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Autor Tópico: Perdido quanto ao chassi  (Lida 7762 vezes)
martinsantos
Visitante
« Responder #15 : 02 de Junho de 2017, as 20:52:53 »

Martin, que instrumentos de teste você tem disponível ?

O básico do básico: um multímetro comum e lâmpada teste. Tenho também como fazer provas por substituição com alguma facilidade.
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« Responder #16 : 03 de Junho de 2017, as 07:39:49 »

Eu esperava que tivesse um osciloscópio pra ajudar e visualizar o ruído. Se você não pode ver o sinal, então vai ter de ouvir o sinal.

Caçar e eliminar ruído não é coisa simples e fácil, primeiro porque ele pode ter origem em vários pontos e causas, ser de vários tipos e frequências. Vai ter de ter paciência e empenho.
A ideia principal é descobrir e isolar a região ou etapa do amplificador em que o ruído aparece.
Você tem o esquema, então ajuda bastante. Eu faria assim:
- Aterrar a entrada do amplificador e verificar se tem o ruído na saída (ouvindo na caixa acústica). Se não tiver ruído, o problema não é no amplificador.
- Se tiver o ruído, da etapa da saída (válvulas de potência) para a entrada, vai desligando as conexões do sinal entre as etapas (na entrada de cada uma) e aterre o ponto de entrada do sinal na etapa, uma por vez (com o amplificador desligado), e depois ligue o amplificador pra ouvir se tem o ruído. O primeiro ponto seria na entrada da etapa de  divisão do sinal (inversora) para as EL84. E vai repetindo o procedimento em direção da entrada (refaça as ligações desfeitas antes de desligar uma etapa anterior).
- Enquanto na saída não houver ruído, é porque dali pra frente está limpo de ruído. Quando aparecer o ruído, continue o processo até isolar e identificar qual etapa aparece o ruído.

Delimitar a etapa do ruído é chave para descobrir a causa. O problema é se o ruído tiver origem em vários pontos e for acumulando. O jeito é ir eliminando e diminuindo um a cada passo.
As causas podem ser várias: má filtragem da fonte e consequente propagação pelo estágio de amplificação, loops de terra (nem sempre explícitos), mau aterramento de potenciômetros (solde um fiozinho na carcaça deles e aterre o fio) ou com pistas de carbono estragadas, componente defeituoso, interferência eletromagnética (ex. transformadores, estações de rádio), mau contato ou soldas frias, falta de blindagem nos fios de sinal.

Outro procedimento poderia ser retirar as válvulas uma a uma, agora da entrada para a saída e ouvir o que acontece na saída, também pra delimitar qual(is) etapas tem o ruído.   
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
martinsantos
Visitante
« Responder #17 : 14 de Junho de 2017, as 16:40:10 »

Entendi!

Vou fazer isso. Creio que fiz uma bobagem indo para um esquema mais complicado que deveria neste estágio das coisas... Mas vamos ver o que é que acontece. (Também tem o seguinte: se tudo desse certo de cara não haveria qualquer coisa para ir aprendendo na marra).

Obrigado.
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