Estava vendo a pouco o Datasheet do Tda7294 e vi sobre as tensões de alimentação.
Meu falante é de 8Ohms, e quero uma potencia próxima de 60, 70W. Mais no datasheet diz que para a obtenção dessa faixa de potencia eu precisaria de ±35Vcc para o falante de 8Ohms e ±27Vcc para 4Ohm. O detalhe é que o meu transformador tem secundários de 22+22Vac dando depois de retificado aproximadamente ±31Vcc. Isso seria um problema para ligar com carga de 8Ohms? Será que isso pode ter queimado ele?
Abraços!
Edit: Um detalhe: ±31Vcc seria, segundo o datasheet, a tensão para se ligar com um falante de 6Ohm.
Abraços!
caro Cogumelo
quando voce ver as especificações de um amplificador voce vai ver sempre assim
ex:
amplicador modelo "x" com "x" watts, vamos usar por exemplo 200W
lá vai esta mais ou menos assim, isso só é um exemplo, não é medida real
em 2 Ohms vai dar 200w
em 4 Ohms vai dar 150w
em 8 Ohms vai dar 110w
assim vendo, deduzimos que o amplificador depende da impedancia do falante para atingir a potencia maxima
como o amplificador tem sua fonte fixa, então quando a impedancia do falante vai aumentando a potencia vai caindo tambem
para compensar essa perda quando se aumenta a impedancia do falante, se aumenta a fonte,,
foi isso que voce viu no datasheet.
agora voltando a sua questão.
voce disse que o TDA precisa de 22v para fornecer de 60 a 70w em 4 ohms, e de 35v para 8,
como a sua fonte é de 31v, ela ficou no meio termo ai,
o que vai acontecer,,
em carga de 8ohms voce não vai conseguir tirar o maximo de potencia do TDA, e no caso de voce usar em 4 ohms a fonte vai trabalhar tranquila e voce vai conseguir o maximo de potencia
O CI para funcionar, precisa da tensao que esta no datasheet, respeitando o seu minimo e maximo,,, principalmente o maximo,,, voce nunca pode alimentar ele com mais voltagem do que ele suporta.
e o falante,,, a impedancia pode ser maior que a exigida,, só não pode ser menor,,, por exemplo: se o amplificador suporta 8ohms voce não pode colocar um falante de 4, se o ampli suporta 4ohms voce não pode colocar um falante de 2, já ao contrario sim
o unico problema é como foi dito lá em cima,, quanto maior a impedancia mais voce vai perder potencia...
então não foi isso que queimou o CI
desculpe o post ter ficado grande, mais é que eu queria que voce entendesse mais ou menos como funciona