https://www.youtube.com/watch?v=dIJ1-_DyVigDepois de assistir o vídeo acima um amigo me chamou pra tentar salvar algumas lâmpadas de leds que ele conseguiu no condomínio dele. Pelo vídeo é bem fácil de abrir e "reparar" lâmpadas leds que tenham alguns leds queimados.
Bom, as lâmpadas que o meu amigo tinha eram da Galaxy, diferentemente da do vídeo que é Ourolux.
A diferença não é só aí, pra abrir foi um perereco de dífícil, já que com as marteladinhas na junta do bulbo não adiantaram e não descolaram nada (o pior é que depois descobrimos que o transformadorzinho interno se soltou da plaquinha do circuito devido às marteladas). O jeito foi enfiar uma chave de fenda na junta e usá-la como formão para tentar separar o bulbo. A cola é meio borrachosa e não desprende o bulbo facilmente.
Bom, depois de retirado o bulbo das lâmpadas, descobrimos que a Galaxy tem menos leds (deve ser de menos potência, a menor tinha só 4 leds) e rapidamente era possível ver um led queimado (fora os que danificamos na hora do desmonte). Passei a testar os demais leds com uma fonte ajustada em 3,3V, fazendo o procedimento do vídeo. Nenhum led das 3 lâmpadas acendeu como no vídeo.
Conclusões: nem sempre é possível reparar uma lâmpada achando que queimou só um dos leds (no nosso caso, todos queimaram, mesmo sem ter a aparência de queimado explícito).
O dissipador é realmente uma porcaria, um disco de alumínio muito fino de 1 mm de espessura.
Por fim, acho que não vale a pena o trabalhão e a frustração. Só serviu pra matar minha curiosidade descrita numa postagem minha anterior neste tópico.
Essa parecia não ter led queimado.
Nessa tem led torrado.