Tenho feito simulações de circuitos eletrônicos há bastante tempo, desde que adquiri alguns softwares para testes e que me convenci que seria vantajoso, em vez de ficar criando circuitos e queimando componentes, simplesmente simular os circuitos no computador.
Depois de testar vários programas, optei pelo que oferecia maior facilidade de criação dos esquemas, e também que tivesse uma resposta já esperada nos resultados. Esses itens são fundamentais para quem testa pelo menos uns 30 circuitos diferentes por mês, multiplicado por dezenas de mods para cada circuito.
Comecei aprovando o EWB32, que em relação aos outros programas da época, era bem avançado. Depois quando essa plataforma evoluiu para o Multisim, o negócio melhorou bastante. Anda hoje utilizo o Multisim 2001, o Multisim 10 e o Multisim 11. Sem grande diferença.
Porém em todos esses persiste o mesmo problema.
A simulação de Válvulas é sofrível.
O EWB32 só simula um modelo de tríodo genérico; os Multisim têm modelos baseados em uma visão simples das válvulas, e não funcionam corretamente se houver saturação em algum estágio. Para nossos valvulados que PRECISAM saturar, fica inútil também. A maioria das válvulas disponíveis na database, tem problemas em seus modelos, e impedem a simulação de iniciar. Pode-se dizer que as válvulas estão “queimadas de fábrica”. Talvez o problema já tenha sido resolvido em alguma versão mais atual, mas não estou mais à fim de pagar pra ver.
A linguagem que praticamente todos os programas de simulação utilizam, são baseados no SPICE, criado em Berkeley na década de 60 (sempre lá, que desânimo...
). Desde sua criação essa linguagem tem tido inúmeras variantes, dependendo do fabricante de softwares que a utilizam. Isso faz com que comandos de alguns desenvolvedores não sejam compatíveis com os outros. Mais um problema.
Eu procurei com o tempo entender algo sobre essa linguagem e também sobre a modelagem das válvulas, e consegui alguns avanços, se bem que não me considero nenhum especialista, e ainda tropeço em vários quesitos.
Como eu desconfio que não sou o único com esses problemas, e que várias pessoas tem algo à acrescentar sobre esse assunto, vamos tentar fazer algumas considerações por aqui.