Pessoal, estou com uma duvida em relação a este esquema. Alguém pode me dizer qual a função destes diodos zener (9V1) ligados no Gate dos Mosfets (BS170)?
Proteção contra sobretensão entre gate e source do mosfet, para positivo(tensão nominal do zener) e para negativo(zener é um diodo quando em condução direta).
No caso deste, o BS170 olhei no datasheet que é de +-20V. Baseado nesta informação, eu diria que só é necessário Zener na entrada, por conta de transientes(eletricidade estática) de tensão vindos de fora do pedal. Na segunda etapa, não existe como uma tensão de mais de 20V aparecer entre Gate e source. Só se for proteção contra tensão estática dos dedos do sujeito que colocará no circuito... mas esta não é uma condição normal.
Tenho alguns aqui mas só 5v1, 5v6 e 4v7 este 9v1 não tenho.
Coloca o de 5V6, pois dificilmente a tensão entre gate e source deve ultrapassar 2,1V para este tipo de circuitos.
Mas veja que o zener começa a conduzir antes da tensão nominal, e isso pode atrapalhar o funcionamento do circuito caso esta tensão seja muito baixa.
Poderia colocar aí até um zener de 18V.
Abraços.