Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 20:31:40

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: válvulas para o duovox 120g  (Lida 11621 vezes)
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416

« : 19 de Setembro de 2017, as 22:33:18 »

Boa noite, pessoal. Acabei de comprar pelo Mercado Livre um Duovox 120g que, segundo o dono, foi revisado e está totalmente funcionando, só precisa colocar as válvulas de saída (que ele usa em outro amplificador e vendeu sem elas) e trocar duas 12AX7 do pré. Gostaria de sugestões de válvulas para serem usadas na saída desse brinquedinho, pois sinceramente o meu conhecimento sobre as diferentes 6L6 e suas características é nulo Batendo Cabeça. Claro que tenho que ver se o meu bolso aguenta Cheesy, mas sabendo as mais indicadas eu posso ver a possibilidade de comprá-las.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51

« Responder #1 : 20 de Setembro de 2017, as 11:53:04 »

Olá marcao_cfh. Esse amplificador é um pouco chato,a tensão +B dele é muito alta,chegado aos 760V em 110V.Em 127V ultrapassa os 800V fácil.Devido isso, a grande maioria das válvulas de fabricação atual não aguenta toda essa tensão.Se você conseguir válvulas antigas de boas marcas (RCA,GE) que ainda estejam funcionando bem,na minha opinião é uma boa.Agora se for tentar válvulas atuais vai de 6l6GC JJ ou se tiver condições tenta conseguir Svetlana=C=.

Mas primeiramente confere se o transformador de força está com os enrolamentos originais.Se sim aconselho mandar em alguma empresa especializada para rebobinar o primário para 127v (se for essa a tensão de rede da sua região).Ou pedir para enrolar um auto transformador de 127V para 110V ou até mesmo 105V (para poupar as válvulas um pouco).
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #2 : 20 de Setembro de 2017, as 20:05:34 »

Tem também a questão do gosto pessoal. Já vi pessoas elogiando as válvulas Sovtek.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2017, as 19:40:32 por bossman » Registrado
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado

« Responder #3 : 20 de Setembro de 2017, as 20:36:48 »

É, pelo visto vai sair um pouco mais caro do que eu pensei. As JJ estão a 171 na Altana, e preciso de 4 Huh?.

Sobre o transformador, perguntei ao antigo dono, e ele não sabe se foi mexido nessa parte. Segundo ele, ele fez uma revisão que custou 600 reais com um cara de Curitiba conhecido como Jorge Luthier, falecido em julho de 2014, e a revisão foi pouco antes do Jorge morrer. O Jorge enrolava transformadores, então baseado no valor pode ser que parte dessa revisão tenha sido no transformador de força, mas ele não sabe me afirmar com certeza.

Editado: vi que a tensão de placa das JJ é de até 500V. Estou considerando alterar a fonte para abaixar a tensão de placa. Isso se a alteração já não foi feita nessa revisão. O jeito é esperar e conferir.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2017, as 22:15:00 por marcao_cfh » Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #4 : 21 de Setembro de 2017, as 10:47:41 »

marcao_cfh, o modelo de 6l6 para maiores valores de tensão são a "GC" que é nessa ordem de 500V mesmo.O negócio é o projeto desse amplificador que é fora do normal mesmo, aplicando uma tensão fora do comum em relação aos outros projetos e ao próprio datasheet da válvula.Por isso é de primordial importância usar válvulas boas e se possível usar de algum artifício para abaixar um pouco a tensão.
Realmente um amplificador desse tamanho não é barato de se manter.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363

« Responder #5 : 21 de Setembro de 2017, as 11:06:34 »

marcao_cfh, o modelo de 6l6 para maiores valores de tensão são a "GC" que é nessa ordem de 500V mesmo.O negócio é o projeto desse amplificador que é fora do normal mesmo, aplicando uma tensão fora do comum em relação aos outros projetos

Sinal de que o pessoal "entendia mesmo" do que estava fazendo ao projetar o amplificador.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado

« Responder #6 : 21 de Setembro de 2017, as 11:23:56 »

Estou pensando seriamente na possibilidade de adaptar/refazer a fonte para diminuir essa tensão. Não quero forçar demais as válvulas, pois toco por hobby, então não tenho retorno financeiro para ficar trocando válvulas Cheesy. Procurei as 6L6GC RCA no ebay, e me assustei com alguns preços Shocked
Colaborador

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63

page & stratocaster

« Responder #7 : 21 de Setembro de 2017, as 13:09:31 »

Marcão, não sei até onde você pretende abaixar a tensão da fontedo seu amplificador.
Se for fazer uma nova fonte, aqui no fórum o Kem disponibilizou um layout para o Thundersond e o Tremendao.
Talvez atenda seu amplificador.
Troca umas ideias com ele.
Está neste tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.0

Notar que no desenvolvimento do tópico, o layout foi sendo aprimorado ate chegar em um ótimo resultado na sua ultima versão.
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 21 de Setembro de 2017, as 16:26:15 »

Pretendo abaixar até onde for possível, ou até mesmo construir uma fonte nova se necessário. Preciso ver se o transformador de força permite uma fonte de tensão de cerca de 500V, aliás preciso ver se ele está funcionando Cheesy

Ele chegou hoje! Esteticamente, está impecável, excluindo duas porcas e alguns parafusos enferrujados. Transformadores originais. Ainda não abri para ver como está por dentro e fazer medições. Preciso providenciar 5 12AX7 (ou adaptar para usar as 6N2P, o que provavelmente farei, pois vou gastar uma grana com as 6L6), além das 6L6. O antigo dono me mandou um quarteto de 6L6 que ele não sabe se estão funcionando e vou ter que me virar para descobrir Cheesy. Pode ser que logo logo apareça um tópico meu sobre a reforma dele Grin
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17

João Ronconi

« Responder #9 : 21 de Setembro de 2017, as 17:23:32 »

Veja que as válvulas de pré originais não são todas 12AX7...
Gaste um tanto a mais, mas não use 6N2P. Em geral, reduz valor de revenda.
.
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado

« Responder #10 : 21 de Setembro de 2017, as 17:54:58 »

Conferi aqui, e as originais do pré são 12AX7, enquanto a inversora é uma 12AU7. Primeiro vou testar as 6L6 que o antigo dono me mandou.

Esse nem penso em revenda, vai ficar comigo Cheesy. Pensei nas 6N2P por economia mesmo, mas vou repensar. Se as 6L6 estiverem usáveis, uma possibilidade é comprar primeiro as 12AX7 e a 12AU7 e futuramente investir nas 6L6. Vou ver o que faço.

Vou tentar postar fotos internas dele amanhã.

PS: Ronconi, você é o João Ronconi?
« Última modificação: 21 de Setembro de 2017, as 17:59:55 por marcao_cfh » Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #11 : 21 de Setembro de 2017, as 18:46:26 »

Se você quiser também pode instalar apenas V1 e V5 para usar o primeiro canal.Particularmente gosto mais dele.
Se mudar a fonte dele pra uma tensão muito baixa ele vai perder muito sua característica e qualidade,necessitando um transformador de saída ideal para um valor de tensão convencional.Tirando esses inconvenientes eu adoro esse amplificador.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63

page & stratocaster

« Responder #12 : 21 de Setembro de 2017, as 19:02:16 »

Marcao, legal da placa da fonte do Kem, é o ajuste individual do bias.
Assim, desobriga voce encontrar um quarteto casado, bastando usar dois pares casados, ja que o ajuste de cada par é individual.
Mas claro, antes de tudo tem que ver o que o transformador esta te entregando, e procurar saber se é 110v ou 127V

-----
Claro que usar um auto-transformador de 127-220,
livra voce de todas duvidas...
« Última modificação: 21 de Setembro de 2017, as 19:11:26 por casacunha » Registrado
Ronconi
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 17

João Ronconi

« Responder #13 : 21 de Setembro de 2017, as 23:32:50 »

Conferi aqui, e as originais do pré são 12AX7, enquanto a inversora é uma 12AU7. Primeiro vou testar as 6L6 que o antigo dono me mandou.

Esse nem penso em revenda, vai ficar comigo Cheesy. Pensei nas 6N2P por economia mesmo, mas vou repensar. Se as 6L6 estiverem usáveis, uma possibilidade é comprar primeiro as 12AX7 e a 12AU7 e futuramente investir nas 6L6. Vou ver o que faço.

Vou tentar postar fotos internas dele amanhã.

PS: Ronconi, você é o João Ronconi?

Perdão! Se considerares a inversora como power amp, de fato são todas 12AX7.

Sim, sou eu!
.
marcao_cfh
Handmaker

Obrigado

« Responder #14 : 22 de Setembro de 2017, as 01:15:44 »

Se você quiser também pode instalar apenas V1 e V5 para usar o primeiro canal.Particularmente gosto mais dele.
Se mudar a fonte dele pra uma tensão muito baixa ele vai perder muito sua característica e qualidade,necessitando um transformador de saída ideal para um valor de tensão convencional.Tirando esses inconvenientes eu adoro esse amplificador.
Ótima sugestão. É uma opção a ser considerada, pois já tenho uma 12AU7 para a inversora (que está em um valvecaster, mas quase não uso ele) e uma 12AX7 que veio com o amplificador. Quero deixar ele todo funcionando, mas também acredito que só vou usar o primeiro canal. Em relação a abaixar a tensão, o quanto seria aceitável para não ter que trocar o transformador de saída?

Marcao, legal da placa da fonte do Kem, é o ajuste individual do bias.
Assim, desobriga voce encontrar um quarteto casado, bastando usar dois pares casados, ja que o ajuste de cada par é individual.
Mas claro, antes de tudo tem que ver o que o transformador esta te entregando, e procurar saber se é 110v ou 127V

-----
Claro que usar um auto-transformador de 127-220,
livra voce de todas duvidas...
Muito interessante essa opção de ajuste individual do bias, facilita mesmo. Vou ver se faço o teste no transformador para ver qual é a saída dele.

Sim, sou eu!
Legal! Você deu umas dicas no facebook, reconheci o sobrenome. Bom te encontrar por aqui.

Pessoal, um membro do grupo de amplificadores valvulados no facebook sugeriu usar um quarteto de EL34. Ele disse que elas aguentam a tensão do Duovox, basta fazer uma mudança no soquete pois elas tem pinagem diferente das 6L6. O que vocês acham? Caso o meu Duovox esteja entregando os quase 800V na tensão de placa, vocês acham melhor as EL34 ou 6L6 (ambas JJ, provavelmente)?
« Última modificação: 22 de Setembro de 2017, as 01:18:45 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: