Boa noite!
Meu tio e padrinho faleceu faz uns 2 anos e eu acabei herdando um teclado da Casio modelo CT-403, japonês de 1983. Lembro de tê-lo visto em ação quando criança e achava o instrumento magnífico. Infelizmente o mesmo chegou até mim não funcionando mais, pois havia uma goteira bem em cima da mesa onde o teclado ficava. A parte de "madeira" se desfez toda e existem muitos pontos de oxidação na PCI, terminais de componentes e no interior do chassis. A pedido de minha tia, vou encarar a difícil tarefa de conserta-lo.
http://medias.audiofanzine.com/images/normal/casio-casiotone-403-295385.jpgJá revisei a fonte, trocando alguns capacitores estourados e verificando os semicondutores. Após isto o teclado passou a ligar, mas ainda estava sem som. Procedi com a limpeza das demais placas, trocando alguns componentes visivelmente estragado e o bicho começou a gerar som, mas não como deveria. A função de auto-acompanhamento está funcionando, mas as teclas não respondem. Além disso, existe um som de fundo como se alguma(s) teclas estivessem acionadas, mesmo com o teclado desconectado da placa-mãe.
Próximos passos:
- trocar TODOS os eletrolíticos;
- verificar todos os transístores, diodos e opamps;
- verificar pontos de "solda fria".
Sugestões serão extremamente bem-vindas. Espero com a ajuda de vocês poder colocar essa raridade pra funcionar.
Abraço!
EDIT
Estou procurando o esquemático ou o manual de serviço, mas ainda não tive sucesso. Já telefonei pra Casio e eles me deram os telefones das assistências de Belém e de São Paulo, mas nada feito. Se alguém puder me ajudar a encontrar esses documentos, ficarei muito grato!