Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 12:11:58
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
O meu primeiro Hi-Fi valvulado.
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
1
...
4
5
[
6
]
7
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: O meu primeiro Hi-Fi valvulado. (Lida 39378 vezes)
A.Sim
Handmaker
Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363
Re: O meu primeiro Hi-Fi valvulado.
«
Responder #75 :
25 de Setembro de 2017, as 16:19:22 »
Citação de: xformer em 25 de Setembro de 2017, as 15:15:41
Citação de: A.Sim em 25 de Setembro de 2017, as 13:03:59
Irradiação pode se referir a qualquer coisa, inclusive partículas, que são irradiadas em uma emissão radioativa.
Mas no caso da emissão de elétrons pelo catodo, você a considera como irradiação (no caso do circuito fechado) ? Não é uma pergunta retórica (fiquei em dúvida). Em nenhum livro eu achei referência que seria uma irradiação, apenas que a corrente elétrica resultante seria pela atração dos elétrons por campos elétricos.
Olha, vamos pela etimologia da palavra. Irradiar significa emitir raios. Não especifica do quê e pode, sim, ser de partículas. Em Física Nuclear frequentemente se diz "irradiar com partículas alfa provenientes de uma amostra de..." Por que não, irradiar com elétrons ? E os raios catódicos, não eram, no final das contas, feixes de elétrons emitidos pelo catodo ? Veja que as palavras "emissão" e "irradiação" se interconectam para significar, no final, a mesma coisa.
Ou será que " emissão " é esporádica e " irradiação " é contínua ? Mais lenha na fogueira ( que emite luz, ou irradia luz ? ).
«
Última modificação: 25 de Setembro de 2017, as 17:12:23 por A.Sim
»
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #76 :
25 de Setembro de 2017, as 16:54:13 »
Como a página virou no momento que postei, acho que passou despercebido o meu post anterior que ficou, óbvio, na página anterior.
Mandei um email para a JJ, vejam lá no post anterior.
E acabei de receber alguns resistores e os capacitores solen de 10uF de polypropyleno.
Abraços.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #77 :
25 de Setembro de 2017, as 17:30:42 »
Citação de: A.Sim em 25 de Setembro de 2017, as 16:19:22
... E os raios catódicos, não eram, no final das contas, feixes de elétrons emitidos pelo catodo ? Veja que as palavras "emissão" e "irradiação" se interconectam para significar, no final, a mesma coisa.
Sim, bem lembrado sobre os raios catódicos, pois o TRC é uma válvula no fim das contas. Visto dessa forma, é a mesma coisa. Obrigado pelo esclarecimento.
Quem sabe o Alambike que é físico e é do IPEN, possa dar uns esclarecimentos também.
-----
Ferro Velho, a JJ vai responder em eslovaco.
«
Última modificação: 25 de Setembro de 2017, as 17:34:29 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #78 :
25 de Setembro de 2017, as 18:06:06 »
Era bem legal um email daqueles com cabeçalho e rodapé da JJ e todo em eslovaco, do presidente da JJ, claro.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69
«
Responder #79 :
25 de Setembro de 2017, as 18:08:46 »
Citação de: A.Sim em 25 de Setembro de 2017, as 16:19:22
Citação de: xformer em 25 de Setembro de 2017, as 15:15:41
Citação de: A.Sim em 25 de Setembro de 2017, as 13:03:59
Irradiação pode se referir a qualquer coisa, inclusive partículas, que são irradiadas em uma emissão radioativa.
Mas no caso da emissão de elétrons pelo catodo, você a considera como irradiação (no caso do circuito fechado) ? Não é uma pergunta retórica (fiquei em dúvida). Em nenhum livro eu achei referência que seria uma irradiação, apenas que a corrente elétrica resultante seria pela atração dos elétrons por campos elétricos.
Olha, vamos pela etimologia da palavra. Irradiar significa emitir raios. Não especifica do quê e pode, sim, ser de partículas. Em Física Nuclear frequentemente se diz "irradiar com partículas alfa provenientes de uma amostra de..." Por que não, irradiar com elétrons ? E os raios catódicos, não eram, no final das contas, feixes de elétrons emitidos pelo catodo ? Veja que as palavras "emissão" e "irradiação" se interconectam para significar, no final, a mesma coisa.
Ou será que " emissão " é esporádica e " irradiação " é contínua ? Mais lenha na fogueira ( que emite luz, ou irradia luz ? ).
Buenas
No meu entendimento, de forma resumida:
Irradiação: exposição a uma radiação.
Radiação: energia emitida por um corpo.
Emissão: ocorre quando um elétron salta para uma órbita inferior, no mesmo átomo, produzindo um fóton.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #80 :
26 de Setembro de 2017, as 08:23:04 »
Citação de: A.Sim em 25 de Setembro de 2017, as 13:48:32
Não se está falando da resistência de interface, mas, sim, da emissão termoiônica. O catodo isolado ( mas aquecido a ponto de emitir elétrons ) cria em torno de si uma nuvem de elétrons, que são emitidos com uma certa velocidade inicial ( baixa, mas não-nula ) e se afastam do catodo. A grade, que está fria ( fria o suficiente para não emitir elétrons ) acaba recebendo uma parte dos elétrons emitidos e se carrega negativamente. O catodo, que perdeu elétrons para a grade, fica positivo. Tudo sem qualquer conexão externa. É fácil ver esse efeito, basta ligar o filamento de qualquer válvula e medir a tensão grade-catodo. Às vezes, dá mais de 1 V.
Por curiosidade, ontem a noite, eu fiz esse experimento e consegui 0,6V de Vgk numa 12AU7 e 1V numa 3CB6 (pentodinho). Muito interessante aprender isso. Entretanto entre catodo e anodo não tinha tensão (bem como com os outros terminais do pentodo). Por que só tem tensão entre grade e catodo ? Devido à maior distância da placa e aí só a grade de controle recebe alguns elétrons ? Pelo o que entendi, apenas há uma "pequena corrente inicial" entre o catodo e a grade de controle. Depois não há mais corrente (apesar de haver a DDP) e fica como se fosse um capacitor carregado ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #81 :
26 de Setembro de 2017, as 08:44:26 »
Citação de: xformer em 26 de Setembro de 2017, as 08:23:04
Por curiosidade, ontem a noite, eu fiz esse experimento e consegui 0,6V de Vgk numa 12AU7 e 1V numa 3CB6 (pentodinho). Muito interessante aprender isso. Entretanto entre catodo e anodo não tinha tensão (bem como com os outros terminais do pentodo). Por que só tem tensão entre grade e catodo ? Devido à maior distância da placa e aí só a grade de controle recebe alguns elétrons ? Pelo o que entendi, apenas há uma "pequena corrente inicial" entre o catodo e a grade de controle. Depois não há mais corrente (apesar de haver a DDP) e fica como se fosse um capacitor carregado ?
A parte de só haver ddp entre cátodo e grade é compreensível, pois após estar carregada, a grade passa a repelir os possíveis elétrons que quisessem passar adiante para as próximas grades ou para a placa.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 86
-Recebido: 363
«
Responder #82 :
26 de Setembro de 2017, as 09:12:02 »
Sim, a grade fica carregada e bloqueia a passagem dos elétrons até a placa. O interessante é a corrente que se pode drenar desse arranjo; dependendo do tamanho do catodo, dá para obter mais de 1 mA em curto-circuito. Eu lembro de ter lido há muito tempo uma proposta de célula solar baseada nesse efeito, onde o aquecimento do "catodo" seria feito com o calor do sol.
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)
- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #83 :
26 de Setembro de 2017, as 18:43:04 »
Chegou a resposta da JJ, mas em inglês e não em eslovaco.
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
"Thank you for choosing JJ tubes!
The double triode works correctly only in case if both triodes are in operation mode.
Your question is irrelevant because
JJ E88CC has serially connected fibers of both triodes, it is not possible to turn off one fiber.
Best regards,
Julia Jurcova
sales manager"
E então os dois filamentos ficarão acesos...
O potenciômetro Alps chegou.
Abraços
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #84 :
26 de Setembro de 2017, as 19:07:42 »
O que nos leva à seguinte conclusão:
Se não dá pra desligar um dos filamentos devido á sua ligação ser em série, e pelo que foi dito por aqui que vai existir um consumo por igual dos triodos por conta do aquecimento, não teria que utilizar 2 válvulas separadas.
A questão que teria gerado esse circuito com 2 válvulas, que seria a interferência entre os canais também não é tão relevante, pois a válvula possui uma blindagem interna que isola as placas dos 2 triodos.
Claro fiz essas considerações por puro costume, já que sei que nosso amigo Old_Iron já decidiu o que vai fazer no seu novo HI-FI all-tube.
Visitante
«
Responder #85 :
26 de Setembro de 2017, as 19:58:56 »
Mas eu tenho outro motivo também Matec, como disse antes, quero um chassis e layout que me permita modificá-lo futuramente.
Duas válvulas nos pré-amps é uma configuração mais standard e me permitirá mais opções de experimento.
E também para "encher" mais o topo do chassis, mais lâmpadas acesas, mais transformadores, mais bonito.
Abraços.
«
Última modificação: 26 de Setembro de 2017, as 20:02:04 por Ferro_Velho
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #86 :
26 de Setembro de 2017, as 20:04:12 »
Citação de: Ferro_Velho em 26 de Setembro de 2017, as 19:58:56
E também para "encher" mais o topo do chassis, mais lâmpadas acesas, mais transformadores, mais bonito.
Mais pesado também !
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #87 :
26 de Setembro de 2017, as 20:31:54 »
boss, sabes que já pensei nisso também.
Só os ferros já pesam tanto que serão enviados em duas remessas pelo correio.
O chassis será uma chapa bem grossa de alumínio.
Estou pensando como faço o "gabinete" dele, uma ideia seria procurar num antiquário ou brechó de móveis usados uma mesinha de pernas altas, dessas para colocar decoração e vaso de flores.
"Encastro" o chassis num corte na parte de cima da mesinha.
Vamos ver.
Abraço.
«
Última modificação: 26 de Setembro de 2017, as 20:34:04 por Ferro_Velho
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #88 :
27 de Setembro de 2017, as 06:42:40 »
Citação de: Ferro_Velho em 26 de Setembro de 2017, as 19:58:56
Já que vai sobrar um triodo em cada canal, use-os para excitar duas "olho mágico" (na base do "mais lâmpadas, mais bonito").
https://www.youtube.com/watch?v=jXsG3eV-YhM
Veja se consegue colocar as EM80 ou EM84.
=========================================
A JJ alterou a disposição interna dos filamentos de E88CC. Nos antigos da Philips, os filamentos eram em paralelo e não em série como o da JJ, embora o consumo seja o mesmo nos dois casos (6,3V @ 300mA).
Ferro_Velho
Visitante
«
Responder #89 :
27 de Setembro de 2017, as 06:52:48 »
Eu não conhecia isso!
Tem em outras cores?
Como se faz esse circuito Renato?
Nunca dei bola para as tais das olho mágico, o Dudu tem delas na Altana.
Abraço.
«
Última modificação: 27 de Setembro de 2017, as 07:15:30 por Ferro_Velho
»
1
2
3
4
5
6
7
1
...
4
5
[
6
]
7
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...