Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 23:31:42

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Upgrade no valvulado Single-ended  (Lida 10781 vezes)
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« : 30 de Agosto de 2017, as 18:17:35 »

Acabei de fazer um upgrade no meu valvulado handmade (utiliza uma 12AX7 e uma 6L6/EL34), no qual substituí o transformador de saída anterior por um da Smithers, mas, além da ótima qualidade, o principal motivo da troca é que enquanto o antigo só tinha uma saída de 8 ohms, este novo tem saídas de 4, 8 e 16 ohms.
O som que já era bom, com o Smithers ficou ainda melhor, ganhou volume e maior definição.
O fato é que esse valvulado não cruncha, mesmo colocando-se os controles de ganho e volume no máximo, o som permanece clean.
Abaixo algumas fotos do antes, do depois e uma vista interna (ainda com o transformador de saída antigo):
Antes:

Depois:

Vista interna:

Será que alguém poderia sugerir modificações que façam ele crunchar?? mesmo usando EL34 ele não cruncha.
Abaixo o link com o esquema:
http://archive.gibson.com/Files/schematics/Electar%20Tube%2010.gif
« Última modificação: 30 de Agosto de 2017, as 18:41:47 por Ramsay » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #1 : 30 de Agosto de 2017, as 22:42:01 »

Sugestões?

Diminua o valor de R3 talvez para 1,5k.

Troque C2 por 47nF

Retire R6. Apenas coloque um Jumper no lugar.

Retire C5 se for possível.

Mude o valor de R9 para 56k ou mesmo 33k.

Retire R14/C11 do circuito.

Não sei se vai chegar no que você quer, mas vai estar no caminho.

Smiley

« Última modificação: 30 de Agosto de 2017, as 23:20:32 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #2 : 30 de Agosto de 2017, as 23:46:01 »

Concordo em quase tudo com o Matec. Só deixaria R14/C11 pro final, e talvez tentaria aumentar R14 antes de removê-lo.
E acrescentaria aumentar R5 para 1M e diminuir R7 pra 820R.
I don't want to die young...
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 31 de Agosto de 2017, as 15:23:40 »

Como sugestão, antes de modificar muita coisa, teste "derrubar" a tensão nas placas da válvula de pré amplificação.

Trocar R10 por um de 20K, ou colocar outro de 10K em série fará ele crunchar certamente, a distorção é mais esponjosa, veja se você gosta dela assim.

Abraço.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2017, as 15:26:14 por Ferro_Velho » Registrado
Ramsay
Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 31 de Agosto de 2017, as 17:25:08 »

Agradeço aos colegas pelas sugestões.
Matec
Só não entendi o porque da troca de C2 de 470n para 47n e a retirada de C5.

kem
R14/C11 é a malha de realimentação negativa, por isso não vejo muito sentido em retirá-la, mas, sim alterá-la, talvez colocando um trimpot de 100K em série e variando o valor para ver como isso afetaria o ganho do circuito.

Ferro Velho
Aumentando R10 de 10K para 20K e "derrubando" a tensão na válvula do pré daria aquele som típico de pedal de distorção com bateria de 9V gasta, confere? Pois é, confesso que não gosto muito desse tipo de distorção no som.

Colegas, o fato é que esse valvulado fala alto e tem os graves muito fortes, por isso deixo o controle de graves sempre abaixo de 12 horas, senão, se eu tocar alguma das cordas bordões, o alto-falante retumba forte na caixa.
E como ele é extremamente silencioso, mesmo com os controles no máximo, eu desconfio que talvez a realimentação negativa com R14 em 15K seja excessiva.
O bom nisso tudo é que alterar circuito ponto a ponto é fácil e nem precisa tirar a placa do lugar.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #5 : 31 de Agosto de 2017, as 17:42:50 »

Ramsay

Fará diferença mudar C2 de 470nF para 47nF? Você não vai ouvir, mas o circuito agradece o corte dos transientes de um estágio para outro, em poucas palavras: Vai embolar menos.
Agora que vi a foto direito, o valor está em 22nF. Esse pode manter, se quiser.

A malha de realimentação nesse caso não está atuando em nada, já que está indo para o terra via C4, C11 nem faz diferença se está lá ou não. Se é pra não fazer nada, não deveria estar aí. Mas se você faz questão pode manter.

A mudança de R9 para 56k ou 33k faz com que apareçam mais médios e médio-graves. Isso dá mais corpo ao som.

Mas é claro depois de mexer em tudo, você diga qual o circuito que mais agradou.

Smiley
« Última modificação: 31 de Agosto de 2017, as 17:54:51 por Matec » Registrado
Ramsay
Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 31 de Agosto de 2017, as 18:11:58 »

Fará diferença mudar C2 de 470nF para 47nF? Você não vai ouvir, mas o circuito agradece o corte dos transientes de um estágio para outro, em poucas palavras: Vai embolar menos.
Matec, o problema é que esse valvulado não embola o som nem com os controles no máximo (exceto o de graves).
Com os controles no máximo o volume fica bem alto, mas, o som permanece límpido e clean.

A malha de realimentação nesse caso não está atuando em nada, já que está indo para o terra via C4, C11 nem faz diferença se está lá ou não. Se é pra não fazer nada, não deveria estar aí. Mas se você faz questão pode manter.
E se eu retirasse C4 e C11, o que aconteceria?

A mudança de R9 para 56k ou 33k faz com que apareçam mais médios e médio-graves. Isso dá mais corpo ao som.
Essa, com certeza eu vou experimentar.

A propósito, quando eu retiro a 6L6 e coloco uma EL34 (JJ nova) o volume permanece normal, mas, aparece um pequeno ruído de fundo. Será que isso teria algo a ver com a auto-polarização e o valor de R11?

Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #7 : 31 de Agosto de 2017, as 18:31:48 »

Ramsay

Veja que eu já corrigi a postagem anterior depois de estudar melhor as fotos.

E se eu retirasse C4 e C11, o que aconteceria?

O ganho iria diminuir QUANDO os controles de volume e tonalidade estivessem no máximo. Além de tudo uma realimentação negativa colocada num circuito que tem alterações no ganho total somado dos estágios é prá lá de malfeito. Ou o cara estudou muito, mas muito mesmo, para fazer isso, ou não sabia o que estava fazendo. Eu fico com a segunda opção.

A propósito, quando eu retiro a 6L6 e coloco uma EL34 (JJ nova) o volume permanece normal, mas, aparece um pequeno ruído de fundo. Será que isso teria algo a ver com a auto-polarização e o valor de R11?

Acredito que sim, pelas características da EL34, acho que deve haver uma diferença de corrente quiescente em relação à 6L6. Você poderia medir a corrente das válvulas, através da tensão em R11 e calcular quanto cada uma está gastando nesse circuito.
 Smiley
Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 31 de Agosto de 2017, as 19:19:10 »

Você poderia medir a corrente das válvulas, através da tensão em R11 e calcular quanto cada uma está gastando nesse circuito.
Com o transformador de saída antigo a diferença era bem pequena, ou seja, V-R11 (6L6): 27.3V
V-R11 (EL34): 25.7V
Dividindo 25.7/470 Ohms = 54.6 mA o que segundo o datasheet está abaixo de 83 mA que é o valor máximo para a EL34 single end operando em classe A.
Entretanto, eu não me lembro se com o transformador antigo, a EL34 apresentava o tal ruído de fundo.

O fato é que no antigo a resistência do primário é de 130 ohms e impedância de 4.5K ohms, enquanto que o transformador de saída novo tem a resistência do primário de 180 ohms e impedância de 5K ohms.
Vou ver se eu meço  a corrente amanhã.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2017, as 14:12:19 por Ramsay » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #9 : 31 de Agosto de 2017, as 19:21:11 »

Em relação a circuitos valvulados eu não manjo nada de nada, mas aquele capacitor C12 está no lugar certo?
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #10 : 31 de Agosto de 2017, as 19:48:12 »

Vou ver se eu meço  a corrente amanhã.

Certo aguardamos isso também.

Em relação a circuitos valvulados eu não manjo nada de nada, mas aquele capacitor C12 está no lugar certo?

Você continua não manjando mesmo...  Cheesy Cheesy Cheesy

Anjo
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51

« Responder #11 : 31 de Agosto de 2017, as 20:50:44 »

Se você reparar bem,verá que é o primeiro capacitor da fonte.Com negativo no terra e positivo em "+B1".
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #12 : 31 de Agosto de 2017, as 23:05:47 »

kem
R14/C11 é a malha de realimentação negativa, por isso não vejo muito sentido em retirá-la, mas, sim alterá-la, talvez colocando um trimpot de 100K em série e variando o valor para ver como isso afetaria o ganho do circuito.
Ué... mas foi o que eu sugeri.  Roll Eyes
Mas... já que você citou que é uma "malha de realimentação negativa", pra que ela serve? Será que remove-la não vai de encontro ao que você quer? Eu só fico com receio de remove-la e aparecer alguma oscilação por projeto ou montagem mal feita...
Uma informação importante para podermos dar mais palpites... Qual a tensão B+ desse amplificador?
A sugestão do Ferro não deixa o amplificador com "som típico de pedal de distorção com bateria de 9V gasta". É uma tentativa valida.
Você já tem várias sugestões. Tente-as e conte-nos como foi. Nenhuma delas é irreversível e nenhuma delas irá danificar seu amplificador.
I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #13 : 01 de Setembro de 2017, as 08:34:52 »

Se você reparar bem,verá que é o primeiro capacitor da fonte.Com negativo no terra e positivo em "+B1".

Agora enxerguei!

Em tempo: Matec, te odeio!
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 01 de Setembro de 2017, as 09:16:31 »

A sugestão do Ferro não deixa o amplificador com "som típico de pedal de distorção com bateria de 9V gasta". É uma tentativa valida.

Isso, como disse o kem, não fica assim não, e é muito fácil de testar.

A marshall passou por isso que você esta passando, a evolução do JTM45 ao JCM800 é uma constante alteração no circuito original buscando mais distorção e mais potência, com a diminuição de B+ e uma maior filtragem das baixas frequências diminuindo o valor dos capacitores de "coupling" e dos capacitores de cátodo.

Levar o timbre pro lado mais agudo ajuda na percepção de maior ganho.

Os seus capacitores de "coupling" (C2 e C5) são muito grandes, baixando-os para algo entre 22nF e 47nF fará o grave diminuir e ficar mais justinho.

Abraço.

Imprimir  

Ir para: