Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Novembro de 2024, as 16:46:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador estéreo para uso geral - 15W+15W  (Lida 8867 vezes)
Albuquerque
Visitante
« : 28 de Agosto de 2017, as 16:09:00 »

Olá a todos!
Entrando nessa onda de amplificadores Classe Digital, desenvolvi um sistema estéreo (nada especial) com base no módulo amplificador PAM8610 que entrega 15W+15W com fonte de 12V@3A.

Já estava há algum tempo querendo desenvolver um amplificador para meu notebook que contasse com as seguintes características:

• caber numa Hammond 1590B
  • ter controles de graves e agudos (pelo menos né..)
  • ter potência de mais de 10W por canal

Estou ainda na fase da concepção do mesmo e quero compartilhar os detalhes da construção com vocês, na forma de diário de construção. Claro que sugestões são muito bem vindas 'referentes' ao propósito do mesmo.

Para iniciar, segue o diagrama esquemático.

Como tinha falado, nada especial. Consiste basicamente num pré-amplificador bem conhecido seguido do módulo amplificador. Os componentes do pré-amplificador vão tomar praticamente toda a placa de circuito, então o PAM8610 será colado ou parafusado na carcaça, claro que devidamente isolado da mesma. Como o módulo amplificador é bem pequeno, leve e não esquenta, não vou ter maiores dores de cabeça com isso.
Então, basicamente a placa que eu vou fazer será do pré-amplificador, pois a partir do próprio módulo posso ligar os fios para os bornes de saída.

Conforme for fazendo progresso vou postando.

Abraços!
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, as 14:26:52 por Albuquerque » Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #1 : 01 de Setembro de 2017, as 00:25:56 »

Alguns testes para ver se tudo encaixa direitinho. Sketchup é muito bom para isso!

Conforme for fazendo mais progresso vou postando.
Abraços.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #2 : 01 de Setembro de 2017, as 08:22:20 »

Muito bom!  Legal! Eu já tentei usar esses programas para desenho 3D mas são complicados demais para mim Cry

Eu tenho dessa placa PAM8610 aqui, e posso dizer que o circuito funciona muito bem e tem volume de sobra para qualquer coisa! Só queria te falar para não esquecer de colocar um dissipador no C.I., se for usar ele para saída 15w+15w. Isso é explicado no próprio datasheet do C.I. (página 4, nota de rodapé 3). Se você conseguisse uma forma de usar a carcaça como dissipador, acho que já seria suficiente. Os dissipadores que vejo nesse C.I. não são grandes:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Albuquerque
Visitante
« Responder #3 : 01 de Setembro de 2017, as 09:03:45 »

Muito bom!  Legal! Eu já tentei usar esses programas para desenho 3D mas são complicados demais para mim Cry

Questão de prática mesmo. Depois que pega o jeito, acabou. E tem uma funcionalidade muito boa no Autodesk Eagle (software de desenho de placas que eu uso), que é exportar em DXF. Aí já pode abrir no SketchUp exatamente com as mesmas medidas. É muito útil pra fazer testes de medidas na caixa, e não ter surpresas.  Wink

Só queria te falar para não esquecer de colocar um dissipador no C.I., se for usar ele para saída 15w+15w.

Nos testes que eu fiz aqui não esquentou nada por conta de estar usando carga de 8R. Fica pouco mais de 10W por canal. Mas é bom colocar mesmo porque de repente decidir conectar em carga de 4R já vou estar protegido.
Valeu!
Handmaker

Obrigado

« Responder #4 : 01 de Setembro de 2017, as 09:23:07 »

Questão de prática mesmo. Depois que pega o jeito, acabou. E tem uma funcionalidade muito boa no Autodesk Eagle (software de desenho de placas que eu uso), que é exportar em DXF. Aí já pode abrir no SketchUp exatamente com as mesmas medidas. É muito útil pra fazer testes de medidas na caixa, e não ter surpresas.  Wink

Também nunca consegui usar o Eagle. Eu prefiro programas mais simples e práticos, e no meu caso eu uso bastante o DIY Layout Creator. Até porquê eu só faço montagens com placa universal, não tenho ferramental para circuito impresso, nem dinheiro para mandar fazer numa fábrica.

Nos testes que eu fiz aqui não esquentou nada por conta de estar usando carga de 8R. Fica pouco mais de 10W por canal. Mas é bom colocar mesmo porque de repente decidir conectar em carga de 4R já vou estar protegido.
Valeu!

É assim mesmo, com 8R ele não esquenta. Achei bom te avisar para evitar problemas futuros.

Ah, se quiser uns falantes pequenos para uma mini-caixa (para acompanhar o "mini-cabeçote"), tem uma marca brasileira chamada EFR, e os falantes deles soam surpreendentemente bem para guitarra. Tenho um falante deles de 5 polegadas e gostei bastante!
|||
Albuquerque
Visitante
« Responder #5 : 01 de Setembro de 2017, as 09:41:46 »

Ah, se quiser uns falantes pequenos para uma mini-caixa (para acompanhar o "mini-cabeçote"), tem uma marca brasileira chamada EFR, e os falantes deles soam surpreendentemente bem para guitarra. Tenho um falante deles de 5 polegadas e gostei bastante!

Quando você disse "...se quiser uns falantes..." pensei na hora que você ia me dar de presente!  Cheesy Cheesy Cheesy
Cara, eu pretendo fazer as caixas estilo Bookshelf (falante + Tweeter).
Vou dar uma olhada nessa empresa. Obrigado!

-----
Essa empresa EFR tem site?
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, as 09:44:00 por Albuquerque » Registrado
marcioulguim
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69

« Responder #6 : 01 de Setembro de 2017, as 10:37:42 »

Cara, eu pretendo fazer as caixas estilo Bookshelf (falante + Tweeter).

Sugestões

http://www.souzacustons.com.br/kit-mini-boolkshelfpara-construcao/prod-4334923/

http://www.souzacustons.com.br/kit-bookshelf-light/prod-4560312/

http://www.souzacustons.com.br/kit-4-presilha-pino-para-tela-caixa-acustica-residencial/prod-4683403/
Handmaker

Obrigado

« Responder #7 : 01 de Setembro de 2017, as 10:50:49 »

Essa empresa EFR tem site?

Perdão, EFR é uma das linhas de falantes deles, a marca se chama ETM:

http://www.etmaltofalantes.com.br/__aut_fullranges.html

Mas infelizmente acho que o site não é atualizado há muito tempo, e eles não apresentam as curvas de resposta dos falantes em lugar algum. Porém você encontra os produtos deles no Mercado Livre se você buscar por "falante ETM".

Essas opções também parecem muito boas! O preço está ótimo para um conjunto desses.
|||
Albuquerque
Visitante
« Responder #8 : 01 de Setembro de 2017, as 11:06:37 »

Cara, muito bom! Gostei desse. Talvez eu compre mesmo, está muito em conta o kit.

Perdão, EFR é uma das linhas de falantes deles, a marca se chama ETM:

http://www.etmaltofalantes.com.br/__aut_fullranges.html

Mas infelizmente acho que o site não é atualizado há muito tempo, e eles não apresentam as curvas de resposta dos falantes em lugar algum. Porém você encontra os produtos deles no Mercado Livre se você buscar por "falante ETM".

O que você disse que tem e que gostou é o 5EFR?
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, as 11:09:52 por Albuquerque » Registrado
blackcorvo
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 01 de Setembro de 2017, as 12:54:34 »

O que você disse que tem e que gostou é o 5EFR?

Isso mesmo, mas ao contrário das fotos, o que eu recebi não tem a calota de alumínio, mas sim de tecido.

No momento, ele está nessa caixa, onde tentei montar um combo com o circuito HB-2 do kem (mas o circuito oscila demais e acabei deixando de lado por enquanto):

Acho que no seu caso, realmente a melhor opção é o kit de monitores bookshelf.
|||
Albuquerque
Visitante
« Responder #10 : 01 de Setembro de 2017, as 13:03:54 »

No momento, ele está nessa caixa, onde tentei montar um combo com o circuito HB-2 do kem (mas o circuito oscila demais e acabei deixando de lado por enquanto)

Onde você comprou? Quanto foi? Faz tempo?  Cheesy
Desculpe ser assim, na cara dura!
Handmaker

Obrigado

« Responder #11 : 01 de Setembro de 2017, as 13:51:27 »

Onde você comprou? Quanto foi? Faz tempo?  Cheesy
Desculpe ser assim, na cara dura!

Comprei o falante do Mercado Livre mesmo, fazem uns 4 ou 5 meses (é o anúncio onde ele sai por 26 reais).

A caixa eu mesmo que fiz com umas peças de aglomerado de uma escrivaninha antiga.
|||
Albuquerque
Visitante
« Responder #12 : 03 de Setembro de 2017, as 19:35:01 »

Placa de circuito quase finalizada.

Visitante
« Responder #13 : 07 de Setembro de 2017, as 10:12:45 »

Seguem algumas fotos da placa de circuito:

embora o circuito que aparece na primeira postagem já está testado, este layout específico ainda NÃO ESTÁ TESTADO.
Farei o mais breve possível.
Assim que concluída a montagem e verificação do correto funcionamento do mesmo, farei a publicação do PDF com as medidas exatas.

Outra coisa, vocês vão notar que o PAD GND está maior que o PAD +12V, que são os PADs que serão interligados ao PAM8610. Isto se dá porque nesse ponto GND da placa serão conectados juntos o GND do Power, o GND da entrada e o aterramento da carcaça. Então o furo fatalmente será mais largo mesmo.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2017, as 09:00:59 por Albuquerque » Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #14 : 09 de Setembro de 2017, as 13:14:43 »

Seguindo com as atualizações.

Comprei uma placa de fenolite de 30cm x 30cm para cortar várias placas ao mesmo tempo, ganhando assim tempo nas demais confecções.
Como sou marceneiro usei uma serra de trilho para cortar e tupia para fazer os chanfros nas quinas.

Seguem algumas fotos:

Primeiro medi e cortei as placas com a ajuda de uma serra manual com disco para MDF.

Depois usei a tupia para fazer esses chanfros.

Numa placa de 30cm x 30cm consegui cortar 10 unidades e ainda sobraram alguns pedaços para placas menores.

Teste de encaixe (perfeito!)

Bom, a próxima etapa será a confecção da tela para serigrafia.
Conforme for fazendo progresso vou postando.
Abraços.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2017, as 13:34:34 por Albuquerque » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: