Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 31 de Outubro de 2024, as 22:28:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida sobre capacitores  (Lida 3578 vezes)
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416

« : 01 de Novembro de 2017, as 21:42:07 »

Pessoal, como alguns de vocês estão sabendo, eu comprei um Duovox que precisa de uns tratos. Ainda não avancei na reforma dele, mas acredito que até o final do mês ele está pronto.

A situação é a seguinte: faz um tempinho que ele não é ligado. Eu liguei quando comprei, para testar as válvulas, mas o fusível queimava ao acionar a chave de stand by, o que provavelmente é problema nas válvulas. Hoje fui desmontar o chassis, para um amigo fazer a restauração e tirar a ferrugem, e claro que antes disso fui descarregar os capacitores. Usei o método de descarregar "na força", ligando um fio no chassis e o outro nos capacitores. Porém, em nenhum deles surgiu faíscas ou barulhos normais ao descarregar capacitores dessa maneira. É normal eles descarregarem ao ficar um tempo sem uso?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #1 : 01 de Novembro de 2017, as 22:07:42 »

Capacitores eletrolíticos acabam sempre apresentando um "vazamento" de corrente. Costuma ser muito pequeno, mas o suficiente para esvaziar a carga do capacitor em algumas horas.
Além disso, todos os Duovox tem a primeira seção de capacitores da fonte em série, e com um divisor de tensão formado por 2 resistores de 100k. Esses resistores também providenciam a descarga dos capacitores, principalmente dessa primeira seção.

Smiley
« Última modificação: 01 de Novembro de 2017, as 22:11:13 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048

e^(i x pi)+1=0

« Responder #2 : 02 de Novembro de 2017, as 13:15:32 »

É bom sempre fazer uma verificação com um multímetro, pra ver se resta alguma carga nos capacitores, medindo a tensão nos capacitores com o amplificador desligado. Descarregar os capacitores fazendo um curto-circuito com um fio, pode dar um susto danado.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado

« Responder #3 : 03 de Novembro de 2017, as 00:11:21 »

Entendi. Obrigado Matec e xformer pelas informações. Vou verificar com multímetro para ter certeza. E realmente, pra quem nunca viu descarga com curto-circuito usando um fio, o susto é bem grande Cheesy
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #4 : 03 de Novembro de 2017, as 03:10:40 »

Entendi. Obrigado Matec e xformer pelas informações. Vou verificar com multímetro para ter certeza. E realmente, pra quem nunca viu descarga com curto-circuito usando um fio, o susto é bem grande Cheesy
eu costumo usar um resistor de 220R de 5W pra descarregar capacitores.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 283
-Recebido: 56

Saravah !

« Responder #5 : 03 de Novembro de 2017, as 04:07:34 »

quando fui descarregar meu primeiro capacitor eu não fazia ideia da faísca que sairia 
Quase cai da cadeira Cheesy
Handmaker

Obrigado

« Responder #6 : 03 de Novembro de 2017, as 05:36:21 »

Sim, a faísca é grande, e chega a deixar marcas de ponto de solda no chassis. Eu uso um resistor de 5W para descarregar, mas como nesse caso o chassis vai ser repintado, não me importei em deixar os pontos de solda - que não ocorreram pelos capacitores estarem descarregados.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #7 : 03 de Novembro de 2017, as 19:13:58 »

Sim, a faísca é grande, e chega a deixar marcas de ponto de solda no chassis. Eu uso um resistor de 5W para descarregar, mas como nesse caso o chassis vai ser repintado, não me importei em deixar os pontos de solda - que não ocorreram pelos capacitores estarem descarregados.

Meu primeiro valvulado eu fiz a placa da fonte com os pads dos capacitores próximos demais, condição favorável o suficiente pra geração de um mini arco voltaico quando se desligava  Cheesy
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 03 de Novembro de 2017, as 20:57:55 »

Poderia colocar uma janela de acrílico mostrando esse arco, e usá-lo como indicador de quando desligar o amplificador Cheesy

(brincadeiras a parte)
  Imprimir  

Ir para: