Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 02:50:24

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 18   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem de Power com TDA7294  (Lida 145545 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #165 : 20 de Fevereiro de 2013, as 19:55:27 »

No meu caso queimou um dos dois canais de amplificação da caixa.

Então o motivo de ter pifado não foi porque ligou as duas entradas juntas na saída da fonte do sinal. O motivo foi outro, e provavelmente em outro ponto do amplificador da caixa amplificada.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« Responder #166 : 21 de Fevereiro de 2013, as 03:27:06 »

As saídas do TSW são TL072 :

E uma saída de um AO do TL072 consegue manter a tensão máxima até uma carga de 5k ohms:

Como a resistência de entrada do ci TDA7294 é 100kohms e geralmente se coloca uma resistência de 22k ou mais na entrada, a resistência total ficaria uns 18kohms (paralelo). Se usar a mesma saída pra excitar dois módulos iguais com o TDA7294 com 18kohm de entrada cada, ainda assim seriam 9kohms de carga pra saída do AO do TL072. Pode ligar diretamente uma saída só em duas entradas do módulo de potência.

Humm, se não me engano tem algum aparelho chamado splitter que tem essa função, dá para fazer isso então com o TL072?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #167 : 21 de Fevereiro de 2013, as 12:55:30 »

Humm, se não me engano tem algum aparelho chamado splitter que tem essa função, dá para fazer isso então com o TL072?

Sim, pode usar na verdade qualquer AO decente (um com baixo ruído e bom slew rate) pra fazer um distribuidor de sinais. A própria saída do TSW é um circuito distribuidor do sinal para duas saídas. A configuração do AO é buffer (ganho unitário). Só precisa ver como é o seu pré: se com fonte simétrica ou fonte unipolar (só uma tensão de alimentação) e aí precisa adaptar o buffer pra aceitar o sinal com ou sem offset (nível DC) pra depois distribuí-lo.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #168 : 21 de Fevereiro de 2013, as 15:19:10 »

Um exemplo...

I don't want to die young...
I want to diode!
Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« Responder #169 : 19 de Março de 2013, as 14:00:45 »

Sim, pode usar na verdade qualquer AO decente (um com baixo ruído e bom slew rate) pra fazer um distribuidor de sinais. A própria saída do TSW é um circuito distribuidor do sinal para duas saídas. A configuração do AO é buffer (ganho unitário). Só precisa ver como é o seu pré: se com fonte simétrica ou fonte unipolar (só uma tensão de alimentação) e aí precisa adaptar o buffer pra aceitar o sinal com ou sem offset (nível DC) pra depois distribuí-lo.

O pré que estou trabalhando é o Randall RG100ES

A fonte vou fazer baseado no próprio esquema, neste caso terei que fazer um circuito a parte para ligá-lo!
Nesta configuração eu não poderia fazer alimentação simétrica no TL072?

O pré que estou fazendo está neste tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4848.0
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #170 : 19 de Março de 2013, as 15:08:57 »

note que nessa fonte do rahndall voce tem as 2 tensão simetrica que precisa para alimentar o TL072, (+12Vdc e -12VDC é suficiente pra isso.)
Colaborador

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81

« Responder #171 : 04 de Abril de 2013, as 05:34:38 »

To como um louco atrás de um esquema de power com TDA 7294, eu ia comprar uma placa pronta que o vendedor disse aceitar,
transformador de 28 + 28, inclusive enrolei novamente meu transformador para chegar la, porém bem quando eu ia comprar ele pausou as vendas,
comentou comigo que o mercado livre mudou algumas burocracias e ele está atrasando a entrega então vai pausar, até conseguir,
que eles resolvam o problema, o problema é, o que faço eu agora, que enrolei meu transformador para 28 + 28 porque com um transformador assim,
e a placa dele com o mesmo TDA o vendedor garantiu que funcionaria bem a 100w, mas no PDF deste tópico se pede 24 + 24,
para obter 70w, confesso que estou com um nó na cabeça!

-----
Achei essa montagem aqui... Estou até pensando em arriscar, porém não estou compreendendo esse sistema de mute,
http://another-electronics.blogspot.com.br/2008/12/project-of-circuit-potent-audio.html

Alguém pode me esclarecer? Primeiro pensei que seria adicionar uma chave que une os dois pontos,
mas parece que tenho que alimentá-lo para funcionar estou confuso!

-----
Ou eu sigo o datasheet a risca e monto um layout para aquele esquema, mas preciso entender antes o sistema de mute e stand by!
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, as 06:41:20 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #172 : 04 de Abril de 2013, as 09:19:51 »

Marcus, Veja se isso ajuda.

Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado

« Responder #173 : 04 de Abril de 2013, as 09:36:31 »

Mais ou menos, o esquema que vou usar para o layout é esse:
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXqwvzw.pdf

Queria entender na verdade o que muta o TDA é injetar 12 v em X pino, ou jumpear X pinos!

-----
Eu me sinto um pouco bobo de não compreender, mas eu leio e ficam dúvidas sei que vocês não são meus professores,
mas as vezes mesmo que pareça simples tem coisa que eu não entenda!  Sad
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, as 09:40:26 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #174 : 04 de Abril de 2013, as 09:58:15 »

É assim:

Na datasheet informa quais são os valores de tensão para ativar ou desativar os recursos de mute (mudo) e stand-by (espera). Assim se colocar uma tensão de mais de 3,5Vdc em qualquer um deles você desativa o mute e/ou o stand-by.  Ou seja o amplificador funciona só SE OS DOIS pinos (mute e stand-by) estiverem com tensão maior do que 3,5Vdc..

Se os pinos estiverem com tensão abaixo de 1,5Vdc, então o mute e/ou stand-by estarão funcionando e portanto o amplificador fica sem som na saída (ou por mute ou por stand-by ou ambos).

É o mesmo esquema de amplificadores (ou rádios) de carro que para funcionarem precisam ligar a entrada de controle nos 12V da bateria.  Então no seu caso, se ligar 12V no pino stand-by ou mute, o TDA7294 funciona, se aterrar (que é 0V ou seja abaixo de 1,5Vdc) então eles ficam ativos e portanto não sai som.  A chave é de 2 pólos 2 posições (o centro vai para o pino de mute ou stby, e as pontas para +Vcc e terra). Siga o esquema que eu postei que está bem claro.
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, as 10:21:02 por xformer » Registrado

Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #175 : 04 de Abril de 2013, as 10:15:41 »

Vê se esse tópico te ajuda! Já tem todo o esquema do Eagle, basta diminuir a filtragem da fonte, e fazer mono.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3965.0

Acho que o Edyguitar não irá ligar se você modificar o layout dele.

Abraço!
Colaborador

Obrigado

« Responder #176 : 04 de Abril de 2013, as 11:03:39 »

Fiz esse layout de fonte aqui, pra alimentar a placa do TDA, o que vocês acham ficou bom?

-----
Quando eu acabar o projeto com o TDA e testar posto tudo pra vocês em um tópico separado,
para quem precisar!

-----
É assim:

Na datasheet informa quais são os valores de tensão para ativar ou desativar os recursos de mute (mudo) e stand-by (espera). Assim se colocar uma tensão de mais de 3,5Vdc em qualquer um deles você desativa o mute e/ou o stand-by.  Ou seja o amplificador funciona só SE OS DOIS pinos (mute e stand-by) estiverem com tensão maior do que 3,5Vdc..

Se os pinos estiverem com tensão abaixo de 1,5Vdc, então o mute e/ou stand-by estarão funcionando e portanto o amplificador fica sem som na saída (ou por mute ou por stand-by ou ambos).
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Qual a diferença do Mute e Stand By, imagino que o mute obviamente seja para mutar o AMP, muito útil, mas e o stand by, imagino que em um valvulado,
ele aqueça as válvulas por exemplo, mas em um SS, sabe me dizer para que ele serve?

E Obrigado por toda a paciência quanto a minha ignorância no assunto!
« Última modificação: 04 de Abril de 2013, as 11:35:33 por marcusbass » Registrado

Lamer
Handmaker

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105

« Responder #177 : 04 de Abril de 2013, as 12:20:34 »

Aparentemente tudo OK com a fonte... Mas só por precaução, separe mais os eletrolíticos, existem certos capacitores radiais que são mais "gordinhos", na placa que o Edyguitar fez eu tive este problema, os espaço não é suficiente para acomodar adequadamente os capacitores na placa.
Não os tenho em mãos senão passava as medidas: do diâmetro e a distância entre os terminais.
Abraço!
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #178 : 04 de Abril de 2013, as 12:46:44 »

Além da observação pertinente do Lamer, acho que as trilhas da placa da fonte precisam ser mais grossas pra aguentar as correntes envolvidas.  Deixe pelo menos 1mm de espessura pra cada 1A de corrente (ou passe solda sobre a trilha pra reforçá-la).

A diferença entre stand-by e mute é que o mute apenas desliga a saída, pra evitar aqueles ruídos indesejáveis (pops, chiados, etc) que acontecem quando você conecta ou desconecta os cabos ou chaveia a fonte de sinal, mas o amplificador continua funcionando, gastando um pouco de energia. Com o stand-by, o amplificador deixa de funcionar, não gastando energia.  Veja a figura 16 da datasheet que você indicou, veja o gráfico de Ip e o que acontece quando o stby e o mute são ativados.  Veja que tem uma sequência correta de ativação deles, e tem um circuitinho da figura 17, que com um comando só, faz a sequência correta de ativação (primeiro desliga stby e depois o mute) e desativação (primeiro o mute e depois o stby).
Marcus Vinícius
Colaborador

Obrigado

« Responder #179 : 04 de Abril de 2013, as 13:53:46 »

Bom, sobre os capacitores cabem, porque fiz com os caps na mão munido de paquímetro, então notei que cabe,
mas mesmo assim vou dar um pouco mais de folga e aumentar um pouco as trilhas, coloquei 1,5 mm, mas tem razão,
preciso de pelo menos 3, vai ficar meio grossa mas da boa!

Confesso que ainda não tem entendi o stand by, de fato desligo o amp e pronto, o que vou fazer é ativar apenas o mute!
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 ... 18   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: