei o  dedo na isolação dos cabos dentro da caixa do pedal ele fez um barulho horrível  parecido ao que acontece quando encostamos na ponta do plug p10 ligado ao amplificador só que mais baixo um pouco,troquei todos os cabos internos e pra minha surpresa deu uma melhorada considerável, não ficou 100% mas já da para usar.vou postar as fotos do esquema elétrico da forma a qual a chave foi ligada.
como não estou conseguindo postar as fotos segue endereço.
https://www.4shared.com/photo/y8J0lm7Hei/schematic_-_clean_booster.html

Por gentileza me esclareçam uma coisa, os capacitores de entrada e saída tem que estar zerado (sem tenção/ sem carga) ao ligar o pedal?
obrigado a todos e desculpe qualquer coisa.
e seguem as pesquisas
« Última modificação: 26 de Novembro de 2017, as 16:29:31 por Aeromodelista » Registrado
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